Representante comercial autônomo

Representante comercial autônomoO que é representante comercial autônomo? De acordo com o art. 1º da Lei nº 4.886/65, a representação comercial autônoma poderá ser exercida por pessoa física ou jurídica, sem relação de emprego, que desempenha, em caráter não eventual, por conta de uma ou mais pessoas, a mediação para a realização de negócios mercantis, agenciando propostas ou pedidos para transmiti-los aos representados, praticando ou não atos relacionados com a execução dos negócios.

Representante comercial autônomo – Impedimentos

Para a representação comercial, algumas pessoas estão impedidas de exercerem o cargo, como o que não pode ser comerciante, o que está em processo de falência e o que tenha condenações de essência difamante, como falsificação, estelionato, contrabando, roubo, furto, extermínio, e outros.

Atividades do representante comercial autônomo

O representante comercial autônomo deve ter compromisso em vender seus produtos, expressar uma boa imagem do produto, de período em período entrar em contato os clientes, mantendo-os atualizados e atentos às novidades que possam estar circulando no momento. O cadastro dos clientes deve estar sempre sendo atualizado.

Além disso, o profissional deve enviar relatórios em prazos definidos, enviar pedidos, dominar as questões de crédito, expedição e entrega, contatar novos e possíveis clientes, intermediar reclamações e resolvê-las da melhor maneira possível, facilitar o processo de devolução de produtos que apresentam falhas comprovadas e fazer o possível para manter as exigências dos clientes.

As feiras, congressos e conferências estão abertos e ao dispor dos representantes comerciais autônomos para atualização de ideias e novos métodos de planos de vendas. Assim, pode-se ainda dominar as novas tendências de mercado para atrair clientes.

O profissional trabalha utilizando calculadores, telefone celular, computador, amostra de produtos e produtos. Conta ainda com um veículo para se locomover e devem ter a disponibilidade de se deslocar para visitar os clientes.

Habilidades do representante comercial autônomo

Para desempenhar um trabalho exemplar na representação comercial autônoma, deve-se ter habilidade com vendas em primeiro lugar. Depois, habilidade com a comunicação. Saber conversar e passar as principais características do produto ao consumidor acaba fazendo uma grande diferença no volume de vendas. Além disso, saber planejar e gerenciar bem o próprio tempo facilita a organização do processo. São muito bem vindos os conceitos de contabilidade, administração e marketing, assim como a qualidade de saber trabalhar em equipe. O representante comercial autônomo deve mostrar conhecimento variado sobre o cliente, a concorrência, o mercado, o produto e o meio em que está inserido. O produto é o foco das negociações, e deve ser imensamente explorado e caracterizado, a fim de passar certeza e segurança das informações para os consumidores.

Qualidades pessoais para representante comercial

A representação comercial necessita, sobretudo, da capacidade de trabalhar sob pressão. Os clientes são muito exigentes e fazem uma série de cobranças, deixando muitas vezes o profissional “contra a parede”. O segredo é manter a calma, mostrar-se uma pessoa amigável e ter paciência. Autoconfiança é fundamental, afinal ninguém compra um produto de quem não passa a imagem de convencimento e firmeza. É indispensável se tornar uma pessoa prestativa, pois quem faz corpo mole nesta área pode conquistar ganhos bem diminuídos.

Psicologicamente, o representante comercial deve estar sadio ou com seus problemas no mínimo controlados.

Como começar a ser um representante comercial autônomo

Para iniciar uma carreira no ramo de representação comercial, pode ser muito útil o ensino superior em administração de empresas, embora muitas pessoas se deem muito bem na área apenas com alguns cursos técnicos relacionados à área de vendas. É muito importante ter habilidades em português e matemática, e saber lidar com a profissão, atendendo a uma série de exigências que podem não estar dentro das possibilidades de qualquer um. Carteira de motorista também é indispensável, e a disponibilidade de fazer viagens também.

Dicas para ser um bom representante comercial autônomo

Ter uma boa relação com os clientes é fundamental. As pessoas tendem a fazerem compras em um lugar se já foram recebidas bem. É necessário deixar os preconceitos de lado, tratar as pessoas com igualdade e respeito e mostrar eficiência na demonstração de produtos. As noções de marketing também ajudam muito.

De acordo com o mercado, pode ser interessante que o representante comercial autônomo faça parcerias a seu favor, tornando-se maleável as alterações que acontecem a todo o momento.


Futuro da representação comercial

O futuro é muito próspero para quem tem vontade de se aprofundar na área. O mercado está com grandes companhias e espaço para que as pessoas trabalhem e recebam por produtividade. Hoje em dia, as tecnologias estão sendo trabalhadas para facilitarem a vida do representante, que hoje em dia podem dispor de computadores para computar pedidos, fazer bancos de dados, controlar estoques e etc. Podemos ver uma quantidade superior de homens como representante comercial autônomo no mercado de representação comercial, mas as mulheres estão cada vez mais lutando por seu espaço no mercado de trabalho e assumem uma parcela significativa nos lucros da profissão.

FIQUE ATUALIZADO!

Receba Sacadas de Negócios Diretamente no Seu E-mail!

8 COMENTÁRIOS

  1. Boa tarde

    Quero ser uma consultora da ELMA CHIPS, já trabalhei como consultora antes,
    conheço o trabalho, mas sei que não é facil é para quem gosta de desafios.
    Aguardo contato.

    Karla Andrea
    22 78145152
    ID 83*107964
    22 26740124

    :
  2. Olá, não tenho cursos, mas quero trabalhar como representante de vendas
    já trabalhei com vendas e compras internas, ha 13 anos sou comerciante autônoma
    e as vendas tem caído muito e não gosto de ficar parada então pensei em entrar nesse ramo e fazer o que realmente gosto de fazer.

    :
  3. TRABALHEI DURANTE 35 ANOS COMO SUPERVISOR MECANICO INDUSTRIAL. JA FUI VENDEDOR DE ELETRODOS PARA INDUSTRIA AQUI EM PERNAMBUCO. QUERO UMA RENDA EXTRA. GOSTARIA DE UMA ORIENTAÇÃO COMO ME TORNAR UM REPRESENTANTE COMERCIAL AUTONOMO, PESSOA FISICA. TENHO CARROS NOVOS E HABILITAÇÃO. GRATO, GONZAGA.

    :
  4. Olá pessoal, experiência no ramo de confecções quase 30 anos, gostaria de receber propostas de representação de pequenas, médias e grandes empresa fabricante de confecções, atendemos vários clientes nas regiões dos Estados de São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás, com todos os clientes ativos, normalmente levamos o mostruário até os clientes. Possui carro próprio, celular, notebook, internet. Estou a disposição para qualquer tipo de contato principalmente tirar alguma dúvida a meu respeito para empresa!

    Contatos Juraci Alves de Oliveira Cel. Claro (017) 99164-8410 / Cel. Vivo (017) 99742-2520 / Fixo (017) 3046-2038.

    :
  5. Sou prefeito trabalho a 5 anos com projeto queria ser um construtor mas não acho queria saber por onde eu início a procurar.

    :
  6. BOM DIA!

    ESTOU, A PROCURA DE VENDEDOR AUTONOMO PRA VENDER MINHA MERCADORIA

    FRUTAS CONGELADAS,POLPAS.

    HOJE ESTA SENDO BEM ACEITA NO MERCADO NO RAMO ALIMENTICIO .
    QUERO DIVULGAR MEUS PRODUTOS .
    SÃO DE OTIMA QUALIDADE.

    TEL 011 962335621
    FABIO

    :

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here