As micro franquias constituem uma tendência de mercado, isso porque o investimento inicial é baixo e o contrato de franquia garante ao franqueado a oportunidade de participar de um negócio já consolidado no mercado por um investimento inicial bem em conta.
O que é Micro Franquia?
As micro franquias podem ser conceituadas como um empreendimento que exige baixo investimento, mas que se encaixam na legislação nº 8.955/94 que é a lei de franquias.
As micro franquias têm a mesma responsabilidade das franquias em geral e devem também oferecer a circular de oferta de franquias e ainda o suporte necessário para montagem da unidade.
As micro franquias fazem parte de um tipo de investimento mais em conta formatos de quiosques e outras opções que exigem um investimento menor do que as franquias tradicionais.
O limite de investimento para o capital inicial gira em torno de até 80 mil reais e crescimento de 30% no faturamento.
Algumas franquias têm um investimento inicial de até 5 mil reais, por isso é recomendado que os interessados em investir em uma micro franquia pesquise bastante e considere todas as vantagens e desvantagens desse mercado.
Dicas para quem pretende investir em uma micro franquia
Atenção para o setor – antes de optar por uma micro franquia é necessário avaliar se o empresário possui afinidade com o setor.
Não adianta nada escolher uma micro franquia apenas por causa do baixo investimento, é necessário identificar se o franqueado possui afinidade pessoal e profissional com o setor, pois este é o início de uma longa jornada.
Avalie o segmento – as micro franquias pertencem a diversos segmentos: lazer, alimentação, varejo, comércio e outros segmentos.
Por isso, antes de optar por investir em determinado segmento é necessário avaliar qual a situação econômica desse segmento.
Para pesquisar a situação do setor no mercado o interessado pode observar as altas do setor no mercado de ações, verificando se o setor oferece risco ou segurança com diversas oscilações ou se os períodos de estabilidade econômica são mais constantes.
Acompanhe as tendências – é necessário pesquisar que empresas possuem sucesso devido ás tendências de mercado.
Essas tendências de mercado podem caracterizar impactos nos setores por diversos motivos: mudanças no comportamento do consumidor, mudanças na legislação ou mesmo mudanças nos cenários econômicos para determinadas atividades.
Prefira redes experientes – prefira investir em redes que possuem unidades próprias e que já possuem um formato consolidado de negócios.
Uma rede de franquias de sucesso possui padronização e a capacidade de oferecer suporte, pois consiste em uma rede já especializada no negócio.
Levante o histórico da micro franquia – as redes de franquias que está há mais tempo no mercado podem configurar investimentos mais seguros e com menor margem de riscos, além da marca já consolidada no mercado.
Levante informações sobre o suporte – para que o processo de franqueamento seja bem sucedido os esforços deverão ser partilhados entre franqueados e franqueadores, por isso, o suporte e orientação oferecidos pelos franqueadores devem sanar dúvidas e oferecer apoio suficiente para que os franqueados sejam bem sucedidos.
Pesquise o negócio de acordo com o âmbito local – muitas vezes a micro franquia representa um sucesso em determinada região e nem por isso, o mesmo sucesso será repetido em outra região.
Por isso, antes de optar pela abertura da micro franquia em determinada região é necessário uma pesquisa de mercado para identificar se o negócio terá o mesmo sucesso em outra região.
Este tipo de fator acontece muito com empresas sensíveis ao mercado consumidor e estilo de vida como: delivery, academias, drive- thru e outros.
É necessário perceber se o formato do negócio atenderá ao perfil local de consumo.
Investimentos – além do investimento inicial as micro franquias terão outros custos com capital de giro, taxa de franquia, royalties e outros.
Por isso, se o investimento inicial é baixo o empresário deve entender que as micro franquias oferecem outros gastos e é necessário “preparar o bolso”. Comunique-se com outros franqueados – a comunicação é a alma do negócio e para quem é novo em determinado mercado é necessário se informar sobre o mercado, o setor e suas vantagens e desvantagens.
Por isso, interrogar outros franqueados pode ser fundamental para saber onde “está pisando” e se informar sobre a orientação oferecida, a rentabilidade e outros fatores de mercado.
Dedique-se – dedique-se ao máximo, no inicio das operações os empreendedores precisam de automotivação, disciplina e aprendizado.
O aprendizado será fundamental para o crescimento e sucesso da micro franquias é o momento para o empreendedor entender como funciona as operações e padrões da micro franquia.
Vale a pena investir em uma micro franquia
Muitos profissionais estão investindo em micro franquias como uma forma de mudar de carreira devido ás vantagens encontrados e a possibilidade de autonomia profissional.
As vantagens observadas por esses profissionais são:
- Menor capital inicial
- Possibilidade de trabalhar na própria residência
- Estrutura física menor
- Mão de obra especializada
Apesar de ser um negócio tentador é necessário realizar pesquisas de mercado que identifique:
- O nível de satisfação dos franqueados,
- Pesquisas que deem um melhor entendimento sobre o setor e sobre o mercado,
- O histórico da empresa e das unidades franqueadas.
Sobre o mercado de micro franquias os interessados devem pesquisar mais sobre os diversos pontos:
Análise sobre o mercado e potenciais riscos avaliados sobre o setor – como citamos anteriormente é necessário avaliar como o segmento está se comportando no mercado, qual o grau de vendas, de qualidade dos produtos e serviços, o nível de concorrência, de aceitação pelos consumidores e impacto do setor econômico sobre o produto ou serviço oferecido pela micro franquia.
Retorno do investimento – uma das principais avaliações para interessados nas micro franquias é a avaliação de investimentos e tempo de retorno.
Uma micro franquia tem um período de retorno do investimento de até 24 meses segundo a ABF-Associação Brasileira de Franchising.
Enquanto o período de retorno de uma franquia tradicional é de 36 meses.
O investidor deve avaliar também se o faturamento da micro franquia proporciona custo-benefício de acordo com os custos, como o custo com mão de obra, custos com a manutenção do negócio, de vendas, administrativos e outros.
Com isso, o que se nota no mercado das micro franquias é que as operações exigem um número reduzido de funcionários, daí a vantagem sobre o custo com mão de obra.
Exemplos de Micro franquias com investimento até 25 mil reais
Para quem procura oportunidades no mercado de micro franquias daremos algumas dicas sobre micro franquias com baixo investimento e marcas consolidadas no mercado, confira:
Auto SPA Express – a micro franquia é especializada em lavagem de veículos a seco e para iniciar no negócio o empreendedor realizará um investimento inicial de apenas 9.900,00 (mil reais).
Com um lucro de 3 a 6 mil reais mensais.
Fale Globish – na área de ensino a escola de língua inglesa Fale Globish é uma oportunidade de investimento para empresários que pretendem entrar no ramo da educação investindo apenas o total de 10 mil reais, para um retorno do investimento entre 6 a 18 meses.
Divulga Pão – o ramo de publicidade também oferece opção de micro franquia com a empresa Divulga Pão.
A Divulga Pão oferece publicidade em embalagens de papel e a operação do negócio pode ser realizada em escritório ou home based com um investimento inicial de apenas 20 mil reais.
Cursos profissionalizantes – os cursos profissionalizantes é uma tendência crescente no mercado.
Algumas opções de micro franquias de cursos profissionalizantes são:
Evolute cursos – esta micro franquia do mercado de cursos profissionalizantes concede o direito de franquia para um investimento inicial de apenas 18 mil reais.
A Evolute Cursos possui diversas vantagens:
Não é cobrada a taxa de publicidade.
A equipe é de apenas seis funcionários.
Retorno do investimento é de apenas 12 meses.
Curso On Byte – a micro franquia é especializada em cursos profissionalizantes de informática.
Para dar andamento ás operações a micro franquia conta com apenas 30 metros quadrados e investimento inicial de apenas 25 mil reais, mais taxas.
E faturamento entre R$ 4.000 a R$ 12 mil com retorno do investimento entre 12 a 18 meses.
No ramo da construção e reformas existem também diversas oportunidades de investimentos em micro franquias, confira:
Rei da Reforma – a micro franquia é recente no mercado surgiu em 2012 e já conta com diversas unidades franqueadas.
A micro franquia é especializada em reforma e pequenos reparos e para obter o contrato de franquias o empreendedor investirá 25 mil.
Para dar início ás atividades será necessário apenas três funcionários e retorno do investimento em até seis meses.
Doutor Faz Tudo – para investir na micro franquia o empreendedor desembolsará o total de 30 mil de investimento inicial, com retorno do investimento em até 12 meses.
Doutor Jardim – a micro franquia que é especializada na manutenção de jardins e piscinas concede os direitos de franquia por um investimento inicial de 20 mil reais que inclui taxa de franquia, instalação e capital de giro.
Com um faturamento médio de 4.500(mil) reais ao mês e retorno do investimento em até um ano.