No mundo do trabalho a situação mais fácil de ocorrer são os erros e por isso pedir desculpas é uma atividade frequente.
Se desculpar como muitos pensam não é sinal de fraqueza, é sinal de responsabilidade, sinal de que o profissional é capaz de assumir os seus erros, saber comunicar um erro ou falha, dar mais credibilidade do que deixar passar.
Pedir desculpas é necessário para encerrar uma situação de conflito, pois admitindo a falha o profissional conquista a confiança e parte para a etapa seguinte.
Outro pedido de desculpas benéfico é o pedido de desculpas de empresas para clientes, essa é uma situação em que a empresa admite seu erro, pede desculpas e até oferece uma vantagem a mais para esses clientes, criando um círculo de credibilidade.
Os pedidos de desculpas é uma oportunidade a mais para se desculpar profissionalmente.
-Se desculpe, mas não se explique: ao pedir desculpas exponha a infelicidade do erro e a vontade de não cometê-los no futuro, mas nunca tente explicar um erro, mesmo que não tenha sido diretamente um erro do profissional, mostre que não precisa ficar se explicando e está pronto para “outra”.
-Encare os erros como uma oportunidade de feedback: ao se desculpar, escute o que o outro lado tem a dizer e aceite as críticas, como um segundo passo do pedido de desculpas, um gesto honesto pode criar outro gesto honesto.
-Peça desculpa de forma pessoal: só utilize a tecnologia para se desculpar se não houver uma maneira de se desculpar pessoalmente, e por último as desculpas pelo telefone, atualmente o pedido por telefone é mal visto do que o pedido por e-mail, já que o e-mail funciona como a correspondência pessoal, uma carta escrita á mãos também pode ser uma boa opção.
-Tente resolver o conflito: no momento de pedir desculpas tenha uma solução em mente para o problema, quando expuser as ideias pergunte sobre a concordância de outra parte.
-Assuma o erro: mesmo que o erro cometido não seja responsabilidade apenas do profissional, será nobre pedir desculpas apenas pelo erro individual, sem mencionar nomes, o que pode gerar conflitos e falta de entendimento.
-Não perca tempo: não perca tanto tempo tentando uma maneira viável de se desculpar, pense em uma solução viável que pode ser apresentada para solucionar o problema e como as mudanças benéficas já ocorreram, mostre que o erro é apenas um equivoco e que você é um profissional proativo.
-Encerre o assunto: pedir desculpas pode ser constrangedor, por isso, encerre o assunto após o pedido e não retome o fato, mesmo que o pedido não seja bem aceito, o fato de ter pedido desculpas sinaliza que a responsabilidade a que lhe cabe foi cumprida.
Como as empresas podem se desculpar
As empresas podem precisar se desculpar por vários motivos: uma publicidade mal interpretada pelo público, um lote de produtos com defeitos, um recall necessário e etc.
O importante é aceitar que o erro já foi cometido e que o momento é de salvar a imagem da empresa, por isso o pedido de desculpas deve ser planejado e assessorado pelo departamento de relações públicas e ter alcance.
Com o advento das redes sociais a imagem das empresas é disseminada em questão de segundos, por isso, a empresa pode utilizar recursos como as redes sociais para pedir desculpas.
Algumas dicas que são úteis para pedir desculpas
-Utilize as palavras certas: se a empresa errou não existe outra palavra senão “desculpa”, para pedir desculpas utilize os meios de comunicação e faça uso das frases: pedimos desculpas, sentimos muito e etc. Afinal, o pedido de desculpas deve ser sincero.
-Faça algo pessoal: para que o pedido de desculpas soe como pessoal, distribua cartas ou e-mails para cada cliente cadastrado. Fazer com que o cliente se sinta importante e receba a desculpa como algo pessoal, é fundamental para o sucesso da imagem da empresa.
O importante é que a empresa ao pedir desculpas esclareça a boa vontade da empresa em resolver o problema, como também uma apresentação de soluções viáveis.
Boa tarde, Andrea.
Sempre que preciso de idéias ou informações sobre minha área de trabalho, pesquiso na Casa de Consultoria. Seus escritos me informam muito. Gostaria de saber se posso te pedir uma orientação para um assunto específico, e se sim, como faço?
Grata, Suely Lemos
Olá boa tarde,
Preciso de um conforto e orientação de vocês. Hoje eu me reportei a uma pessoa que eu não devia para solucionar um problema do setor, e a outra hierarquia me chamou atenção por isso. Pedi perdão e Desculpas, porém estou me sentindo muito mal com essa situação, pois essa hierarquia que chamou minha atenção foi quem me deu esse emprego.
Aguardo retorno e grata pela atenção.
Boa Tarde.
Como você está ?
Gostei dos seus modelos. Mas gostaria de ver um que falasse sobre o pedido de desculpas para uma empresa de Marketing de Rede.