Como escolher uma franquia

Como escolher uma franquiaAs franquias são uma forma que tem se mostrado bem lucrativas de investimento. Isso porque elas possibilitam o empreendedor de ter o seu próprio negócio sem precisar investir sozinho. Você como empresário irá se ancorar em uma marca boa no mercado, que já é conhecida e assim vai economizar números em investimento em marketing, vai ter o apoio da franquia nacional e também vai poder contar com dicas para investir da melhor forma.

As vantagens de atuar com franquias são muitas. Você não vai precisar investir em marketing, vai atuar no mercado já começando por cima já que sua marca vai ser conhecida, não vai precisar de arquiteto para planejar o espaço, pois as franquias atuam com padrão de espaço pré definido vindo da central. Há ainda o fato de não haver preocupação com os preços dos produtos, já que tudo vai vir determinado, geralmente um valor nacional, bem como a montagem de campanhas de marketing, já que os donos da franquia possuem projetos pré definidos.

A grande duvida é: como escolher uma boa franquia? Podemos determinar os passos que te indiquem a escolha, mas de fato o mais importante é você ter afinidade com o assunto. Não adianta você entrar no ramo de restaurantes se tem problemas com o tema ou não suporta tratar de comida como um empreendimento. O mais importante de tudo é ter um feeling. Afinal, quando curtimos o tema do negócio as coisas andam bem melhor. Dar prazer ir ao trabalho e por isso produzimos melhor, bem como ganhamos mais.

Como avaliar uma boa franquia

Os pontos que devem ser avaliados para se escolher uma boa franquia são:

– Observe a concorrência. Na sua cidade há muitos empreendimentos voltados ao mesmo seguimento o qual você pretende? Se a resposta for sim, melhor começar já a mudar de idéia ou não vai ter um empreendimento lucrativo em mãos e culpar o dono da franquia por isso não é uma boa pedida.

– Analise a idoneidade da rede. É uma empresa que presta um bom serviço e vende um produto ou anuncia uma coisa e vende outra? Nada pior que ser um empresário que colocou em suas mãos um grande problema. Analise as queixas apresentadas por clientes a empresa e se elas procedem. Experimente o produto como consumidor e verifique se você mesmo compraria os itens do mercado.

A documentação básica de contrato deve ser analisada com cautela e se possível com auxilio de um advogado. Não deixe esta etapa para depois e leia todos os pontos para saber se a franquia está mesmo sendo honesta com você, principalmente com novas marcas no mercado.

– Observe se há um suporte por parte da franquia. Não adianta ter uma grande marca nas mãos e não entender como ela funciona. A maioria das franquias oferece suporte aos seus franqueados com indicações de melhor espaço, montagem de estrutura e outras firulas que são bem importantes para o todo do empreendimento.

Algumas franquias de fato são mais atenciosas que as outras. A da Mc´Donalds, por exemplo, envia um representante para acompanhar todo o processo. O profissional irá ajudar na escolha do local também, como na montagem da loja e tirar dúvidas do empresário investidor. Algumas não cuidam tanto do seu franqueado, por isso é importante que se avalie as suas necessidades como investidor para poder saber se vale a pena.

– A relevância do produto no mercado local também é importante. O produto pode vender bem em São Paulo, mas há publico para Fortaleza? Você deve sempre se fazer esta pergunta antes de escolher uma franquia. Algumas marcas funcionam bem em todo o território nacional, outras são bem melhores quando em mercado local. Um exemplo é uma franquia de pratos locais, que podem não funcionar em outras cidades brasileiras.

Analise bem este ponto de sua pesquisa de mercado e veja se, caso não haja nenhuma franquia em sua cidade da marca, o motivo pode ser mais que um simples desinteresse.

Antes de se animar pensando que você é o responsável pelo sucesso ou fracasso de sua franquia, saiba que não é apena o empresário que escolhe a franquia. As redes realizam processos de seleção e com critérios bem rigorosos como análise financeira, capacidade de empreendimento do investir e outros pequenos fatores que variam de marca para marca. Isso garante que o nome da marca não seja vinculado a um empreendimento fracassado e garanta o sucesso da franquia.

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1 COMENTÁRIO

  1. A quantidade de franquias abrindo em Santos um reflexo direto do grau de exigência do consumidor cai ara atual . Nossa gera o, nascida nos anos 70 e 80 em sua maioria está fazendo acontecer . vamos l galera simbora privilegiar o que bom e fazer com que venham mais e mais !!!!!

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