Gestão do tempoO que é gestão do tempo? A primeira atitude para aqueles que pretendem gerir de forma mais eficiente seu tempo é acreditar no seu potencial e ter objetivos concretos, daí então o que pode surgir são as oportunidades de priorizar as tarefas mais importantes e focar o que realmente interessa dedicando tempo e esforços necessários para planejar e organizar atividades para alcançar metas.

Para isso é necessário:

  • Foco – como se tratou em artigos anteriores sobre desenvolvimento pessoal e foco, manter o foco é extremamente importante para o alcance de metas e objetivos, sem que haja desvios e distrações que afaste a pessoa de seus objetivos principais.
  • Disciplina – a disciplina é fundamental para aqueles que pretendem conquistar metas e objetivos. A disciplina é importante, pois incentivam os indivíduos a obedecem horários, cumprirem prazos, se concentrar no que precisa ser realizado e etc.

A disciplina só traz bons resultados e faz com que a prática se torne em verdadeiro aprendizado, com a melhoria das atividades de acordo com exercício constante e aprimoramento que vem com o tempo despendido e dedicação.

Benefícios da gestão do tempo

Parece que cada vez mais as tarefas domésticas nos toma um maior espaço de tempo e as distrações do dia a dia faz com que nos dedicamos menos tempo para atividades que enriquecerão nossa vida profissional e intelectual, e por fim, entramos em um círculo vicioso que impede que concluamos etapas importantes de nossa trajetória profissional. Por isso, a gestão do tempo deve trazer benefícios como a não perda de tempo com distrações e tarefas que parecem intermináveis e faz com que todo o resto seja protelado.

A gestão do tempo é, portanto um melhor aproveitamento do tempo a nosso favor o que nos tornará com certeza mais produtiva. A questão, portanto, é priorizar as tarefas urgentes e se dedicar á tarefas que terão resultados em longo prazo.

Muitas vezes, não percebemos como perdemos tempo apenas “apagando incêndios” ou tratando de assuntos corriqueiros, sem se dedicar á tarefas edificadoras. Mas por que perdemos tanto tempo?

Uma das situações que faz com que o nosso tempo seja tão desperdiçado estão abaixo:

  • Interrupções – não tem jeito, interrupções sempre acontecem, principalmente para aqueles que trabalham em casa, mas podemos administrá-las de forma mais eficiente para que elas não nos atrapalhem.

Um exemplo disso são as interrupções necessárias para idas aos supermercados, para que este tipo de interrupção não atrapalhe a solução é organizar um dia fixo para fazer compras com previsão da falta de mantimentos e assim não se torna obrigatório ir ao supermercado com frequência.

  • Atitude – antes de organizar horários e cumprir compromissos, os profissionais devem saber ao certo quais os seus objetivos e metas e assim se organizar com perseverança e maior eficácia.
  • Delegar corretamente – a maioria dos trabalhadores tem a mania de achar que só eles podem realizar certas tarefas e nunca delegam para seus colegas de trabalho ou até para familiares tarefas em que podem ser auxiliados, e assim só o que conseguem é cansaço e menor produtividade.

Ideias para gerir melhor o tempo

  • Observe o tempo gasto – observe quanto tempo foi despendido em cada tarefa e reveja como este tempo pode ser encurtado.

Observe o tempo gasto com as tarefas e com projetos, como exemplo, tem-se o cálculo do tempo despendido em realização de entrevistas e o tempo para realizar um processo de seleção, dessa forma, verifica-se se o tempo gasto não poderá ser mais dinâmico e com os mesmos ou até melhores resultados.

  • Atenção aos dados – pesquisas revelam que as pessoas desorganizadas gastam mais tempo para realizar as tarefas do dia a dia e do trabalho, pois nunca sabem onde guardaram informações preciosas como números de telefone, endereços, boletos, dados pessoais de clientes e outras informações que devem estar á mãos quando necessário.
  • Planejamento rápido – uma dica valiosa para gerir bem o tempo, é organizar rapidamente o que será necessário para realização de todas as tarefas do dia. Poucas pessoas analisam o que deverá ser realizado no dia para que as tarefas sejam entregues no prazo e o que é necessário aprontar para realizar essas tarefas, ou seja, é necessário saber o que levar, qual telefonema dar, qual informação adquirir e etc.
  • Respeite seu ritmo – para gerir bem o tempo não é necessário se tornar super-herói, por isso é necessário saber em qual horário a pessoa é mais produtiva, se a pessoa é mais produtiva da tarde para noite, de nada adianta acordar muito cedo ou pode ser o contrário, para quem se cansa já ás seis da tarde, acordar cedo e dormir cedo é a dica.
  • Sobre trânsito – muitos reclamam do tempo que é perdido no trânsito, por isso é necessário comprar o imóvel bem próximo ao trabalho, e escolher também consultórios médicos que fiquem próximos do trabalho, como também cursos.
  • Se organizar para receber e-mails – para receber e-mails com eficiência é necessário dividir o tempo entre receber mensagens e respondê-las em determinado horário, do que passar o dia recebendo e respondendo e-mail. Ao administrar o recebimento de e-mails é necessário priorizar algumas mensagens como mais importantes e urgentes.
  • Organize o tempo a seu favor- tempo é como dinheiro quanto menos se desperdiça mais se tem, por isso, todo o tempo economizado pode ser utilizado para realizar cursos, entrar em uma academia, planejar uma viagem e outros.

Portanto, acredite em seu potencial e dê importância à gestão do tempo, pois “o tempo é o recurso mais escasso e, a não ser que seja gerido, nada mais pode ser gerido…” (Peter Drucker).

Dicas da Casa da Consultoria

Se existem consultores no mercado, é por que eles agregam valor às empresas. É a lei do mercado. Assim, sempre que tiver dúvidas em relação a um tema, lembre-se: a questão não é contratar ou não um consultor, mas qual contratar. Saiba mais.
Sou Andrea Alexandre dos Santos, Administradora, já participei de projetos voltados para a área de educação, informática, consultoria, gestão e empreendedorismo.

Deixe um comentário

*

captcha *