O que é brainstorming



O que é brainstormingBrainstorming, em inglês, significa “tempestade de ideias”. Em uma visão prática, essa tempestade de ideias representa uma metodologia ou técnica aplicada para reuniões empresariais que tenham como objetivo encontrar a solução para determinados problemas que a empresa enfrenta.

A ideia do brainstorming é que todos os convocados para a reunião estejam empenhados em apresentar uma solução viável para resolução de problemas.




O brainstorming é viável também quando existe a necessidade de formular soluções, de elaboração de um projeto e etc.

Funções do brainstorming

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 5 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

O brainstorming é utilizado sempre que necessário para buscar soluções de forma criativa para problemas que envolvem mais de uma pessoa para apresentação de resultados. Mas, nem sempre a participação ativa das pessoas é por livre e espontânea vontade, e o brainstorming se torna uma solução para a apresentação dinâmica de ideias.

É um incentivo para que a equipe participe e colabore desse mecanismo de conjunto de decisões. A técnica é, portanto, frequentemente utilizada quando é necessário:

  • A resolução de problemas e conflitos;
  • Na formação de equipes de trabalho.

Brainstorming tem a tarefa de iniciar uma discussão para apresentação de soluções que sejam viáveis, com soluções alternativas e análise de impactos.

E é função dos coordenadores que toda a equipe participe e que seja estimulada a participação de todos os integrantes, estimulando o envolvimento e a criatividade.




Etapas do brainstorming

A primeira etapa é o apontamento de um problema, porque se existe um problema existe também a solução, e essa solução é o objeto de trabalho do brainstorming. Nesse aspecto a reunião deve levantar o problema, a discussão e as soluções prováveis.

O brainstorming deve gerar ideias, e nesse processo são escolhidas as melhores ideias.

Depois da apresentação de todas as ideias sem que haja críticas ou censuras que limitem o processo de apresentação de ideias, devem ser escolhidas as melhores ideias, e assim devem ser encontradas as hipóteses principais para a apresentação de ideias.

Princípios do brainstorming

Para que o brainstorming tenha um desenvolvimento eficiente é necessário que existam duas proposições:

Que sejam evitados julgamentos preconcebidos e imediatos das ideais que forem geradas e etc. Assim os julgamentos e censura de ideias, faz com que haja inibição e assim todo o processo fica limitado e pelo caminho.

Outro principio é a participação ativa e espontânea, essa participação não deve ser forçada e deve ser para que haja uma participação ativa e ideias geradas em qualidade e quantidade.

A criatividade deve ser incentivada e só depois é que se deve ocorrer um trabalho de aceitação ou rejeição de ideias.

Quando a análise das ideias é deixada para depois, pode surgir uma segunda opinião ou outras ideias, evitando que se conclua ou que sejam decididas soluções de forma precipitada.

Dessa forma, a decisão será mais bem pensada e de forma atualizada poderá ser mais acertada.

No processo de geração de ideias, o único trabalho a ser realizado são as anotações das ideias, deixando para segundo plano, as decisões e análises, portanto, até que se julguem todas as ideias são iguais.

Outro princípio consiste em que quanto maior o número de ideias geradas, maior a possibilidade de se encontrar uma boa ideia.

O raciocínio do brainstorming é não limitar a apresentação de ideias, sendo uma ideia que não seja tão boa pode levar a uma ideia boa, e uma ideia aparentemente ruim pode ser depois considerada uma grande ideia,

Por isso, todas as ideias, sem exceção, devem ser colocadas no papel para posterior avaliação.

Principais regras do brainstorming

As regras do brainstorming são as seguintes:

  • As críticas devem ser rejeitadas, inicialmente só o que deve existir é a apresentação de ideias, deixando os comentários para depois;
  • As opiniões devem ficar para segundo plano e assim, posteriormente é que devem ser apresentadas as ideias.

Se não existir um cumprimento dessa regra, o que acontecerá é que as ideias poderão ser limitadas a ponto de se contar com um número limitado de ideias, sendo que no brainstorming a quantidade é um aspecto bem importante.

As seções de brainstorming devem possuir foco, o que deve ser limitado são os julgamentos preconcebidos, mas o foco do problema a ser resolvido deve ser mantido, de forma que não exista a apresentação de vários problemas. Devem ser focados os problemas que merecem pauta para posterior resolução.

O fator criatividade no brainstorming

A criatividade é essencial no processo de brainstorming, pois parte do princípio de que qualquer ideia pode ser aceita e trabalhada, com este princípio o que será incentivado será a criatividade e não a repressão e o medo.

O brainstorming, portanto adota as técnicas e princípios de uma administração participativa e moderna, que busca integração e o envolvimento de todos os colaboradores.

O que não pode haver no brainstorming

O brainstorming é uma reunião que busca a apresentação de ideias sem julgamentos preconcebidos, que limitam a apresentação de ideias.

Não pode haver também o jogo de empurra-empurra, todos podem participar e dar opiniões, mesmo que o problema não pertença ao departamento do colaborador, coisas do tipo “não é da minha alçada” devem ser descartadas.

Outra coisa que não deve haver na reunião de brainstorming são acusações do tipo “isso não vai dar certo por culpa do departamento de compras que não é eficiente”. Isso não pode ocorrer, pois pode disseminar discussões e conflitos, ao invés de apresentação de ideias.

Como deve ser a reunião de brainstorming

A reunião de brainstorming deve ser orientada, de forma que as ideias apresentadas tenham foco e não fuja do assunto, devendo a reunião ser conduzida para apresentação de hipóteses de soluções.

O condutor da reunião deve reprimir críticas, julgamentos, interrupções sem foco e incentivar a criatividade e participação, visando ao número de ideias geradas.

A quantidade de ideias geradas é muito importante, pois em uma pequena amostra de ideias é mais difícil para trabalhar e encontrar uma solução.

Como deve ser a técnica do brainstorming

O brainstorming é uma técnica que deve ser aplicada com uma combinação, refinamento de ideias e associação. Pois, deve haver uma construção de ideias a serem trabalhadas posteriormente.

Passos para realização da reunião de brainstorming

  • Desenvolvimento do enunciado com o foco do problema, falar dos elementos dos problemas, ou seja, das consequências;
  • Resuma os problemas em quadro que pode ser a espinha de peixe ou diagrama de causas e efeitos;
  • Relembre as regras de participação do brainstorming;
  • A participação deve ser de acordo com o levantar de mãos dos participantes;
  • A reunião deve ser dinâmica e não deve durar mais do que 30 minutos;
  • E todas as ideias devem ser anotadas para posterior avaliação.

Por isso, a reunião deve haver os participantes, o condutor e uma pessoa para anotar as ideias.

Para não haver conflitos no momento de escolha de ideias, deve haver um grupo para participação na reunião e outro grupo para avaliação das melhores ideias, este grupo deve ser menor e com maior poder de decisão.

Uma reunião de brainstorming deve ser utilizada quando existe um problema em aberto para ser solucionado, e para este problema existe um número x de possíveis soluções, com um trabalho de avalição de todas as ideias até serem encontradas as melhores ideias.




FIQUE ATUALIZADO!

Receba Sacadas de Negócios Diretamente no Seu E-mail!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here