Como levantar um caixa empresarial no vermelho.

Como levantar um caixa empresarial no vermelho.Não é vergonha para um empresário ou motivo de desistência descobrir que o caixa de sua empresa está no vermelho. Isso acontece porque um empreendimento sempre sofre altos e baixos e para alguns os momentos de baixa podem ser bem maiores que os de alta e por isso o caixa pode ficar no vermelho, não precisa  permanecer nesta situação por muito tempo.

Um caixa está no vermelho, um termo usado vindo do universo das finanças, quando as contas estão díspares. Isso quer dizer que você ganha menos do que gasta. Explicando de modo mais simples ainda, um caixa no vermelho quer dizer que o faturamento mensal da sua empresa é inferior ao que você gasta e mesmo que você pague todas as contas e funcionários, ainda vai faltar dinheiro.

Para saber como tirar a sua empresa do vermelho trouxemos algumas informações importantes. Entretanto, é preciso acima de tudo ser racional para assim se organizar e tomar as decisões necessárias para solucionar a crise de sua empresa.

Primeiro é preciso que você análise todos os fatores importantes em relação a sua empresa e sua situação financeira.  É fundamental fazer a identificação dos principais erros na gestão financeira, além de custos desnecessários, do planejamento e  tudo mais que pode ter levado ao caixa de sua empresa ficar no vermelho.

Por que o caixa da minha empresa está no vermelho?

Você sabe realmente por que sua empresa foi para o vermelho? Os motivos mais comuns são:

– Gastar demais, ou seja, uma má gestão do caixa. Muitos empresários gastam bastante empolgados quando vêem muito dinheiro entrando e esquece que há gastos fixos como água, luz, telefone, energia elétrica, reposição de material do estoque, manutenção do espaço, funcionários.

O dinheiro entrando todos os dias pode ser grande, mas se seus gastos foram igualmente enormes não será tanto dinheiro assim no final do mês.

– Investir desenfreada mente. A regra empresarial é: é gastando que se ganha. Mas muitos livros e gurus do empreendimento se esquecem de informar que: gastamos apenas quando podemos. Não adianta ampliar se a margem de lucro de sua loja ainda é muito baixa ou não suporta sustentar uma nova filial.

– Contratações desnecessárias. Muitos empresários sofrem com mais de 10 funcionários e uma loja com movimento mediano. O ideal é ter um corpo de funcionários pequeno e contratar extras em períodos de alta do mercado, e não manter diversos vendedores de uma única vez.

– Misturar o caixa da empresa com as finanças pessoais. Muitos empresários, você não tem idéia de quantos, recorrem ao caixa da empresa quando não possuem condições econômicas viáveis ou passam por aperto e tiram de onde não devem e de forma desenfreada, acreditando aquele ser seu caixa também.

– Tirar empréstimos para pagar empréstimos. Muita gente faz isso na vida pessoal também: paga um cartão de crédito com outro, quita uma divida fazendo outra e não consegue finalizar nada e acaba devendo mais que inicialmente.

Como tirar sua empresa do vermelho

Antes de tudo: sem desespero. Não adianta chorar e desistir da empresa porque as contas estão chegando, basta chegar, sentar com calma e comece analisando quanto você deve e a quem você deve. Se houver dividas pequenas e dinheiro no caixa ainda, comece quitando-as para diminuir o seu montante no vermelho.


Caso não esteja conseguindo efetuar nem mesmo os pagamentos a fornecedores ou instituições financeiras, ou seja, não esteja honrando o seu compromisso financeiro, é preciso fazer a renegociação de suas dividas. Pois caso deixe suas dividas aumentando não é nem um pouco bom para a sua empresa. Muitos dos casos esse acumulo de dividas acabam levando a empresa a falência.

Além disso, não honrar seus empréstimos e compras com fornecedores deixaram sua empresa com restrições cadastrais e sem credibilidade no mercado, isso dificulta ainda mais as coisas. Então para levantar um caixa empresarial no vermelho é preciso acima de tudo responsabilidade em relação as suas dividas. Por mais que não consiga seguir com o acordo feito e necessário ir até aos seus fornecedores ou até a instituição financeira e renegociar. Ainda em relação à renegociação é preciso chegar a um novo acordo, estabelecendo condições reais para que sua empresa consiga efetuar os pagamentos nas datas corretas.

Uma dica que costuma funcionar tanto em finanças pessoais como empresariais é pagar suas dividas de uma vez e dever apenas a uma instituição. Como? Faça um empréstimo. Primeiro some o valor de todas as suas dividas e pague o que deve, para em seguida começar a fazer os pagamentos. Dever a apenas um banco é melhor que dever há 10 locais diferentes e é uma boa pedida para quem não consegue se organizar nas divida. Pague tudo e deva a apenas um local e sua empresa estará sujeita a apenas uma taxa de juros, o que vai facilitar bastante o processo de reerguer as contas empresariais.

Definir metas empresariais pode ajudar a tirar o caixa do vermelho

Para levantar um caixa empresarial no vermelho é fundamental  definir as prioridades e metas da empresa que devem ser realizados a curto tempo, médio e longo prazo. Caso, precise busque uma consultoria financeira empresarial que auxilie a organizar suas finanças e gastos. É preciso efetuar mudanças na forma de gerir a empresa.

Uma nova gestão é tudo para a empresa sobreviver a uma crise. A falta de controle adequado as finanças é um erro comum que deve ser corrigido. É preciso ainda que o empresário para levantar o seu caixa no vermelho, traga em seu novo plano de negócio uma equipe de funcionários motivados, novidades de marketing, custos fixos nos meses e estratégias de competitividade.

O planejamento é necessário tanto em relação ao faturamento quanto a qualquer outro fator que envolva a questão financeira da empresa. O foco da empresa tem que ser seguido sem nenhum desvio, atender as necessidades dos clientes  e superar a concorrência também ajuda muito para a salvação da empresa.

FIQUE ATUALIZADO!

Receba Sacadas de Negócios Diretamente no Seu E-mail!

27 COMENTÁRIOS

  1. tenho uma micro empresa junto meu marido, 50% cada, ele está com restrição no nome eu não.Estamos com contas atrasadas, tanto da firma como também de casa, seria o certo fazer a soma de tudo e assim tentar um empréstimo e pagar só o empréstimo, mas alguma instituição nos daria o empréstimo nestas condições, quem? o valor não seria muito acredito que 12.000,00 seria o suficiente para eu poder respirar e seguir em frente. saberia e poderia me ajudar nisso?aguardo resposta,

    vera

    :
    • Bancos não emprestam dinheiro para quem esta com o nome negativado, como vocês são sócios primeira etapa é de alguma forma limpar o nome porque com o jurídico as taxas são bem mais em conta.

      :
  2. Bom dia,
    Estou tentando fazer com que a empresa saia do vermelho, justamente com a sugestão de dever somente a uma instituição, mas a realidade é outra não existe quem faz este tipo de empréstimo pra quem esta negativado. Já não sei mais como sair desta situação, se puder me ajudar vou ficar muito grata.

    :
  3. Trabalho em uma empresa de beneficiamento de mármores e granitos no distrito federal, e há dois anos estamos tentando viabilizar novos investidores para concluir o projeto inicial de reestruturação nos novos padrões de beneficiar mármores e granitos, estamos no vermelho e não estou conseguindo concluir o plano de retirar esta empresa do vermelho, o que faço?

    :
  4. Bom dia, meu nome é Juliana, eu e meu marido temos um centro automotivo e neste momento estamos com muitas dividas, devido a empréstimos feitos para investimentos, queria uma opinião, estes empréstimos acabam em janeiro, seria interessante fazer outro para quitar essas dividas, ou esperar acabar o que esta feito? Obrigada!

    :
  5. eu tenho uma pequena empresa e tive muitos problemas com o recebimento de cheques, e levei três anos pagando cheques de clientes que me deram tombos, esse ano eu cortei o recebimento de cheque,estou numa situação ruim onde não consigo crescer por causa da falta de credito e o caixa o que entra é só para pagar isso me consome. Pode me ajudar a dar a volta por cima? Obrigado.

    :
    • Olá Anderson. Também passei por situação similar. Estou decidindo negociar somente com cartões de Débito, Crédito parcelado ou Crédito a vista.
      Pesquisei maquininhas de cartões de crédito. Tem boas opções que realmente ajudam.
      Pesquise na internet como funciona o PicPay, uma carteira virtual que aceita dinheiro de cartões de crédito e débito. Outra opção que gostei muito é a SumUp. Tem ótimas condições e opções.
      Espero ter ajudado.

      :
  6. Temos uma pequena empresa meu pai e eu. Só que estamos devendo praticamente para todos os nossos fornecedores e estamos sobrevivendo com o cheque pra 30/45 dias. Porém o que entra fica tudo nos cheques e aluguel estamos pensando em fazer um empréstimo e quitar e recomeçar com mais cautela e com o pé no chão. Seria a melhor alternativa o empréstimo? Pois não vejo outra.

    :
  7. Olá bom dia! Trabalho em uma empresa onde o dono não sabe administrar e está entrando no vermelho, ele está pensando em fechar a loja ou me passar. Mas o que entra, mal esta dando pra pagar as contas fixas, se eu ficar com a empresa nao terei o gasto de funcionários, pois so eu trabalharei no começo. Não tenho
    dinheiro pra fazer a rotatividade, se eu pegar a empresa alem das taxas fixas que vou ter, ainda tenho que passar um valor x pro dono todo mês.
    O que devo fazer, preciso de uma ajuda urgente?

    :
  8. Tenho uma micro empresa no ramo de farmácia, só que estou no vermelho há quase um ano devido o fato de ter emprestado 4 folhas de cheque no total de 6 mil reais ao banco, pago porque eles não depositaram o dinheiro. Então fiquei com esta divida pagando 9.3% a.m. porém achei melhor pegar com agiota, só que os juros no banco já estavam alto, então fiquei com uma divida de uns 10 mil. Sé que isso me gerou mais despesas, porque meus boletos atrasaram, alguns foram protestados e eu também tenho um aport caixa que atrasou também o pagamento, que faço mensalmente na caixa, sobre um empréstimo que fiz de 980 ao mês, só que vai abaixando o valor. Sei que posso sair dessa, o que preciso é mais organização, me dê uma orientação por favor. Obrigado.

    :
  9. tenho uma loja de lingerie mas infelizmente estamos passando por um problema muito grande estamos devendo a fornecedores a nossa mercadoria preciso comprar preciso comprar produto porque sem comprar o produto a gente não consegue vender bem até que temos umas vendas boas não perdemos porque só trabalhamos com cartão e dinheiro eu tenho esta pergunta se estamos devendo porque não conseguimos pagar nossa conta do mês passado dos nossos fornecedores as vendas foi muito fraca como vou conseguir pagar as contas desse mês já que nao conseguimos pagar mês passado já passamos por um problema financeiro como esse é uns 4 meses isso tem me desanimado muito eu tinha 3 funcionar estou apenas com uma e este mês coloquei só mais uma então estou com duas funcionárias você acha que uma pessoa vindo aqui me ajudar nas finanças tem jeito ou não porque dinheiro nós não temos onde tirar de lugar nenhum não temos bens não temos é um caixa infelizmente estamos numa situação de fechar há alguma situação de gente continuar com essa loja.emprestimo não posso porque tem o cnpj no serás porque a crise que estamos passando e bem antiga e estamos dando muro em ponta de faça como Já tenho a loja a 15 Mas sempre lutando com as eu e meu marido não temos um montamos com ajuda de pessoas e deus pra me Cher com as porque humanamente não temos condições .

    :
  10. Ola, eu preciso de ajuda para tirar minha empresa do vermelho com muitos empréstimo bancário, to vendendo meu apartamento para por dinheiro na empresa eu já cortei aproximadamente um bom valor no custo fixo e variável. Por favor me de orientação.

    :
  11. Olá Anderson Muniz. Passei por situação semelhante a sua e a de alguns aqui comentados. Um amigo me sugeriu vendas no crédito ou débito com as famosas maquininhas para cartões de c. ou d. Pesquise alternativas. Estou decidindo entre a PicPay, carteira virtual e a SumUp.
    Você não terá mais problemas com cheques sem fundos e/ou inadimplentes.
    Espero ter ajudado.

    :
  12. Como faço pra sair do vermelho? Minhas contas já somam 40,000,00 to com nome negativado e não quero fechar minha empresa.

    :
  13. Olá tenho uma empresa no ramo de roupas já estou no vermelho faz uns sete mês até hoje so me enrolo cada dia mais porque a minha divida cresce a cada dia comecei devendo menos de 25 mil o tempo foi passando, não peguei outro empréstimo acreditando conseguir superar e pagar tudo ai apertei ainda mais porque minha mercadoria acabou fiquei sem nada minha empresa entrou no vermelho ai dancei, não consegui outro empréstimo ai a minha divida hoje já está em 65 mil sendo que antes já tinha pago mais de 210 mil para o mesmo banco ai penso o seguinte porque o banco não pode me ajudar? será possível conseguir ajuda de alguma financeira ou investidor ?

    :
  14. Olá, Limpe seu Nome Empréstimos Para Negativados, sem Taxas Antecipadas para Liberação de crédito. Empréstimos Sem Burocracia,Sem Consultas e Com Garantias. Empréstimos Central Para Negativados Todo o Brasil.

    :
  15. Boa tarde, tenho uma empresa de embalagens, e estou na mesma situação que todos, vendas baixa, devendo pra fornecedor e banco e tributos, nesse caso seria melhor encerrar a atividade do que ficar tentando sair da situação e acabar piorando ainda mais, pois os fornecedores e banco infelizmente não vou conseguir honrar. então não vou conseguir mais comprar materia prima pra atender meus clientes. Mas gostaria de fazer uma parceria com um concorrente pra continuar atendendo os meus clientes ganhando apenas comissão, assim consigo manter uma renda. Infelizmente é a realidade nossa no Brasil. Deus nos abençoe!!!

    :
  16. bom dia sou Odair passei por varias experiencias de empresa, agora estou no quarto período de direito, alguém quiser trocar uma ideia pode passar um zapp 43 991127330

    :
  17. Temos uma empresa e tenho dividas com o banco, porém alguns fornecedores não me fornece mercadoria por conta dessa inadimplência com o banco mesmo não ter dividas com o mesmo e sempre pagando em dia.

    :
  18. Boa tarde, meu nome é Leonardo, a 04 anos adquiri um depósito de Materiais de Construçao,depois de gerenciar várias empresas no ramos resolvi adquiri o meu negócio,no primeiro ano me animou muito porque o que eu vendi deu para para pagar os custos fixos,fornecedores,o meu salário de formas que a expectativa a empresa cresceria e começariámos a obter lucro para comprar alguma coisa para nós,eu e o meu sócio,lêdo engano,no segundo ano o caixa começou a entrar no vermelho e tive que recorrer ao banco e ele não é bobo nada me emprestou o dinheiro,no terceiro ano as vendas continuaram a cair tive recorrer a outros empréstimos chegando até ir em um agiota,moral da historia,estou endividado,não consigo sair do vermelho,boletos atrasado,alugueis atrasados,bancos em atraso e as vendas ainda não decolaram,sei que não sou só eu,estou compartilhando para saber o que pessoas na mesma situação fizeram e conseguiram sobresair,eu sei que Deus irá trazer uma solução.Obrigado.

    :
  19. Tenho uma empresa de construção, trabalho com licitações do governo, tenho de contrato mais de 3 vezes o valor que eu devo e não consigo organizar para que as coisas fluem da maneira correta para virar jogo como consigo virar este quadro.

    :

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here