Bom vendedor

Bom vendedorAs empresas com fins lucrativos precisam vender para sobreviver e se manterem competitivas, para isso, é preciso ter bom vendedor, ou seja, é necessário aplicar uma gestão de vendas e contar com uma equipe competente de vendas.

Nunca é demais para as empresas investirem em treinamentos de vendedores e em uma seleção que recrute os melhores vendedores do mercado.

Antes de discorrermos sobre a importância de se tornar um bom vendedor, é necessário lembrarmo-nos dos erros que um bom vendedor não pode cometer.

Erros que não devem ser cometidos pelos vendedores

Entre um dos maiores erros que um vendedor pode cometer está:

  • Falar muito e ouvir pouco, o que faz com que o vendedor não saiba identificar quais as necessidades dos consumidores, e por falta dessa informação sempre oferece produtos ou serviços que não chamará atenção dos consumidores e que serão desnecessários para os clientes, fazendo com que os vendedores batam na mesma tecla sem nunca conseguir fechar bons negócios.
  • Focar apenas nas qualidades dos produtos, mesmo que se trate um produto maravilhoso, se o produto ou serviço não apresentar soluções para os consumidores, então o vendedor pode falar até cansar e não conseguir uma boa venda.
  • Ter receio de fechar negócio, ou seja, por achar que o negócio não será vantajoso em longo prazo, assim o vendedor deixa de fechar negócios com clientes de potencial e lucrativo para a empresa.
  • Outro erro dos vendedores é tentar fechar o negócio com consumidores com pressa e ansiedade. A pressa pode resultar em perda de um negócio com maior potencial de valor e importância.
  • E o maior dos erros que é não manter a palavra, ou seja, dar descontos e depois mudá-los. Para os consumidores quando isso acontece é porque os vendedores foram incapazes de manter a palavra e assim acabam caindo em total descrédito.
  • Mais um erro é oferecer descontos e promoções como se fossem os únicos benefícios viáveis, desconsiderando a qualidade do produto, o atendimento e ainda a fidelidade do cliente.

Atenção aos detalhes

Para ser um bom vendedor é necessário se atentar a algumas questões como:

  • Atender o cliente de forma personalizada, com atenção às necessidades e detalhes.

Sempre se explicar pela demora na entrega de um produto ou quando algum requisito ainda não foi entregue. Isso não é sinal de fraqueza, antes de tudo é sinal de que o vendedor está atento ao que pode ser melhorado em longo ou curto prazo e se esforçar para atender a demanda de cada cliente.

Quatro dicas infalíveis para os bons vendedores

-Otimismo e perseverança: essas duas palavras são a chave do sucesso para os bons vendedores, por isso os vendedores que conquistam metas e alcançam seus objetivos, não desistem no primeiro não e ainda devem trabalhar a desistência e pessimismo dos compradores.

-Competência: competência de ser um bom vendedor que conhece bem os produtos ou serviços que oferece e ainda competência acadêmica para isso, pois um bom vendedor é aquele que se empenha e que está bem preparado para desempenhar todas as tarefas a que lhe cabe.

-Criatividade: os modelos gerenciais, as políticas de vendas e demais normas que dificultam o trabalho do vendedor, fazendo com que ele reprima as possibilidades de soluções apresentadas aos compradores.

-Entusiasmo: é uma dica bem simples, mas que rendem sucesso, pois os vendedores que se apresentam com entusiasmo, assertividade e que passem ânimo, bom humor e boa vontade para sanar as necessidades, dúvidas e problemas dos consumidores.

Por tanto, ao bom vendedor que trabalha de forma eficiente e atinge suas metas, é sinônimo de crescimento e oportunidades melhores na carreira de vendedor.

FIQUE ATUALIZADO!

Receba Sacadas de Negócios Diretamente no Seu E-mail!

1 COMENTÁRIO

  1. Bom Dia!

    Quero receber mais informações sobre como fazer uma ótima venda de sites!
    Os argumentos que posso usar?

    Obrigada

    Ângela

    :

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here