Por este motivo, o cartão de visitas tornou-se um ícone imprescindível para os negócios, pois através dele, seus futuros clientes, representantes ou fornecedores podem conhecer sua empresa ou seus serviços. Fazer um bom cartão de visitas é fácil e simples, porém, é necessário seguir algumas regras de etiqueta e também de disposição de informações. Abaixo estão algumas dicas para se obter um bom cartão de visitas e também algumas regras de etiqueta que podem fazer a diferença na hora de trocar seu cartão com outras pessoas.
É muito importante que você faça a impressão de cartões em uma gráfica especializada. Todos sabem que é possível fazer cartões de visitas em casa e imprimí-los também. Com programas de computadores essa se torna uma maneira muito fácil de confeccionar cartões, porém, na hora de imprimir surgem as diferenças que são muito importantes. A impressora caseira, ou seja, que não são de gráficas e especializada para cartões, geralmente não deixam um acabamento muito bonito, por mais que sejam de boa resolução e qualidade. Por este motivo é muito importante que você mande imprimir seus cartões em uma gráfica, assim terá um cartão bem acabado e muito apresentável. Não economize dinheiro com a sua imagem, pois ela pode ser essencial para seu sucesso.
Quanto ao layout do cartão, ele deve ser o mais claro possível. Ou seja, não coloque milhares de informações em seu cartão, somente as essenciais, tais como: Seu nome, nome da sua empresa, telefone, email, skype e seu ramo de atividade. Cuidado também na hora de colocar imagens no cartão, se você tiver um logo, coloque somente ele. Se não tiver, utilize os padrões normais de cartões.
Não rasure, amasse ou cole nada em seus cartões. Se saiu alguma informação errada o você mudou de telefone ou endereço, imprima-os novamente. Não é nada elegante entregar um cartão amassado ou rasurado para seu cliente, isso pode demonstrar que você não cuida das suas coisas e ser interpretado como desorganizado ou desleixado, o que abala e muito a confiança e credibilidade da sua empresa.
Uma outra regra é saber a hora de distribuir os cartões. Não seja inconveniente e não começe a distribuí-los em hora errada. Se você não sabe a hora certa, espere os demais começarem a entregar seus cartões e entregue o seu. Se ninguém trocar cartões, no final da conversa ou reunião, você pode entregar os seus cartões para eles.
Quanto a algumas regras de etiqueta que devem ser seguidas ou entregar ou receber cartões de colegas, é muito muito importante que você, ao receber um cartão, leia-o. Não o receba e coloque-o no bolso. Não amasse ou dobre o cartão. Isso é uma falta de respeito ao serviço do seu colega, cliente, ou fornecedor.
Ver Comentários
Boa tarde!
Gostei da matéria, seria interessante para completá-la se tivesse algumas dicas de como distribuir os cartões de visita em locais que condizem com suas atividades, ou seja, onde divulgar os cartões em locais e/ou pessoas que estejam dentro da área que é o tema/foco do cartão.
Parabéns, ótimas dicas!
Fiz o curso mas ainda me surgem muitas dúvidas, vou indicar o site de vocês aos meus colegas!