No cenário nacional, poucas empresas contam com o apoio de divulgação em TV e revista, por isso a embalagem torna-se a ferramenta mais importante para conquistar o consumidor. Cerca de 90% dos produtos colocados a venda no Brasil não possuem nenhum tipo de divulgação em mídia, sendo a embalagem o principal apelo de venda.
Apesar de a sabedoria popular dizer que não se deve julgar pela aparência, no mundo das vendas isso não acontece. Cada consumidor recebe, diariamente, milhares de estímulos ao consumo e, aqueles produtos que não se mostram diferentes e inovadores, caem no esquecimento.
Uma das melhores formas de chamar a atenção dos consumidores é através da embalagem. Em alguns segmentos, como o de perfumes, por exemplo, a embalagem tem um custo maior do que o próprio conteúdo. Cada perfume tem uma embalagem única e isso dá ao consumidor uma sensação de exclusividade.
Para criar a embalagem ideal para seus produtos você precisa analisar alguns fatores como:
Uma iniciativa que visa diminuir o impacto das embalagens no meio ambiente é a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), aprovada no ano passado após duas décadas de discussões no Congresso Nacional.
A lei abrange a responsabilidade das empresas em produzirem embalagens que gerem menos impacto ambiental, reforça as normas das coletas seletivas dos municípios e institui campanhas de conscientização popular.
Uma boa alternativa para participar é fazer com que a embalagem do seu produto fique mais tempo com o consumidor. Por exemplo, algumas pizzarias oferecem uma caixa de pizza que, depois de utilizada, pode ser transformada em quebra-cabeça em formatos de animais, carros, etc. Esse é um exemplo simples de como ter uma embalagem sustentável, pois algo que iria para o lixo acaba sendo reutilizado espontaneamente pelo consumidor.
Existem várias instituições, nacionais e internacionais, que têm por finalidade auxiliar as empresas na elaboração e aperfeiçoamento das embalagens. Abaixo estão relacionadas quatro dessas instituições:
1) ABRE – Associação Brasileira de Embalagem
A representatividade da ABRE abrange toda a cadeia produtiva de embalagem, fabricantes de máquinas e equipamentos, fornecedores de matérias-primas e insumos, convertedores e usuários de embalagem, agências de design , instituições de ensino e entidades setoriais.
A ABRE promove eventos de atualização e formação para a indústria de embalagem, encontros e reuniões periódicas dos Comitês onde são discutidos temas pertinentes ao setor. O Centro de Informações da Associação dispõe de dados de mercado e de um extenso cadastro de fabricantes de embalagens, seus equipamentos e acessórios.
A ABRE possui um Centro de Informações que oferece:
Guia de Fornecedores do Setor de Embalagens: onde você encontra o cadastro de inúmeras empresas das diversas áreas da cadeia produtiva do setor de embalagem:
Dados estratégicos e de mercado: dados estatísticos sobre o mercado de embalagem são coletados através de um estudo exclusivo feito pela FGV – Fundação Getúlio Vargas, especialmente para a ABRE. O estudo contempla as seguintes áreas:
Para conhecer mais sobre a ABRE visite o site http://www.abre.org.br.
2) Instituto da Embalagem
O Instituto da Embalagem foi fundado em 2005 por profissionais renomados na área, com o objetivo de levar o conhecimento para o setor, vislumbrando seu avanço e crescimento. Ele tem como missão coordenar e realizar estudos, cursos, encontros e treinamentos que contribuam e desenvolvam o conhecimento de embalagens.
Alguns dos feitos do Instituto da Embalagem:
O Instituto também participa das principais feiras nacionais e internacionais trazendo inovações e tendências mundiais.
Para conhecer mais sobre o Instituto da Embalagem visite o site www.institutodeembalagens.com.br
3) CETEA – Centro de Tecnologia da Embalagem
No Brasil, o CETEA constitui a melhor alternativa para que produtores e usuários de embalagens desenvolvam atividades tecnológicas e solucionem seus problemas de forma eficaz e segura. O CETEA fica localizado no Estado de São Paulo, teve seu início na década de 60 e já recebeu vários prêmios do setor de embalagem nacional e internacional.
Ele tem como missão contribuir para o aumento da competitividade dos setores produtivos por meio da atividade de PD&I e de assessoria tecnológica especializada, visando à melhoria contínua dos sistemas de embalagem com benefício para a sociedade.
O CETEA conta com 2.000 m² de área construída e uma infra-estrutura avaliada em US$4 milhões, incluindo equipamentos de análise, informática e o acervo da área de Documentação e Informação. Ainda dispõe de Laboratórios de Ensaio dedicados aos diferentes tipos de embalagens, celulósicas (papel, cartão e papelão ondulado), plásticas, metálicas (aço e alumínio), vidro e embalagens de transporte e distribuição, com a infra-estrutura necessária a um Centro de Pesquisa.
Os principais serviços oferecidos pelo CETEA são:
Para conhecer mais sobre o CETEA visite o site www.cetea.ital.sp.gov.br.
4) WPO – World Packaging Organisation
O WPO é a organização mundial do setor de embalagens. Trata-se de uma instituição sem fins lucrativos formada por institutos de vários países, inclusive do Brasil.
Os principais objetivos do WPO são:
Para conhecer mais sobre o WPO visite o site www.worldpackaging.org.
Com as informações deste artigo você já será capaz de dar os primeiros passos para utilizar o poder da embalagem para atrair mais clientes para o seu negócio.