O Que Faz o Gestor Financeiro? Descubra!

0
814

Sabe o que todos os negócios bem sucedidos financeiramente têm em comum? A resposta é simples, um bom gestor financeiro. Afinal de contas, este profissional é muito importante para as operações estratégicas de qualquer negócio, sendo responsável por planejar, administrar e controlar as finanças da empresa, sempre tendo como objetivo manter as suas contas saudáveis e com uma margem de lucro vantajosa.

o que faz o gestor financeiroO gestor financeiro é tão importante para as empresas porque tem uma participação decisiva na prestação de contas para a diretoria e também ocupa um papel relevante no processo de tomada de decisão, visto que á partir das informações levantadas por pele que a organização pode manter o seu planejamento orçamentário.

Se você está pensando em focar nesta profissão, confira agora mesmo o que faz um gestor financeiro:

O Que Faz o Gestor Financeiro

O gestor financeiro, como o próprio nome sugere, é o profissional responsável por gerir as finanças de uma empresa ou instituição. Para ser capacitado nesta área é preciso investir em uma formação específica, sendo que os cursos mais indicados para quem deseja exercer a profissão de gestor financeiro são as graduações de Economia e Administração.

Estes cursos formam o profissional porque o fazem conhecer e executar as funções inerentes às finanças do mundo dos negócios. Para atuar nesta área também é importante dominar a língua inglesa, especialmente se a meta é trabalhar em uma organização de grande porte ou multinacional.

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 5 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

Entre as responsabilidades do gestor financeiro estão coordenar a tesouraria e a controladoria da empresa. Mas, vale ressaltar que nem todas as instituições têm o mesmo organograma.

Portanto, considerando uma empresa de grande porte como exemplo, a tesouraria é o setor incumbido de realizar o planejamento financeiro, realizando o gerenciamento de crédito, a captação de recursos, o fundo de pensão, administração do caixa e finanças em espécie, além da tomada de decisão de desembolso e despesas de capital.

Enquanto que a controladoria também faz parte da contabilidade, desempenhando o papel de administrar a área contábil da empresa como o recolhimento de impostos e a contabilidade de custos e finanças.

Sendo assim, o gestor financeiro atua como coordenador da área da tesouraria e controladoria, que juntos formam o centro financeiro do negócio. O gestor financeiro é responsável por todos os aspectos que envolvem as finanças do negócio, tendo que estar constantemente atualizando a sua formação e apresentar características pessoais essenciais para exercer este cargo como a responsabilidade e a habilidade para gerir pessoas e trabalhar em ambientes estressantes.

Quais São as Funções do Gestor Financeiro

O gestor financeiro trabalha diretamente no planejamento das finanças de uma empresa. Este profissional tem a responsabilidade de organizar, captar e aplicar os recursos da sua companhia.

Um gestor financeiro também tem de fazer a análise dos demonstrativos contábeis e créditos, além de realizar uma avaliação do abastecimento de estoques e observar os fluxos de caixa e faturamentos. Veja a seguir detalhadamente quais são as funções do gestor financeiro.

1- Aumentar o Valor do Patrimônio Líquido da Empresa

funções gestor financeiroEntre as principais funções de um gestor financeiro está aumentar o valor do patrimônio líquido da empresa ao gerar lucro líquido através das atividades operacionais que a organização pratica.

Para que isso seja viável, o profissional desta área tem à sua disposição um sistema de informações gerenciais que permite a ele conhecer e analisar a situação financeira em que o negócio se encontra para que possa tomar decisões gerenciais mais apropriadas, visando ampliar os resultados financeiros.

2- Fazer Análise de Mercado

O profissional que trabalha como gestor financeiro de uma empresa deve fazer uma análise de mercado, desenvolver e propor alterações que reflitam positivamente no desempenho econômico da empresa.

Por isso, o gestor financeiro também pode ocupar os cargos de consultor, analista, assistente ou assessor do mercado financeiro. O campo para a atuação deste profissional é bem amplo, indo desde os departamentos financeiros de companhias até as corretoras de valores e organizações financeiras. Também é possível trabalhar como autônomo, atuando como consultor.

3- Responsabilidade Sob Transações

O gestor financeiro tem como responsabilidade cuidar das atividades cotidianas dentro da área de finanças como, por exemplo, contas a receber e a pagar, tudo que diz respeito às rotinas fiscais, geração de notas, contabilização de documentos e relatórios fiscais.

Ao atuar executando estas atividades de cunho repetitivo, o gestor financeiro está em busca do menor custo possível através de uma eficiência maior.

4- Fazer o Controle Financeiro

Uma das atividades de responsabilidade do gestor financeiro é fazer o controle das finanças da empresa, tendo como finalidade certificar-se de que os objetivos e as metas da organização estão sendo atingidos com um grau aceitável de risco.

O gestor financeiro também faz relatórios de performance, procedimentos, normas, orçamento e auditoria interna,  visando diminuir os riscos para as finanças e para a companhia como um todo.

5- Ajudar na Tomada de Decisões

Cada vez mais o gestor financeiro exerce uma função estratégica dentro das empresas. Este profissional atua com a responsabilidade de melhorar o processo de tomada de decisão dos gestores, gerando valor para os acionistas e para o próprio processo.

O gestor financeiro precisa se posicionar por meio de uma abordagem racional, não se esquecer de humanizar os dados financeiros, uma vez que uma organização é composta por pessoas. Atualmente, a estratégia na área financeira se tornou fundamental para as companhias, fazendo com que o gestor não atue somente neste setor, mas também passe a ajudar na tomada de decisão de todas as áreas.

Habilidades Necessárias Para Ser Um Bom Gestor Financeiro

Para ser um bom gestor financeiro não basta apenas ter formação na área, você também deve apresentar as habilidades necessárias para ser um profissional de destaque. Saiba abaixo quais são os aspectos comportamentais exigidos para um gestor financeiro:

1- Trabalhar em Equipe

Conforme já foi dito, a atuação do gestor financeiro abrange outras áreas que estão relacionadas às suas funções, logo, este profissional deve estar preparado para trabalhar em equipe e também para fazer a gestão e formação de talentos, lapidando os demais profissionais de acordo com as necessidades da organização.

2- Inovação

O mercado financeiro é dinâmico, por isso o gestor financeiro de uma empresa também deve ser inquieto, estar sempre se atualizando e ter capacidade de inovação, visando desafiar o status dos processos e sistemas para prover eficácia operacional.

3- Disciplina Para Planejamento e Controlar

Entre as atividades de máxima importância dentro da área financeira exercidas pelo gestor estão o planejamento e o controle das finanças, e, para que elas sejam colocadas em prática, é necessário que o profissional apresente muita disciplina para comandar estes processos, evitando ao máximo possível de erros.

4- Foco no Resultado

gestor financeiro resultadosO trabalho do gestor financeiro produz informações importantes para os outros setores dentro da empresa. Por isso, para que os resultados obtidos estejam corretos e ajudem no desenvolvimento de outras atividades é preciso que o profissional tenha foco no resultado e nos métodos que utiliza para alcançá-los.

5- Boa Comunicação

Por fim, para ser um bom gestor financeiro também é necessário ter uma boa comunicação, especialmente porque este profissional precisa se relacionar com pessoas da sua área e de outros setores. É indispensável desenvolver o poder de se comunicar de maneira clara e persuasiva dentro e fora do setor financeiro.

Quer se tornar um gestor financeiro? Agora você já sabe o que faz, comente!

FIQUE ATUALIZADO!

Receba Sacadas de Negócios Diretamente no Seu E-mail!

DEIXE UMA RESPOSTA