Gestão estratégica

Gestão estratégicaMuito se fala a respeito de estratégias e de gestão estratégica, mas muitos se perdem quanto ao conceito real de estratégia. Antes de saber realmente como fazer esta gestão estratégica dar certo em uma empresa é bom conhecer do que se trata a palavra estratégia, que nem sempre é bem utilizada no mundo dos negócios.

Estratégia é um conjunto de passos para a concretização de um objetivo pré-definido. A estratégia é uma ação, muito embora a sua concepção seja de ordem intelectual e tem aplicação prática desde os primórdios no mundo militar e no mundo dos esportes.

Ao exemplo do que ocorre no militarismo, a gestão estratégica foi levada ao mundo dos negócios. Dessa forma, as empresas praticam a estratégia a partir do planejamento estratégico.

O planejamento estratégico é um processo de formulação de etapas para execução tática e operacional, a fim de concretizar objetivos em longo prazo. Entender como funciona este planejamento e suas possíveis divisões tornam a gestão estratégia muito mais fácil.

Planejamento tático

O planejamento tático é aquele que aborda a execução de passos para uma solução em médio prazo e deve abordar cada unidade de forma separada, com processos que são menos genéricos e mais detalhados.

Na estratégia de desenvolvimento de produtos, o planejamento tático estará relacionado à estratégia de aquisições.

Planejamento operacional

O planejamento operacional, como o próprio nome sugere, está relacionado à fração de operações e atividades em geral. Portanto, a gestão estratégica abrange o planejamento tático e operacional, que devem ser trabalhados em conjunto para que haja o sucesso da empresa e desta gestão.

Para elaboração de um plano estratégico de implementação de ações necessárias à concretização dos objetivos empresariais, devem fazer o devido acompanhamento e gerenciamento de todas as ações e passos a serem executados.

Entre os passos estão: o diagnóstico estratégico e a ação ou prontidão estratégica.

-Diagnóstico estratégico: é um passo importante com levantamento de informações como a capacidade da empresa em acompanhar tendências, ser competitiva e estar preparada para possíveis mudanças e adaptações.

-Ações estratégicas: é objetivo de toda empresa se manter no mercado e evoluir, mas para isso é necessário estratégia com ações que norteiam as necessidades da empresa em crescer, evoluir tecnologicamente e expandir trabalhando com excelência e outros.

A gestão estratégica poderá nortear diversas atividades e mobiliar vários departamentos: Recursos Humanos, finanças, auditoria, produção, marketing, vendas e muitos outros que estão ligados e são importantes dentro de uma organização.


Estratégia é um processo contínuo, pois ao iniciar suas atividades as empresas experimentam estratégias para vendas e participação de mercado e, ao longo do tempo pode existir estratégias para expansão de vendas, ampliação de unidades e outras ações.

Orientação estratégica

As empresas que têm visão estratégica são aquelas que priorizam o sucesso em longo prazo e por isso analisam os pontos fortes e fracos da empresa, como também as ameaças externas como concorrência, política legal e etc. As oportunidades serão o que definirão o negócio e as decisões importantes a serem tomadas quanto ao negócio hoje e em relação ao futuro.

Portanto, as oportunidades como as ameaças pertencem ao ambiente externo e são independentes da vontade empresarial, mas direciona formulações estratégicas com planos e programas específicos.

O que demanda também é o controle das fases de execução estratégica e avaliação de resultados. Não adianta simplesmente ter uma gestão estratégica eficaz se não poderá saber se está mesmo dando resultados para empresa.

FIQUE ATUALIZADO!

Receba Sacadas de Negócios Diretamente no Seu E-mail!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here