Como Usar a Curva ABC na Sua Empresa

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O uso da curva ABC é essencial para que qualquer empresa possa identificar quais são os seus pontos falhos, trabalhar para corrigi-los e melhorar o seu desempenho interno e externo.

curva abc
Aprenda como criar a curva ABC no excel e a usar para a sua empresa, descobrindo erros e correções

Muitos negócios teriam potencial para chegar a um patamar muito acima do que estão, mas acabam não o atingindo porque cometem pequenos erros que atrapalham o seu crescimento, como a falta de controle do estoque.

Quando uma empresa não está atingindo os seus objetivos é porque está falhando em algum aspecto e o primeiro passo para resolver este problema é usar a curva ABC para identificar qual erro está sendo cometido, que é um método criado especialmente para esta função. Confira abaixo mais informações e como usar a curva ABC.

O Que é a Curva ABC

A curva ABC também pode ser chamada de diagrama de Pareto ou Regra 80/20. É um estudo realizado por Joseph Moses Juran, um famoso consultor da área de qualidade que verificou que 80% dos problemas empresariais normalmente são causados por 20% dos fatores.

O nome “Pareto” é uma homenagem ao economista italiano, Vilfredo Pareto, que em seu estudo constatou que 80% da riqueza da Itália estava nas mãos de 20% da população, e a maior parte do entendimento da curva ABC se deve a esta pesquisa.

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O nome da curva ABC se dá pelo fato de a metodologia ser dividida em três classes. A primeira classe é a A, que tem maior importância, valor ou quantidade, que corresponde a 20% do total. A classe B tem importância, quantidade ou valor intermediário, correspondendo a 30% total. Enquanto que a classe C tem menor importância, valor ou quantidade, correspondendo a 50% do total.

Portanto, a curva ABC é uma ferramenta que permite a análise dos setores de uma empresa para identificar onde estão os seus problemas, visto que na maioria das vezes uma pequena porcentagem pode ser responsável por um grande prejuízo. A curva ABC pode ser usada em diferentes situações, mas o seu uso mais comum é para a administração do estoque.

Aprender a aplicação da curva ABC pode facilitar, e muito, a administração de um negócio e, acima de tudo, encontrar os problemas para corrigir antes de trazerem prejuízos elevados para a empresa.

Qual é a Utilização da Curva ABC

A curva ABC é muito utilizada para gerenciar estoques, tendo como objetivo promover um controle mais apurado dos produtos que estão disponíveis em estoque, visando reduzir os custos, mas sem que haja o comprometimento de atendimento ao cliente.

A curva ABC ajuda a classificar os itens do estoque considerando a sua importância relativa.

Além disso, a curva ABC pode ser usada para identificar as causas e efeitos dentro da gestão de qualidade, buscando fazer um levantamento de quais são as causas que geram o maior número de efeitos. O uso dessa ferramenta também se aplica na identificação dos fornecedores mais importantes, melhores clientes e quais os problemas ocorrentes com maior frequência na sua empresa.

Como Usar a Curva ABC

A princípio, a curva ABC pode ter uma aplicação complexa, mas para torná-la mais fácil pode-se dividi-la em etapas e dispor os seus dados em uma planilha do Excel, que funciona tanto para controlar o estoque quanto para identificar os problemas de gestão de qualidade, basta substituir os fatores. Veja a seguir como usar a curva ABC:

1- Construa a Tabela Para Análise da Curva ABC

curva abc construir tabelaO primeiro passo para usar a curva ABC é construir uma tabela no Excel, o que permite ter mais organização e praticidade na análise dos dados. Os aspectos que devem estar presentes na tabela para a análise da curva ABC são os tipos de itens disponíveis em estoque, o custo unitário, o custo total e a classificação ABC, ou seja, o nível de importância dos produtos para o funcionamento da empresa.

Procure deixar esta planilha bem organizada, pois sempre estará acrescentando novos dados. Além disso, utilizar de cores e gráficos pode facilitar o entendimento e análise dos dados.

2- Faça a Classificação da Tabela

Após digitar os dados na tabela da análise da curva ABC é necessário classificá-los. Esta classificação deve ser feita em ordem decrescente. Primeiramente, some todos os valores unitários dos produtos, o que permite obter o custo total disponível em estoque. Em seguida, calcula-se a porcentagem para saber a relevância do valor do estoque por item.

3- Aprimore a Classificação ABC

Depois de realizar o cálculo da porcentagem dos valores dos produtos do estoque colocados na tabela, você deve fazer a classificação ABC. Nesta etapa, é preciso criar uma nova lista na tabela, disponibilizando os produtos pela importância que possuem dentro do estoque da empresa. Por exemplo, os produtos que existem em maior quantidade e possuem mais valor são os mais importantes para empresa, e assim por diante. Lembrando que a classificação é feita de forma decrescente.

4- Faça Um Gráfico da Classificação ABC

Feita a classificação ABC é recomendado fazer um gráfico para obter mais facilidade na análise dos dados. No gráfico, os dados também são distribuídos de acordo com a porcentagem e nível de importância da curva ABC, proporcionando uma análise de custeio dos produtos.

O Excel permite fazer basicamente dois tipos de gráficos: candles e pizza, os dois são bons, simples e visuais, o que facilita a avaliação.

O Que Fazer Com os Dados da Curva ABC

Após a construção da tabela para classificar os produtos do estoque por meio da curva ABC é necessário estudar as informações para melhorar o desempenho da empresa. Por exemplo, se o estoque da empresa tem um produto com um preço muito alto e em grande quantidade, mas que não está tendo saída junto ao público consumidor, a empresa pode estudar a substituição deste item por outro que tenha mais demanda ou a exclusão da lista de estoque.

No caso da curva ABC ser usada para analisar os problemas de gestão de qualidade da empresa, é preciso verificar por escala quais são as causas que geram mais efeitos. A partir daí, faz-se um planejamento estratégico para solucionar os problemas por ordem de importância, ou seja, aqueles mais prejudiciais devem ser resolvidos em menor tempo.

Lembre-se de sempre criar um plano de ação para a correção de cada problema da empresa, caso contrário poderá desorganizar outras áreas e vir a piorar ainda mais.

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