Como redigir um artigo



Como redigir um artigoComo redigir um artigo? Redigir um texto não é um bicho de sete de cabeças, mas como acontece na matemática é uma questão de cálculo, pois não pode ser nem menos ou mais do que o essencial para que se tenha um texto claro, objetivo e proporcionar uma leitura agradável.

Abaixo daremos algumas dicas sobre a elaboração eficiente de um artigo.




Primeiro é necessário entender que os artigos possuem diversas funções, dentre elas estão: a função de informar, de ensinar e de alertar sobre determinado problema. Por isso, ao se comprometer ao fazer o artigo à primeira etapa é a conscientização sobre a sua importância.

Depois de revisado o objetivo do artigo, o próximo passo será de entender que o artigo é composto de diversas partes: título, desenvolvimento, tópicos e conclusão.

Os artigos científicos, além das partes acima possuem também complementos que formam a estrutura como o resumo, a bibliografia, a metodologia, o tipo de pesquisa realizada para a extração de dados e outros.

Como comunicar ao redigir um artigo

O artigo é uma fonte de comunicação através do recurso escrito de comunicação, por isso, para se comunicar é necessário avaliar qual o público que será atingido com o artigo, que mensagem o artigo tem o compromisso de transmitir através do texto redigido, onde a mensagem deverá ser publicada para que atinja o público de interesse da mensagem.

Pois, os artigos são direcionados aos leitores de acordo com o meio de publicação ou divulgação escolhida, se um autor pretende falar sobre exportação de petróleo, ele não poderá escolher uma revista de esportes para publicar o artigo. Por isso, é necessário escolher bem o tema, saber que para o tema existe um público-alvo e entender qual o meio ou veículo de comunicação onde o artigo pode ser publicado.




Como estruturar o artigo

Para estruturar o artigo é necessário conhecer qual o padrão de formatação e de estruturação para que seja publicado ou aceito pelos interlocutores ou banca examinadora, dessa forma, o artigo deve possuir apenas os recursos aceitos pela fonte de publicação que pode ser uma revista, jornal, site e outras publicações.

Antes de entregar o artigo é necessário saber se o veículo de publicação aceita artigos com fotos, imagens e como devem ser a formatação das imagens, como devem estar dispostos os gráficos, tabelas e outros recursos de dados de pesquisas. Atenção também para a formatação de mapas e outros.

Outros requisitos quanto á estrutura devem ser a escolha da fonte, espaços, quantidade de parágrafos, número de páginas, palavras e outros requisitos a serem exigidos pelos responsáveis da publicação, sendo que o artigo mesmo que tenha um texto inteligente e de conteúdo, só será publicado se atender aos requisitos de estruturação.

Quanto ao texto do artigo

O texto do artigo deve ser planejado de forma a escolher o tema a ser abordado. Uma dica é escolher temas que tenham respaldo científico, social, econômico, cultural ou acadêmico.

Fujam dos temas que possuem abordagens polêmicas, abordagens que podem resultar em diversas opiniões contrárias como temas que resultarão em opiniões diferentes de acordo com religião, classe social, político ou apenas diferentes posicionamentos.


Outro cuidado ao se redigir o texto é a atenção quanto à gramática, organização, estrutura, ou seja, utilizando de forma prática os recursos que farão o artigo um recurso legível, simples, fácil de ler e agradável.

As dicas para um texto bem escrito se resume nos seguintes tópicos:

Redija claramente, é necessário redigir claramente para que seja facilmente entendida a mensagem exposta e assim não causar uma dupla interpretação ou até uma interpretação errônea do texto escrito. Para isso, antes de publicar o autor deve ler o texto e ver se a mensagem escrita está sendo claramente entendida pelo próprio autor.

Escolha uma hipótese para o texto e discorra desenvolvendo o texto sobre a hipótese dada inicialmente que consiste no problema a ser desenvolvido no texto.

Para tornar o texto com estilo, elabore um texto que seja dinâmico, com orações curtas para que a interpretação se torne mais clara e o texto não perca o ritmo, sob pena de tornar a leitura exaustiva, faça um texto capaz de prender a atenção do leitor.

Evite os modismos de escritas ou palavras que podem soar como clichês e não utilize várias abreviações.

Trabalhe o título, o título deve chamar a atenção do leitor, pois muitos julgam o texto pelo título e acreditam que a partir do título o texto terá a mensagem proposta do mesmo. O título deve informar o que será redigido no texto, nem mais ou menos, prefira títulos curtos, deve ser uma frase declarativa e que resuma todo o texto, por isso, evite palavras como os efeitos, às causas e etc. Essas palavras são bem incisivas e limitam a mensagem na sua totalidade.




Outro fator de suma importância no artigo é o resumo, o resumo deve chamar a atenção sobre o que será tratado no texto e assim despertar o interesse do leitor. Nele deve conter as palavras-chaves do texto que levarão á interpretação geral da mensagem que foi discorrida no texto.

A introdução do artigo deve levantar uma hipótese ou problema que será desenvolvido no texto e assim chamar atenção ao texto, portanto o desenvolvimento do texto deve ser hábil ao responder a pergunta ou declaração inicialmente feita no início do texto. Ainda na introdução deve conter uma declaração sobre porque o texto é interessante e porque deve ser lido, ou seja, deve constar na introdução o que o texto se propõe a solucionar de acordo com o desenvolvimento do texto. A introdução deve, portanto, apontar o problema e assim abrir a outra etapa que é o desenvolvimento.

O desenvolvimento tem a responsabilidade de apresentar uma solução ou discussão inteligente para a hipótese proposta inicialmente. Ao desenvolver o artigo, o autor deve mostrar êxito tratando de um assunto em que possui domínio e relatando aos leitores o máximo de informações possíveis para que o texto seja eficiente ao ensinar e possa resultar em uma leitura interativa.

Por último a conclusão, que deve ser elaborada não com a solução, mas com uma revisão de tudo que foi tratado. A conclusão deve ser feita em poucas linhas o conhecimento e paralelos do texto, funcionando como um resumo hábil de todo o conhecimento obtido.

Por fim, com todas essas dicas o autor terá a possibilidade de redigir um artigo, basta que exista no autor a disposição de pesquisar a fundo sobre o tema, pesquisar em várias fontes, materiais e ler bastante.




FIQUE ATUALIZADO!

Receba Sacadas de Negócios Diretamente no Seu E-mail!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here