Adapte-se ou morra: a adaptação da empresa no mercado é essencial para a realização de bons negócios

 

Adapte-se ou morra: a adaptação da empresa no mercado é essencial para a realização de bons negóciosEstou lendo um livro chamado exatamente “Adapte-se ou morra”, da Fast Company, que fala sobre diversas lições de grandes pensadores do mundo dos negócios. Como achei algo muito válido para realizar bons negócios e ter grandes conquistas pessoais e profissionais, decidi fazer um artigo sobre este tema tão importante: a adaptação da empresa no mercado é essencial para a realização de bons negócios.

 Este assunto relaciona-se a gestão de mudanças de uma organização, pois para a adaptação da empresa no mercado é necessário mudar e inovar, ou como muitos dizem por ai: “seguir a dança”.

 Um exemplo de como tudo em nossa vida gira em torno de adaptação e que no mundo dos negócios chama-se adaptação da empresa é que aquele velho ditado que sempre ouvimos que diz “As coisas mudam” realmente é verdadeiro, embora pareça uma coisa tão simples.

 E o mais triste de ver que este ditado simples existe é ver que muitos empreendedores não entendem o processo de adaptação da empresa e não procuram trabalhá-lo no dia-a-dia das rotinas gerenciais. Resultado disso?  A incapacidade de adaptarem-se as mudanças é considerada a causa maior das empresas falirem.

 Ficou assustado? Então que tal refletir um pouco sobre a importância da adaptação da empresa no mercado e como isso poderá gerar lucro tanto para o dono como para os colaboradores da organização.

 Entendendo como é a adaptação da empresa no mercado

 Alguns autores chamam esta adaptação da empresa no mercado em “adaptação estratégica”, pois nada mais é do que uma boa estratégia seguir as tendências dos negócios e andar ao lado dos concorrentes.

 Justamente por isso e pelo fato das empresas falirem quando não se adaptam é que as organizações devem se reinventar a cada dia, pois quem possui uma empresa depara-se com diversas ameaças e oportunidades a cada dia e simplesmente ignorá-las ou fingir que não as viu é algo fatal para os bons negócios.

 Um exemplo comum e atual de adaptação da empresa no mercado é o fato de todas as organizações terem o seu canal via web para conversar com os consumidores. Pode ser um site ou apenas um blog corporativo ou até mesmo perfis em redes sociais, mas o processo de adaptação consiste na empresa se fazer presente para ser lembrada e estar próxima de seus clientes.

 Desta forma, as empresas que não se adaptam com este novo canal de comunicação com o consumidor, perdem mercado e chances de ter um bom relacionamento com seus consumidores.

Peter Ducker possui uma frase famosa que diz: “Para sobreviver e ter sucesso, cada organização tem de se tornar um agente da mudança. A forma mais eficaz de gerenciar a mudança é criá-la”. Desta forma, não basta apenas seguir as tendências para gerar uma mudança, pois desta forma a adaptação da empresa é muito mais difícil. O melhor e essencial é que a empresa crie a sua própria mudança.

 E você, empresário? Como está o processo de adaptação da empresa diante do mercado? Que tal começar a mudar e colher bons frutos para o negócio? Não existe hora ideal, pois a hora certa é agora!

FIQUE ATUALIZADO!

Receba Sacadas de Negócios Diretamente no Seu E-mail!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here