EndomarketingComunicação, desenvolvimento e marketing interno essas são as equações infalíveis para o endomarketing. A comunicação empresarial nunca foi tão intensa e rapidamente a imagem da empresa é disseminada, seja no aspecto mercadológico e até trabalhista.

A função do endomarketing é melhorar a comunicação através de técnicas de marketing e Recursos Humanos.

Para ser mais específico o endomarketing é o marketing voltado para dentro, de forma a encontrar integração entre colaboradores, empresa e cliente, afinal o primeiro cliente para o produto ou serviço é o próprio colaborador, pois é aquele que precisa acreditar no produto ou serviço.

Este produto ou serviço deve ser vendido primeiro para o cliente, pois é o primeiro que deve ser convencido e iniciar assim uma eficiente propaganda boca a boca, neste aspecto o endomarketing é também um mecanismo de estratégia.

O que aproxima o marketing dos Recursos Humanos é justamente o endomarketing, pois se utiliza das ferramentas do marketing para solucionar problemas de comunicação e informação na empresa e, problemas como integração e conscientização sobre questões que devem  ser resolvidas.

A atuação do endomarketing não é complexa como se imagina, mas resolve questões de comunicação na empresa que é um sistema complexo, daí a importância de se implantar um sistema de endomarketing.

Para o endomarketing alcançar seus objetivos, deve-se fazer o uso da divulgação, propaganda e outros mecanismos de marketing. A aplicação dos mecanismos de endomarketing devem ser tal que sugira uma abordagem de sucesso, fazendo com que os colaboradores sintam que suas necessidades e que seus anseios estão sendo atendidos.

Além disso, um endomarketing bem sucedido vence barreiras de comunicação entre departamentos, cria sinergia e ajuda a empresa a organizar projetos que devem ter a adesão de todos os colaboradores como nos projetos de qualidade.

Funções do endomarketing

O endomarketing tem diversas funções, vejamos abaixo:

-Imagem corporativa: uma das funções principais do endomarketing é criar uma imgem positiva da empresa para o público interno, disseminar e esclarecer para o clientes interno qual a missão da empresa, visão e objetivos, além disso, tem também a função de esclarecer a estratégia da empresa para todos os membros.

-Motivação: o endomarketing tem também a função primordial de incentivar os colaboradores através de programas de motivação. Ações de endomarketing para motivação devem ser aquelas que aumentam a integração e que com criatividade passa a imagem de que a alta administração se preocupa com a as necessidades, e têm o desejo de conhecer os seus colaboradores. Muitas dessas ações são o café e almoço com o presidente.

-Qualidade de vida: as ações de endomarketing devem ser aquelas que promovem a qualidade de vida, conscientizando os colaboradores sobre a importância dos cuidados com a saúde como prática de exercícios físicos, prevenão e outras medidas para obtenção de uma vida mais saudável.

Outra ação para a qualidade de vida dos colaboradores são ações como prática de esportes nos fins de semana, pode haver a organização de times, piqueniques com as famílias dos colaboradores e ainda ginástica laboral no próprio ambiente de trabalho.

Todas essas ações devem visar não a entrada na vida particular dos colaboradores, mas como forma de integração e gestão participativa.

-Informação: o endomarketing tem também  a função de informar a todos da empresa sobre medidas que serão tomadas pela empresa em caráter de reestruturação, melhoria de processos, mudanças na gestão operacional e de Recursos Humanos.

Informar é sempre importante, pois acaba com as dúvidas que podem surgir na empresa e gerar conflitos quando muitas questões não são esclarecidas gerando dúvidas.

A informação pode ser útil também quando a empresa decide implantar novas tecnologias e disseminação de treinamentos, como também a importância sobre treinamentos para utilização de novas tecnologias e processos.

Clima organizacional

Uma das funções do endomarketing é promover um clima organizacional mais unânime, participativo, integrando e que vença conflitos que são prejudiciais para as empresas.

A promoção de um ambiente igualitário é o que se almeja com o endomarketing, para que todos os colaboradores se sintam essenciais e contribuintes.

Muito se defende por um ambiente melhor de trabalho, mas um ambiente propício para a produtividade envolve um esforço contínuo e o uso de mecanismos, mas um desses mecanismos é o endomarketing.

Métodos do endomarketing

Antes de iniciar qualquer ação de endomarketing é necessário a realização de uma pesquisa básica que dê o diagnóstico da empresa. Este diagnóstico será para avaliar como a empresa está agindo com os seus colaboradores.

Na pesquisa deve constar os aspectos de gestão e também deve revelar como anda os aspectos e resultados da gestão empregada pela empresa. Aspectos como supervisão, gerência, capacidade de gestão dos gestores e etc.

-Salários e benefícios: avalia–se a remuneração, o salário fixo mais os benefícios oferecidas pela empresa é considerada justa para os colaboradores e ainda se é competitiva e capaz de motivar e, ainda ser alinhada a uma gestão de resultados.

-Valorização dos colaboradores: requer saber através desse critério de pesquisa se os colaboradores estão satisfeitos com a administração da empresa, se sentem valorizados, se existe ações que valorizam os colaboradores.

-Comunicação interna: como a comunicação é realizada entre os colaboradores, quais os meios que a empresa utiliza para comunicar suas decisões e se estes meios são eficientes.

-Integração dos departamentos da empresa: essa pesquisa é muito importante, pois uma empresa de sucesso possui departamentos que se integram, que se comunicam e qual o grau de divergências e conflitos de interesse.

-Treinamento e desenvolvimento da carreira: pesquisa realizada para diagnosticar como estão os resultados de treinamentos e programas de desenvolvimento da carreira implantados na empresa.

Esta pesquisa é benéfica para avaliar se o treinamento está sendo útil e obtendo bons resultados no dia a dia da empresa e, se a empresa emprega um sistema de treinamento estratégico capaz de obter a satisfação dos colaboradores e mudanças efetivas na empresa.

-Condições de trabalho: o desempenho da empresa reflete  nas condições de trabalho, se as instalações são adequadas, a estrutura física, se há medidas para prevenção de acidentes e outros.

Sem boas condições de trabalho, toda a ação de marketing interno perde o valor, pois a primeira ação de endomarketing é valorização dos colaboradores que devem estar voltadas para as condições de trabalho modificando o que for necessário.

-A participação dos colaboradores: o grau de participação dos colaboradores nas decisões que interessam diretamente a eles como remuneração, políticas de RH, novas tecnologias, mudanças operacionais e algo que deve ser medido e analisado, pois são os colaboradores os maiores interessados nessas mudanças.

-Pesquisa sobre a Imagem da empresa: uma pesquisa realizada sobre a opinião dos colaboradores, é sobre a imagem da empresa e se é de estrita importância, pois a partir da pesquisa pode-se tomar as providências cabíveis para a melhoria da imagem das empresas.

Sendo que a imagem da empresa deve ser sempre trabalhada de forma que os colaboradores sempre identifiquem qual a visão, missão e objetivos da empresa e como essas questões refletem o trabalho que é exercido por eles.

Ferramentas empregadas no endomarketing

Daremos alguns exemplos de mecanismos de endomarketing diante das necessidades da empresa por um sistema de comunicação interna.

A comunicação interna é um dos processos mais importantes para geração de ideias, disseminação de projeto e integração de todo o corpo corporativo em um mesmo objetivo e, com o advento da tecnologia da informação é possível utilizar meios como jornais internos, jornais em vídeo, rodadas de negócios internas e outras ações que dependerão da criatividade da empresa.

As rodadas de negócios interna funcionam da seguinte forma: cada departamento apresenta para os demais seus produtos e serviços com exposições, vídeos e outros recursos.

Todas as medidas de endomarketing são bem vindas para o ambiente corporativo, que para antes de conquistar um mercado orientado para o cliente, deve-se conquistar o cliente interno e assim obter excelência nos produtos e serviços oferecidos através de um time integrado, participativo e motivado num ambiente de trabalho que realmente  valoriza os colaboradores.

Dicas da Casa da Consultoria

Se você não domina todas as faces de um novo negócio, nunca, mas nunca mesmo, comece o mesmo sem a assessoria de um bom profissional. Não faça a sua empresa de cobaia. Você tem que ser bom só naquilo que faz todo dia. Para tudo que é eventual, como um plano de negócio ou um plano estratégico, chame quem faz todo dia. Lembre-se, cada macaco no seu galho. Além disso, conversar com um bom consultor e orçar os serviços dele não vai custar nada e já vai te dar muita informação. Saiba mais.
Sou Andrea Alexandre dos Santos, Administradora, já participei de projetos voltados para a área de educação, informática, consultoria, gestão e empreendedorismo.

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