A consultoria pode ser alternativa para profissionais de TI – tecnologia da informação, apesar de ser um ótimo negócio para especialista na área, a consultoria em TI requer alguns aspectos considerados para quem pensa em montar uma empresa de consultoria:
-Assessoria é diferente de consultoria: na assessoria pode ser estabelecido um serviço de acompanhamento e a consultoria engloba um serviço com as atividades de diagnóstico de problemas, planejamento e execução.
-Consultor de TI: o consultor de TI geralmente é aquele profissional que se especializou em uma área de TI como segurança da informação, melhoria de processos, bancos de dados, desenvolvimento de softwares, automação e outros.
O trabalho do consultor é analisar problemas e propor possíveis melhorias.
Outra consideração importante para o consultor é se especializar em áreas competitivas no mercado como segurança em TI e, estar sempre atualizado sobre novas tendências em tecnologias.
Mercado para consultoria em TI
A consultoria em TI é um dos serviços mais requeridos no mercado e a maioria das empresas requerem a automatização de processos, a segurança de dados, ou seja, para soluções que sejam pontuais para as empresas.
Mesmo com o mercado aquecido na área de TI, é necessário que o empreendedor nesta área considere os seguintes fatores:
-Ser uma pequena consultoria: para quem pretende montar uma pequena consultoria é necessário analisar se a empresa de consultoria contará com uma carteira de clientes que atenda às necessidades da empresa em rentabilidade e crescimento.
-Oferta de serviços: o oferecimento de serviços é também algo preocupante para as pequenas empresas, pois de forma estratégica e por um fator de estrutura, as pequenas consultorias se concentram em pouca diversidade de produtos ou serviços. Dessa forma, a solução é contar com uma equipe especializada para a diversidade de serviços que a empresa irá oferecer e como consequência poder oferecer qualidade.
A maioria das consultorias em TI concentram seus serviços nos seguintes produtos:
- ITIL® – Information Technology Infrastructure Library;
- Cobit ® – Control Objectives for Information and Related Technology;
- BSC ® – Balanced Scorecard;
- E ainda treinamento e workshops.
Desenvolvimento da consultoria em TI
Desenvolver negócios é essencial para as consultorias e é necessário um estudo de mercado, a avaliação do público-alvo e do foco da empresa. O que demandará das empresas a capacidade de identificar oportunidades e ampliação da carteira de clientes.
Postura consultiva
Para sobreviver no ramo de consultoria é preciso alinhar conhecimentos e experiências com as necessidades reais dos clientes.
O importante para as pequenas consultorias é ter ideias a serem vendidas e não impostas aos clientes.
Delegar
O ideal é trabalhar com uma equipe que possui uma variedade de talentos e assim poder delegar com segurança, um exemplo disso, é poder contar com uma equipe que entenda de pacote Office e de Linux e, ainda tenha noções administrativas, sem deixar de lado o gancho especialista e dessa forma, a empresa poderá trabalhar com uma estrutura enxuta e pouco custo.
Decisão
Antes de optar por montar uma consultoria de TI, o profissional deve considerar que irá perder em consequência o status de pertencer a uma grande organização e trabalhar duramente para iniciar as atividades e tudo isso sem um pronto retorno financeiro.
O profissional que pretende montar uma consultoria em TI deve também entender sobre finanças, projetos, gestão de pessoas e recursos limitados.
Andrea bom dia !!
Primeiramente parabéns para matéria , adorei a sua abordagem e colocação sobre o assunto Consultoria em TI.
Gostaria se possível estabelecer um contato por email , afim de coloca para você i que tenho de ideia para abrir minha consultoria , podendo assim ter seu auxilio de qual melhor caminho seguir.
desde já agradeço a atenção,
Carlos Renato da Silva