Todos concordam que, hoje em dia, a imagem conta e muito para o mundo dos negócios. Com o acesso cada vez maior à informação e meios de comunicação como a internet, torna-se muito mais importante para as empresas e profissionais, causar uma boa impressão e ter uma boa imagem. Isto porque, no mundo globalizado o acesso a concorrentes, mesmo eles estando do outro lado do mundo, tornou-se muito fácil.
Por este motivo, o cartão de visitas tornou-se um ícone imprescindível para os negócios, pois através dele, seus futuros clientes, representantes ou fornecedores podem conhecer sua empresa ou seus serviços. Fazer um bom cartão de visitas é fácil e simples, porém, é necessário seguir algumas regras de etiqueta e também de disposição de informações. Abaixo estão algumas dicas para se obter um bom cartão de visitas e também algumas regras de etiqueta que podem fazer a diferença na hora de trocar seu cartão com outras pessoas.
1 -Faça seus cartões de visita em uma gráfica especializada.
É muito importante que você faça a impressão de cartões em uma gráfica especializada. Todos sabem que é possível fazer cartões de visitas em casa e imprimí-los também. Com programas de computadores essa se torna uma maneira muito fácil de confeccionar cartões, porém, na hora de imprimir surgem as diferenças que são muito importantes. A impressora caseira, ou seja, que não são de gráficas e especializada para cartões, geralmente não deixam um acabamento muito bonito, por mais que sejam de boa resolução e qualidade. Por este motivo é muito importante que você mande imprimir seus cartões em uma gráfica, assim terá um cartão bem acabado e muito apresentável. Não economize dinheiro com a sua imagem, pois ela pode ser essencial para seu sucesso.
2 – Em se tratando de layout menos é mais.
Quanto ao layout do cartão, ele deve ser o mais claro possível. Ou seja, não coloque milhares de informações em seu cartão, somente as essenciais, tais como: Seu nome, nome da sua empresa, telefone, email, skype e seu ramo de atividade. Cuidado também na hora de colocar imagens no cartão, se você tiver um logo, coloque somente ele. Se não tiver, utilize os padrões normais de cartões.
3 – Seu cartão de visitas será a imagem da sua empresa
Não rasure, amasse ou cole nada em seus cartões. Se saiu alguma informação errada o você mudou de telefone ou endereço, imprima-os novamente. Não é nada elegante entregar um cartão amassado ou rasurado para seu cliente, isso pode demonstrar que você não cuida das suas coisas e ser interpretado como desorganizado ou desleixado, o que abala e muito a confiança e credibilidade da sua empresa.
4 -Cartões de visitas não são panfletos
Uma outra regra é saber a hora de distribuir os cartões. Não seja inconveniente e não começe a distribuí-los em hora errada. Se você não sabe a hora certa, espere os demais começarem a entregar seus cartões e entregue o seu. Se ninguém trocar cartões, no final da conversa ou reunião, você pode entregar os seus cartões para eles.
5 -Regras de etiqueta
Quanto a algumas regras de etiqueta que devem ser seguidas ou entregar ou receber cartões de colegas, é muito muito importante que você, ao receber um cartão, leia-o. Não o receba e coloque-o no bolso. Não amasse ou dobre o cartão. Isso é uma falta de respeito ao serviço do seu colega, cliente, ou fornecedor.
Boa tarde!
Gostei da matéria, seria interessante para completá-la se tivesse algumas dicas de como distribuir os cartões de visita em locais que condizem com suas atividades, ou seja, onde divulgar os cartões em locais e/ou pessoas que estejam dentro da área que é o tema/foco do cartão.
Parabéns, ótimas dicas!
Fiz o curso mas ainda me surgem muitas dúvidas, vou indicar o site de vocês aos meus colegas!