Currículo é um documento hábil para os trabalhadores que estão em busca de uma vaga no mercado de trabalho, mas montar um currículo não é algo tão simples e exige dedicação e aprendizado e é este documento que auxilia o candidato a adquirir uma vaga no competitivo mercado de trabalho.
Montar um currículo exige a elaboração de um documento formal, que obedece a uma ordem lógica e que tenha um conteúdo com todas as experiências profissionais e educacionais do candidato.
O currículo deve ser sempre atualizado assim que os candidatos adquirem uma nova experiência de trabalho, um novo certificado ou participação em eventos importantes para a carreira. Portanto, o currículo deve estar alinhado com o perfil profissional e com a vaga desejada pelo candidato (a).
Dessa forma, os candidatos que buscam o primeiro emprego devem elaborar um tipo de currículo e profissionais que buscam uma recolocação no mercado de trabalho devem elaborar outro tipo de currículo.
Como montar um currículo para candidatos com pouca experiência
Os candidatos com pouca experiência profissional devem ressaltar sua experiência acadêmica e experiências com voluntariado, participação em eventos, vivencia no exterior e outros.
Não se esquecendo de citar os nomes das instituições, se ainda estiver estudando mencione o período do curso técnico ou universitário.
Os profissionais com experiência profissional
Mencionar as últimas empresas em que trabalhou, descrevendo as funções exercidas em cada empresa, o que dará aos selecionadores uma ideia da experiência técnica e conhecimentos do profissional. Enumere as experiências e atividades de forma lógica e objetiva.
A primeira etapa do currículo deve constar os dados pessoais como nome completo, endereço, telefone, e-mail e formação acadêmica.
Na segunda etapa deve constar a experiência profissional e os cursos, e todas essas informações devem ser detalhadas em um documento de apenas duas páginas, já que os detalhes e outras experiências podem ser discutidos na entrevista.
Quando forem mencionados no currículo os cursos realizados, não se esqueça dos cursos de idiomas, cursos de informática, cursos técnicos e complementares e entre outros.
Não se esqueça de mencionar eventos importantes como programa de voluntariado, conferências, viagens e etc.
O importante é que no currículo o profissional consiga transmitir sua experiência, criatividade, competências comportamentais e habilidades exigidas no mercado de trabalho.
Dicas e leis para elaboração do currículo
Quando atualizar o currículo – o currículo deve ser atualizado sempre que o profissional realizar novos cursos, vislumbrar uma vaga interessante ou quando achar que adquiriu novos conhecimentos ou experiências.
Mencione suas qualidades profissionais e pessoais – o currículo pode conter algumas informações sobre habilidades e competências, sem excesso, pois o selecionador busca conhecer melhor essas habilidades na entrevista de empregos, habilidades e competências como pontualidade, organização e facilidade de trabalhar em equipe podem ser mencionadas.
Como descrever a fluência em idiomas – a fluência em idiomas deve ser descrita por etapas, da seguinte forma: conversação – nível básico, intermediário ou avançado; leitura – nível e escrita – nível.
Como as redes sociais são importantes atualmente no dia a dia das empresas, os recrutadores avaliam também como os candidatos se comportam quanto ao uso das redes sociais no seu cotidiano, por isso manter links das principais redes sociais no qual o profissional participa é também bastante útil para as empresas e para o candidato.
Como vimos, os currículos atuais devem constar informações importantes como participação em cursos e eventos que descrevam competência e habilidades dos profissionais e deixar de lado algumas informações que podem ser conferidas pelo departamento pessoal, informações como número de documentos, fotos e outros.
Algumas dicas rápidas para montagem do currículo
Não deixar que nenhum erro de ortografia passe despercebido, por isso utilize o corretor do Word para se certificar de que o currículo possui correção ortográfica. Atenção á grafia das palavras e ao novo acordo ortográfico.
Monte um currículo que tenha fácil leitura e que seja coerente e objetivo com informações em ordem lógica.
Utilize papel branco A4, fonte Arial ou Times New Roman tamanho 11 ou 12, se utilizar bordas prefira as discretas, cuidado com o excesso de negritos e marcadores.
Prepare um currículo para cada oportunidade e procure alinhar as experiências contidas no currículo para vagas especificas.
Não coloque pretensão salarial, apenas se for mencionado pelo recrutador, até porque as empresas devem estar a par do salário médio pago á categoria profissional a qual o candidato está se inscrevendo.
E mais importante de tudo demonstre nas informações passadas no currículo que se trata de um profissional com potencial profissional e que está disposto a se desenvolver cada vez mais.
Ao montar um currículo o mesmo deve ser objetivo e sem excessos, por isso o desafio de conter no currículo informações importantes e que demonstrem um profissional valioso e ao mesmo tempo em que constitua um documento sucinto.