Marketing de Serviços: 8 ps do Marketing e Como Utilizar



Marketing de ServicosO marketing de serviços se faz cada vez mais necessário em um mercado extremamente concorrido. Você tem um negócio que está perdendo clientes? Essa situação pode estar acontecendo porque a sua empresa não está usando o marketing de serviços corretamente, o qual consiste em identificar as demandas e necessidades dos clientes e posteriormente trabalhar para atendê-las.

Pode-se dizer que o marketing de serviços envolve todo o processo de vendas de uma empresa, estudando desde as características do seu público-alvo até as melhores formas de oferecer o seu produto.




O marketing de serviços é composto por etapas, que são fundamentais para otimizar as vendas e melhorar a relação com o consumidor. Quer aprender tudo sobre o marketing de serviços? Confira abaixo:

O Que é Marketing de Serviços

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O marketing de serviços pode ser definido como um conjunto de ações que tem o objetivo de investigar, captar e dar assistência para os demandantes, ou seja, para os clientes.

Depois da identificação das necessidades do público-alvo, o marketing de serviços também inclui a realização de análise, planejamento, implementação e controle das carências dos clientes, tendo como meta permanente aumentar a lucratividade e a qualidade dos serviços e produtos disponibilizados.

Basicamente, pode-se dizer que o marketing de serviços está diretamente ligado a todo o processo de comunicação da empresa com o cliente e de posicionamento no mercado, uma vez que está envolvido nas vendas e conquista do cliente, esta realizada de uma forma que diferencia a marca de maneira positiva em relação aos seus concorrentes.

Hoje, o marketing de serviços é aplicado nas empresas de forma integrada em todas as etapas dos processos de venda e em todas as suas áreas. Dessa maneira, torna-se possível mensurar os resultados obtidos financeiramente, ganhos e crescimento da marca devido às ações aplicadas.




Também, tem-se uma série de indicadores e métricas para avaliar como está o desempenho das campanhas de marketing de serviço, descobrindo o custo por cliente, autoridade da marca e até mesmo criar projeções de ganhos x custo.

Qual é a Importância do Marketing de Serviços

O marketing de serviços consiste em identificar as necessidades e comportamento do cliente, o que é de suma importância para que as empresas tomem decisões corretas e consigam obter os resultados desejados nas atividades que praticam.

Também, é importante considerar que uma das principais premissas de um trabalho bem executado é conhecer profundamente o público que deve ser atingindo, identificando as expectativas envolvidas para supri-las e oferecer algo a mais para se destacar no mercado, saindo na frente da concorrência.

Vale ressaltar, o marketing de serviços não é apenas “conhecer o público-alvo”, mas sim desenvolver todo um sistema estratégico que vai desde o desenvolvimento do produto, preço, diferenciais até a entrega. Ou seja, é bem mais abrangente!

Como Se Aplica o Marketing de Serviços na Empresa

O marketing de serviços é estruturado a partir do método dos 8 P’s, que são as ferramentas que disponibilizam toda a base para que a empresa possa conhecer quais são as necessidades do seu público-alvo e, posteriormente, trabalhe para atendê-las. Veja a seguir como se aplica o marketing de serviços:

1- Marketing de Serviços – Produto

Antes de qualquer coisa, a empresa deve definir o produto que irá entregar no serviço que oferece. É necessário que o conceito de produtos em serviços esteja muito bem definido no marketing do negócio.

Normalmente, os produtos e serviços possuem a mesma finalidade, que é garantir a satisfação dos clientes e agregar valor. É importante entender que na prestação de serviços o produto é considerado algo abstrato e deve ser trabalhado dessa forma.

2- Preço

A relação de preços entre os serviços e produtos é considerada bastante diferente. Um exemplo são os serviços que têm mais custos fixos do que variáveis a serem repassados para o público consumidor. Também, pode-se citar o caso em que os preços praticados por diferentes empresas não são iguais.

Por isso, é necessário para determinar o preço dos seus serviços é fazer um estudo minucioso do custo de produção, do que a concorrência está praticando no mercado e o quanto o seu público pode pagar de acordo com a sua renda.

Lembre-se que o preço está interligado ao valor agregado ao seu produto/serviço. Caso o seu serviço seja percebido como de alto valor, ou seja, acrescente muito na vida da pessoa, é possível ter um preço mais elevado.

É o caso, por exemplo, de um serviço de coaching em relacionamento. Para aquela pessoa, relacionar-se bem e encontrar uma “companheira” pode ter um valor agregado muito alto, o que a motiva pagar mais pelo serviço.

3- Praça

A praça também faz parte do marketing de serviços, que consiste em como distribuir os produtos/serviços e, consequentemente, na distribuição de custos fixos. A empresa deve compreender que ao disponibilizar o serviço é necessário apresentar o máximo de eficiência no momento em que o cliente necessita, uma vez que a prestação de serviço é inatingível, não tem como estocar, sendo necessário se planejar com antecedência.

4- Marketing de Serviços – Promoção

A promoção de serviços é muito importante para construir a relação entre a empresa e o público-alvo. Este processo deve ser feito por meio de uma comunicação mais pessoal e interativa, permitindo que o público também participe dos diálogos propostos pelo negócio.

Um erro comum é confundir promoção de serviços com desconto. A promoção vem do verbo promover, ou seja, é a forma que você irá divulga-lo e fazer com que as pessoas se interessem em adquirí-lo.

Mesmo que a comunicação seja realizada através dos meios de massa é recomendado incluir o depoimento dos clientes satisfeitos com o seu serviço, fazendo com que ele também seja propagado por indicação.

5- Pessoas

O marketing de serviços inclui as pessoas responsáveis por entregar o produto prestado pela empresa. Todos que fazem parte da prestação de serviço são chamadas de pessoas, pois diferente dos produtos, na venda de serviços a matéria-prima é a mão de obra.

Sendo assim, a empresa deve treinar, capacitar e formar os seus funcionários, tendo como foco promover o bom atendimento dos clientes permanentemente.

6- Marketing de Serviços – Processos

Os processos do marketing de serviços evidenciam todos os fluxos de trabalho, métodos e práticas que devem ser aplicadas na prestação de serviços. Nessa etapa, a empresa deve estudar todos os processos que envolvem a prestação de serviço, identificando quais são os seus pontos positivos e negativos, o que permite corrigir os erros e trabalhar para garantir a satisfação dos consumidores.

7- Produtividade e Qualidade

A produtividade e qualidade são fatores essenciais para que um empreendimento seja bem sucedido. Por isso, o marketing de serviços prevê o controle da produtividade e qualidade dos serviços prestados pela empresa.

Tem-se que averiguar se a produção está sendo realizada de acordo com o planejado e se está dando conta de atender as necessidades dos clientes, deixando-os satisfeitos.

8- Perfil

No marketing de serviços, o perfil de refere ao local, forma e como o serviço é desenvolvido. Sendo assim, o perfil incluiu o layout dos prontos comerciais, tipo de atendimento, valores da marca, ambiente na internet até cartões de visita.

Estas características devem ser avaliadas constantemente para que a experiência do cliente seja o mais satisfatória possível quando procura pela sua empresa.

Pronto para começar a fazer marketing de serviços na sua empresa e aumentar suas vendas? Comente!




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