O Que Faz Um Promotor de Vendas: Conheça a Profissão

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O que faz um promotor de vendas
Veja o que faz um promotor de vendas e como se tornar um excelente profissional

Você já se perguntou ou sabe o que faz um promotor de vendas?

Saber tudo o que faz um promotor de vendas é fundamental para ser um bom profissional. O promotor de vendas é uma profissão muito comum e necessária para as empresas que precisão divulgar os seus produtos ou serviços, que vão desde marcas de alimentos até planos de internet.

Certamente, você já foi a um supermercado e viu aquele profissional representando uma marca, oferecendo degustação de um determinado produto, não é mesmo? Mas, a função deste profissional vai muito além de apenas oferecer um produto para o público-alvo.

Você quer ser um promotor de vendas? Este profissional é altamente requisitado no mercado e para conquistar as melhores vagas é preciso, no mínimo, compreender tudo sobre a profissão e como executá-la com o máximo de eficiência.

Veja mais sobre o que é um promotor de vendas e como ser um profissional de sucesso na área.

Quem é o Promotor de Vendas

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No mundo dos negócios, o promotor de vendas é definido como um PDV (Ponto de Vendas), que é responsável por melhorar o desempenho da marca e do produto que está representando.

Para que isso seja possível, o promotor de vendas tem que encontrar formas atrativas de oferecer a mercadoria ao público-alvo, contribuindo para com o aumento das vendas e aproximando-o da marca que representa, tanto pela localização dos itens nas prateleiras quanto em pontos mais visíveis dentro de uma loja, utilizando para isso os recursos da degustação, de esclarecer as dúvidas técnicas do consumidor ou atuando com ponto de apoio ao vendedor da loja.

Além disso, o promotor de vendas também tem como função relatar à indústria algumas informações como, por exemplo, o preço e promoções realizadas pelos concorrentes, o potencial de venda e pontos de melhorias de cada estabelecimento em que as campanhas são feitas, os resultados obtidos em cada campanha, entre outras.

Ao obter estes dados, a indústria tem condições de executar ações de melhorias, trocas ou abortar alguma campanha com resultado negativo, podendo aprimorar produtos ou embalagens para ajudar o promotor a promover mais e melhor as suas mercadorias.

Assim, pode-se dizer que o promotor de vendas tem tanto uma função de promover os produtos quanto de auxiliar através de informações relevantes para a tomada de decisões dentro da empresa, principalmente quanto às campanhas de vendas e marketing.

O Que Faz Um Promotor de Vendas

Atribuições do promotor de vendasO promotor de vendas não serve apenas para divulgar o produto ou serviço de uma determinada marca, ele também deve ter habilidades para expor os itens adequadamente e ser um bom observador do ambiente, dos concorrentes e do público-alvo para passar informações úteis para a empresa. Veja a seguir o que faz um promotor de vendas:

1- Cuida do Estoque e Reposição

É função do promotor de vendas informar ao estabelecimento comercial quando é necessário repor os produtos nas prateleiras, negociar os melhores pontos de destaque para expor as mercadorias, fazendo com que elas estejam em locais estratégicos, no campo de visão dos consumidores e tenham mais chance de conversão de vendas.

2- Atender e Esclarecer Dúvidas

O promotor de vendas tem a responsabilidade de chamar a atenção dos consumidores, fazendo com que haja a promoção da marca, bem como a degustação de produtos ou experimento de serviços.

O promotor de vendas também deve conhecer tudo que diz respeito sobre a marca e produto que representa, visto que terá que esclarecer as dúvidas técnicas do público, além de realizar testes para garantir que o cliente fique totalmente convencido a comprar o produto.

Para isso, é preciso que tenha um bom domínio do produto e serviço comercializado, pois, muitas vezes, pessoas com determinada experiência no segmento irão indagar pontos bem específicos para comprar grandes lotes.

3- Vender

No processo de vendas, o promotor de vendas funciona como um apoio para o vendedor da loja, ajudando nas negociações com o cliente, compreendendo todas as funcionalidades do produto ou serviço, bem como os seus benefícios e demonstrando isso para o público-alvo.

Como Ser Um Bom Promotor de Vendas

Você pretende seguir carreira como promotor de vendas? Para se destacar neste meio é necessário conhecer e enfrentar os desafios da profissão. Aprenda a seguir como ser um bom promotor de vendas:

1- Faça Um Planejamento

O primeiro passo para ser um bom promotor de vendas é fazer um planejamento de todos os pontos de vendas que você vai visitar no dia. Geralmente, o promotor de vendas visita mais de um ponto de vendas por dia, ao ter um planejamento em mãos fica mais fácil desenvolver as ações adequadas para cada estabelecimento, o que evita o risco de se esquecer de tomar uma medida que pode melhorar a promoção do produto em cada ponto.

Também, o planejamento listando os pontos que irá visitar otimiza o seu tempo. Relatos de promotores de vendas que, após iniciar a listagem, conseguem visitar mais clientes, são frequentes. É tudo questão de organização.

2- Liste Todas as Tarefas

promotor de vendas
Faça um check list para ser um bom promotor de vendas

Faça uma lista de tarefas de tudo que você tem que fazer em cada ponto de venda que vai visitar, o que funciona como uma espécie de check list. Dessa maneira, antes de sair do seu local de trabalho, você pode consultar a lista e verificar se fez todas as tarefas do dia em cada ponto comercial.

3- Use a Tecnologia Para Trabalhar

A tecnologia é uma ferramenta muito útil para o promotor de vendas. Por exemplo, você pode usar o seu smartphone para enviar ao seu gerente, de forma instantânea, informações relevantes sobre cada ponto de venda em que você está trabalhando, como é o caso das promoções que estão sendo oferecidas pelos concorrentes, o sucesso de cada campanha ou necessidades de corrigir alguma promoção que não está ocorrendo de acordo com o esperado.

Também, pode avaliar a possibilidade de conseguir um desconto extra para que seus produtos se sobressaiam aos concorrentes.

4- Desenvolva a Sua Comunicação

Um bom promotor de vendas deve ser um ótimo comunicador, uma vez que terá que abordar os consumidores no ponto de venda e apresentar o produto e a marca que está representando.

Portanto, melhore o seu vocabulário e procure usar uma linguagem culta, que esteja de acordo com o ambiente e o público consumidor, crie e treine um roteiro de apresentação do produto e da marca, evidenciando os benefícios de ambos para o cliente. Também é recomendado ser simpático e otimista, o que ajuda a atrair e prender a atenção do público-alvo.

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