Marketing de Serviços: 8 ps do Marketing e Como Utilizar



Marketing de Serviços: 8 ps do Marketing e Como UtilizarO marketing de serviços se faz cada vez mais necessário em um mercado extremamente concorrido. Você tem um negócio que está perdendo clientes? Essa situação pode estar acontecendo porque a sua empresa não está usando o marketing de serviços corretamente, o qual consiste em identificar as demandas e necessidades dos clientes e posteriormente trabalhar para atendê-las.

Pode-se dizer que o marketing de serviços envolve todo o processo de vendas de uma empresa, estudando desde as características do seu público-alvo até as melhores formas de oferecer o seu produto.




O marketing de serviços é composto por etapas, que são fundamentais para otimizar as vendas e melhorar a relação com o consumidor. Quer aprender tudo sobre o marketing de serviços? Confira abaixo:

O Que é Marketing de Serviços

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O marketing de serviços pode ser definido como um conjunto de ações que tem o objetivo de investigar, captar e dar assistência para os demandantes, ou seja, para os clientes.

Depois da identificação das necessidades do público-alvo, o marketing de serviços também inclui a realização de análise, planejamento, implementação e controle das carências dos clientes, tendo como meta permanente aumentar a lucratividade e a qualidade dos serviços e produtos disponibilizados.

Basicamente, pode-se dizer que o marketing de serviços está diretamente ligado a todo o processo de comunicação da empresa com o cliente e de posicionamento no mercado, uma vez que está envolvido nas vendas e conquista do cliente, esta realizada de uma forma que diferencia a marca de maneira positiva em relação aos seus concorrentes.

Hoje, o marketing de serviços é aplicado nas empresas de forma integrada em todas as etapas dos processos de venda e em todas as suas áreas. Dessa maneira, torna-se possível mensurar os resultados obtidos financeiramente, ganhos e crescimento da marca devido às ações aplicadas.




Também, tem-se uma série de indicadores e métricas para avaliar como está o desempenho das campanhas de marketing de serviço, descobrindo o custo por cliente, autoridade da marca e até mesmo criar projeções de ganhos x custo.

Qual é a Importância do Marketing de Serviços

O marketing de serviços consiste em identificar as necessidades e comportamento do cliente, o que é de suma importância para que as empresas tomem decisões corretas e consigam obter os resultados desejados nas atividades que praticam.

Também, é importante considerar que uma das principais premissas de um trabalho bem executado é conhecer profundamente o público que deve ser atingindo, identificando as expectativas envolvidas para supri-las e oferecer algo a mais para se destacar no mercado, saindo na frente da concorrência.

Vale ressaltar, o marketing de serviços não é apenas “conhecer o público-alvo”, mas sim desenvolver todo um sistema estratégico que vai desde o desenvolvimento do produto, preço, diferenciais até a entrega. Ou seja, é bem mais abrangente!

Como Se Aplica o Marketing de Serviços na Empresa

O marketing de serviços é estruturado a partir do método dos 8 P’s, que são as ferramentas que disponibilizam toda a base para que a empresa possa conhecer quais são as necessidades do seu público-alvo e, posteriormente, trabalhe para atendê-las. Veja a seguir como se aplica o marketing de serviços:

1- Marketing de Serviços – Produto

Antes de qualquer coisa, a empresa deve definir o produto que irá entregar no serviço que oferece. É necessário que o conceito de produtos em serviços esteja muito bem definido no marketing do negócio.

Normalmente, os produtos e serviços possuem a mesma finalidade, que é garantir a satisfação dos clientes e agregar valor. É importante entender que na prestação de serviços o produto é considerado algo abstrato e deve ser trabalhado dessa forma.

2- Preço

A relação de preços entre os serviços e produtos é considerada bastante diferente. Um exemplo são os serviços que têm mais custos fixos do que variáveis a serem repassados para o público consumidor. Também, pode-se citar o caso em que os preços praticados por diferentes empresas não são iguais.

Por isso, é necessário para determinar o preço dos seus serviços é fazer um estudo minucioso do custo de produção, do que a concorrência está praticando no mercado e o quanto o seu público pode pagar de acordo com a sua renda.

Lembre-se que o preço está interligado ao valor agregado ao seu produto/serviço. Caso o seu serviço seja percebido como de alto valor, ou seja, acrescente muito na vida da pessoa, é possível ter um preço mais elevado.

É o caso, por exemplo, de um serviço de coaching em relacionamento. Para aquela pessoa, relacionar-se bem e encontrar uma “companheira” pode ter um valor agregado muito alto, o que a motiva pagar mais pelo serviço.

3- Praça

A praça também faz parte do marketing de serviços, que consiste em como distribuir os produtos/serviços e, consequentemente, na distribuição de custos fixos. A empresa deve compreender que ao disponibilizar o serviço é necessário apresentar o máximo de eficiência no momento em que o cliente necessita, uma vez que a prestação de serviço é inatingível, não tem como estocar, sendo necessário se planejar com antecedência.

4- Marketing de Serviços – Promoção

A promoção de serviços é muito importante para construir a relação entre a empresa e o público-alvo. Este processo deve ser feito por meio de uma comunicação mais pessoal e interativa, permitindo que o público também participe dos diálogos propostos pelo negócio.

Um erro comum é confundir promoção de serviços com desconto. A promoção vem do verbo promover, ou seja, é a forma que você irá divulga-lo e fazer com que as pessoas se interessem em adquirí-lo.

Mesmo que a comunicação seja realizada através dos meios de massa é recomendado incluir o depoimento dos clientes satisfeitos com o seu serviço, fazendo com que ele também seja propagado por indicação.

5- Pessoas

O marketing de serviços inclui as pessoas responsáveis por entregar o produto prestado pela empresa. Todos que fazem parte da prestação de serviço são chamadas de pessoas, pois diferente dos produtos, na venda de serviços a matéria-prima é a mão de obra.

Sendo assim, a empresa deve treinar, capacitar e formar os seus funcionários, tendo como foco promover o bom atendimento dos clientes permanentemente.

6- Marketing de Serviços – Processos

Os processos do marketing de serviços evidenciam todos os fluxos de trabalho, métodos e práticas que devem ser aplicadas na prestação de serviços. Nessa etapa, a empresa deve estudar todos os processos que envolvem a prestação de serviço, identificando quais são os seus pontos positivos e negativos, o que permite corrigir os erros e trabalhar para garantir a satisfação dos consumidores.

7- Produtividade e Qualidade

A produtividade e qualidade são fatores essenciais para que um empreendimento seja bem sucedido. Por isso, o marketing de serviços prevê o controle da produtividade e qualidade dos serviços prestados pela empresa.

Tem-se que averiguar se a produção está sendo realizada de acordo com o planejado e se está dando conta de atender as necessidades dos clientes, deixando-os satisfeitos.

8- Perfil

No marketing de serviços, o perfil de refere ao local, forma e como o serviço é desenvolvido. Sendo assim, o perfil incluiu o layout dos prontos comerciais, tipo de atendimento, valores da marca, ambiente na internet até cartões de visita.

Estas características devem ser avaliadas constantemente para que a experiência do cliente seja o mais satisfatória possível quando procura pela sua empresa.

Pronto para começar a fazer marketing de serviços na sua empresa e aumentar suas vendas? Comente!




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