Gestão do tempoO que é gestão do tempo? A primeira atitude para aqueles que pretendem gerir de forma mais eficiente seu tempo é acreditar no seu potencial e ter objetivos concretos, daí então o que pode surgir são as oportunidades de priorizar as tarefas mais importantes e focar o que realmente interessa dedicando tempo e esforços necessários para planejar e organizar atividades para alcançar metas.

Para isso é necessário:

  • Foco – como se tratou em artigos anteriores sobre desenvolvimento pessoal e foco, manter o foco é extremamente importante para o alcance de metas e objetivos, sem que haja desvios e distrações que afaste a pessoa de seus objetivos principais.
  • Disciplina – a disciplina é fundamental para aqueles que pretendem conquistar metas e objetivos. A disciplina é importante, pois incentivam os indivíduos a obedecem horários, cumprirem prazos, se concentrar no que precisa ser realizado e etc.

A disciplina só traz bons resultados e faz com que a prática se torne em verdadeiro aprendizado, com a melhoria das atividades de acordo com exercício constante e aprimoramento que vem com o tempo despendido e dedicação.

Benefícios da gestão do tempo

Parece que cada vez mais as tarefas domésticas nos toma um maior espaço de tempo e as distrações do dia a dia faz com que nos dedicamos menos tempo para atividades que enriquecerão nossa vida profissional e intelectual, e por fim, entramos em um círculo vicioso que impede que concluamos etapas importantes de nossa trajetória profissional. Por isso, a gestão do tempo deve trazer benefícios como a não perda de tempo com distrações e tarefas que parecem intermináveis e faz com que todo o resto seja protelado.

A gestão do tempo é, portanto um melhor aproveitamento do tempo a nosso favor o que nos tornará com certeza mais produtiva. A questão, portanto, é priorizar as tarefas urgentes e se dedicar á tarefas que terão resultados em longo prazo.

Muitas vezes, não percebemos como perdemos tempo apenas “apagando incêndios” ou tratando de assuntos corriqueiros, sem se dedicar á tarefas edificadoras. Mas por que perdemos tanto tempo?

Uma das situações que faz com que o nosso tempo seja tão desperdiçado estão abaixo:

  • Interrupções – não tem jeito, interrupções sempre acontecem, principalmente para aqueles que trabalham em casa, mas podemos administrá-las de forma mais eficiente para que elas não nos atrapalhem.

Um exemplo disso são as interrupções necessárias para idas aos supermercados, para que este tipo de interrupção não atrapalhe a solução é organizar um dia fixo para fazer compras com previsão da falta de mantimentos e assim não se torna obrigatório ir ao supermercado com frequência.

  • Atitude – antes de organizar horários e cumprir compromissos, os profissionais devem saber ao certo quais os seus objetivos e metas e assim se organizar com perseverança e maior eficácia.
  • Delegar corretamente – a maioria dos trabalhadores tem a mania de achar que só eles podem realizar certas tarefas e nunca delegam para seus colegas de trabalho ou até para familiares tarefas em que podem ser auxiliados, e assim só o que conseguem é cansaço e menor produtividade.

Ideias para gerir melhor o tempo

  • Observe o tempo gasto – observe quanto tempo foi despendido em cada tarefa e reveja como este tempo pode ser encurtado.

Observe o tempo gasto com as tarefas e com projetos, como exemplo, tem-se o cálculo do tempo despendido em realização de entrevistas e o tempo para realizar um processo de seleção, dessa forma, verifica-se se o tempo gasto não poderá ser mais dinâmico e com os mesmos ou até melhores resultados.

  • Atenção aos dados – pesquisas revelam que as pessoas desorganizadas gastam mais tempo para realizar as tarefas do dia a dia e do trabalho, pois nunca sabem onde guardaram informações preciosas como números de telefone, endereços, boletos, dados pessoais de clientes e outras informações que devem estar á mãos quando necessário.
  • Planejamento rápido – uma dica valiosa para gerir bem o tempo, é organizar rapidamente o que será necessário para realização de todas as tarefas do dia. Poucas pessoas analisam o que deverá ser realizado no dia para que as tarefas sejam entregues no prazo e o que é necessário aprontar para realizar essas tarefas, ou seja, é necessário saber o que levar, qual telefonema dar, qual informação adquirir e etc.
  • Respeite seu ritmo – para gerir bem o tempo não é necessário se tornar super-herói, por isso é necessário saber em qual horário a pessoa é mais produtiva, se a pessoa é mais produtiva da tarde para noite, de nada adianta acordar muito cedo ou pode ser o contrário, para quem se cansa já ás seis da tarde, acordar cedo e dormir cedo é a dica.
  • Sobre trânsito – muitos reclamam do tempo que é perdido no trânsito, por isso é necessário comprar o imóvel bem próximo ao trabalho, e escolher também consultórios médicos que fiquem próximos do trabalho, como também cursos.
  • Se organizar para receber e-mails – para receber e-mails com eficiência é necessário dividir o tempo entre receber mensagens e respondê-las em determinado horário, do que passar o dia recebendo e respondendo e-mail. Ao administrar o recebimento de e-mails é necessário priorizar algumas mensagens como mais importantes e urgentes.
  • Organize o tempo a seu favor- tempo é como dinheiro quanto menos se desperdiça mais se tem, por isso, todo o tempo economizado pode ser utilizado para realizar cursos, entrar em uma academia, planejar uma viagem e outros.

Portanto, acredite em seu potencial e dê importância à gestão do tempo, pois “o tempo é o recurso mais escasso e, a não ser que seja gerido, nada mais pode ser gerido…” (Peter Drucker).

Dicas da Casa da Consultoria

Se você não domina todas as faces de um novo negócio, nunca, mas nunca mesmo, comece o mesmo sem a assessoria de um bom profissional. Não faça a sua empresa de cobaia. Você tem que ser bom só naquilo que faz todo dia. Para tudo que é eventual, como um plano de negócio ou um plano estratégico, chame quem faz todo dia. Lembre-se, cada macaco no seu galho. Além disso, conversar com um bom consultor e orçar os serviços dele não vai custar nada e já vai te dar muita informação. Saiba mais.
Sou Andrea Alexandre dos Santos, Administradora, já participei de projetos voltados para a área de educação, informática, consultoria, gestão e empreendedorismo.

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