Identificar premissas do comportamento humano de forma prática é bastante útil no dia a dia de qualquer profissional. Pois, o estudo do comportamento humano busca responder questões como: por que agimos de formas diferentes a uma mesma situação? Por que algumas pessoas tem maior dificuldade para resolução de conflitos?
Essas questões podem ser resolvidas se refletirmos sobre os fatores que fazem com que o comportamento humano se desenvolva de uma forma ou de outra.
Os fatores que podem condicionar a determinados comportamentos humanos são os seguintes:
-Fatores culturais: ou também considerados fatores antropológicos, são aqueles que são influenciados pela cultura ou por um povo.
Como exemplo, temos que as pessoas que são adeptas a alguma religião ou ideologia possuem modos de vestir, como também atitudes e comportamentos semelhantes devido ao grupo em que estão inseridas.
Dessa forma, o comportamento da pessoa é condicionado ao grupo social na qual fazem parte, as atitudes regidas pela participação em um grupo são mais marcantes quando o indivíduo é jovem, por exemplo, quando o jovem faz parte de um determinado grupo, o seu modo de vestir, de falar e de se comportar de forma geral são influenciadas pelo grupo no qual estes jovens estão inseridos.
-Influência socioeconômica: a condição social e econômica dos indivíduos influencia muito o comportamento, pois, as pessoas que têm melhores condições financeiras estão constantemente mais preocupadas com seu bem-estar e melhor qualidade de vida.
Enquanto, as pessoas pobres tendem a viver privados de uma vida com mais qualidade e por isso, se acostumam a pagar com sacrifício pelo mínimo de recursos e péssimo atendimento por serviços públicos e privados.
-Aspectos biológicos: o estado físico influência as atitudes e comportamentos humanos, o estado de saúde, os hormônios e estado mental são fatores que influenciam o comportamento humano.
Como também os traumas diante devido a acidentes ocorridos tem-se que os indivíduos que passaram por acidentes se tornam mais atentos á situação de perigos.
-Ambientais: o ambiente é um forte influenciador do temperamento humano e por isso, fontes de pesquisas que nem sempre são absolutos, segundo pesquisas, cidades com mais sol e calor possuem moradores mais alegres, leves e receptivos, e cidades com clima mais frio possuem moradores mais individualistas e sóbrios.
Apesar das pesquisas realizadas pode-se constatar também que cidades com clima mais quente possuem maior ocorrência de crimes violentos. Ou seja, basear o comportamento humano apenas no clima local gera um estudo subjetivo e bastante relativo.
-Psicológicos e emocionais: o comportamento humano é mais bem avaliado por fatores psicológicos e emocionais, pois esses fatores revelam o tipo de educação recebida por pais e professores, como também o contexto cultural e as experiências vividas.
Dependendo da criação recebida durante a infância as pessoas desenvolvem comportamentos e temperamentos que combinam com a autoestima, com a disciplina, com a capacidade de resolver problemas de forma menos conflitante ou não.
O desafio atual da ciência é lidar com o fato de que algumas pessoas sabem como lidar com situações traumáticas, se tornarem seres humanos positivos e com energia benéfica a si mesmo e aos outros mesmo depois de experiências adversas e uma infância difícil.
Essas pesquisas descrevem como o comportamento humano é objeto de estudos relativos e intrigantes.
Comportamento humano no trabalho
O trabalho faz parte da preocupação central na vida de todo indivíduo independente da atividade que exerça se atividade remunerada ou não.
Por isso, o comportamento humano no trabalho é ciência para pesquisadores ao longo do tempo, razão pela a gestão de pessoas é uma das áreas mais importantes e trabalhosas no ambiente de trabalho. Pois, o estudo do comportamento humano no trabalho deverá além de todas as variáveis de estudo deve também considerar o ambiente de trabalho no qual o indivíduo está inserido e cultura organizacional que fará parte do cotidiano do trabalhador e como influenciará o comportamento do trabalhador.
O comportamento no trabalho, portanto, está relacionado ao comportamento e atitudes do trabalhador no ambiente de trabalho e como esse trabalhador interage com seus colegas de trabalho e como a organização se relaciona com seus colaboradores.
Para sobreviver no mundo do trabalho é inevitável que o trabalhador desenvolva habilidades e competências, como também uma compreensão acirrada do ambiente de trabalho, dessa forma, faz-se necessário que o indivíduo desenvolva habilidades como atenção, disciplina, entre outras habilidades.
As habilidades exigidas dos profissionais no dia a dia e no mercado de trabalho estão relacionadas ao dinamismo, á globalização e avanços tecnológicos no mercado atual.
Dessa forma, o mercado de trabalho está cada vez mais competitivo e as organizações selecionando profissionais com um mesmo perfil profissional exigido, um perfil voltado para a liderança, espírito empreendedor, iniciativa, comprometimento, honestidade e ética.
Mas, diante do contexto organizacional os indivíduos poderão apresentar diversos tipos de comportamento. O trabalhador desenvolve reações e atitudes que são inerentes ao ambiente de trabalho em que estão inseridos.
E como grupo, o comportamento humano pode ser unanime se o grupo compartilha dos mesmos valores, objetivos e interesses, isso é bem representado pelas greves de classes profissionais, que reivindicam não só melhores salários, como também melhores condições de trabalho, por sentirem as mesmas dificuldades.
Todas as informações sobre o comportamento humano são úteis porque de forma geral, os gerentes possuem habilidades e competências para as atividades que exercem, mas de maneira geral não sabem lidar com as pessoas que são o ativo mais importante das empresas.
Percepção
Percepção não é julgamento, portanto perceber o outro significa compreender, entender a diversidade, as experiências, os pontos fracos, sem prejulgamentos ou preconceitos, mas de forma flexível.
Atitudes
As atitudes é algo que podem ser corrigidas e a partir da organização mental. Os indivíduos percebem que certas atitudes terão reações mais benéficas, não buscando a aprovação de forma esporádica, mas de forma que as atitudes gerem consequências positivas para todos.
Atitudes que gerem não só o prestigio, mas o respeito por ter sido a melhor atitude diante de determinada situação.
Valores
Os valores estão refletidos em como a pessoa vê o mundo que o cerca e acaba influenciando suas atitudes.
Portanto, os gerentes devem ter valores que influenciam a equipe e reflete os seus valores. No ambiente de trabalho os valores imprescindíveis são: a força de caráter, a disciplina, a lealdade, perseverança e respeito.
Valores positivos devem também nortear os princípios da empresa e contagiar toda a equipe.
Comportamento organizacional
É o comportamento organizacional que revela como a empresa se relaciona internamente, com suas políticas e como as pressões dos valores da sociedade modificam o comportamento organizacional e geram atitudes empresariais como a responsabilidade socioambiental.
Criatividade
A criatividade é um dos valores, habilidades e capacidade mais exigida no mercado de trabalho e que está relacionada intimamente com o comportamento humano, pois, para ser criativo o indivíduo ou as empresas devem aceitar a diversidade, as mudanças de padrões e atitudes mais flexíveis.
Interessante.