Como Fazer Publicidade na Internet – Veja Aqui!

Como Fazer Publicidade na Internet – Veja Aqui!
Como fazer publicidade na internet

Você já percebeu que os negócios de maior sucesso na internet possuem uma publicidade e sistema de marketing de dar inveja? E se eu lhe disser que o fator que diferencia um dos outros é justamente esse? Ter um bom produto, administração ou até mesmo “dinheiro” para começar é importante, mas o que diferencia os negócios de sucesso da “massa” é a publicidade digital que for feita. De nada adianta ter o melhor negócio se ninguém ficar sabendo. Acha que esse pode ser seu problema? Confira agora como fazer publicidade na internet!

Um bom negócio precisa ser bem divulgado, ainda mais quando se trata de negócios virtuais, neste caso vence dos concorrentes que souber trabalhar melhor as ferramentas de marketing digital.

Uma distinção importante é entender o que é marketing digital e o que é publicidade digital. Ambas as expressões tratam de coisas semelhantes, mas na realidade, a publicidade é ‘parte’ do marketing digital, este último sendo mais amplo, abordando outros fatores.

Ficou intrigado sobre marketing digital? Veja nosso texto exclusivo sobre o assunto aqui!

Para aguçar a sua vontade de praticar a publicidade na internet e melhorar seu negócio, vou começar com um dado incrível:

“Publicidade na internet deve ultrapassar 7 bilhões em 2014”

Com todo esse volume é fácil perceber a sua real importância, então, quer aprender como fazer propaganda na internet?

1. O que é a publicidade na internet

A publicidade na internet é qualquer forma de divulgar um produto ou serviço de forma que aumente o tráfego para o site, bem como a conversão em vendas.

Aparentemente, segundo estudos, a publicidade na internet é uma excelente forma de conseguir divulgar os negócios devido a facilidade de segmentar o público alvo e poder divulgar de forma mais específica, conseguindo gastar menos com um enfoque específico.

Aprenda agora mesmo como captar clientes e melhore o desempenho da sua empresa.

Por exemplo, você tem um publico alvo de pessoas com faixa etária de 30 a 40 anos, homens e que gostem de X atividade. É possível fazer uma campanha que apenas será computada (cobrada) quando aquele público em especial visualizar, perceba que a qualidade do tráfego é muito maior.

2. Como Fazer Publicidade na Internet Através de SEO

O SEO é uma das técnicas de publicidade na internet mais importante, na verdade, ao meu ver, é a mais importante! Os empreendedores que souberem realmente trabalhar o SEO do seu negócio terão sempre um bom público ativo em seu site, e o melhor de tudo, sempre “caras novas”.

Conheça também os compostos do marketing, irá facilitar o seu trabalho, ainda mais na parte de plano de negócios.


Entender o SEO é relativamente fácil, o difícil é realmente melhorá-lo em seu site.

SEO (Search Engine Optimization) pode ser entendido como a adaptação e estruturação do seu site para que ele seja “compatível” ou bem visto pelos motores de busca. Seus esforços serão voltados para fazer que os motores de busca consigam indexar rapidamente as suas páginas e, melhor que isso, deixar seu site em boas posições nas buscas das palavras chaves relacionadas.

Em termos práticos e exemplificativos. Supondo que você tenha uma loja de artesanato, quando as pessoas digitarem no Google (comprar artesanato) você quer que seu site esteja entre os primeiros, porque nessa faixa que se concentra a taxa de efetividade de acesso. Para conseguir isso você precisa trabalhar seu site para que essa palavra chave seja tida pelo Google como importante para você.

Aprenda como criar uma loja virtual desde o zero.

Agora você já deve estar se perguntando, como eu faço para conseguir ficar entre os primeiros na busca e alavancar meu tráfego? É isso que vai aprender agora.

Antes de ensinar, friso, as alterações, por melhores que sejam, levam algum tempo para surtir resultados no site, pois o Google pode levar até meses para indexar as páginas novamente e “reanalisar” a visão de SEO sobre seu site. Um dos pontos importantes que se aprende em publicidade na internet é que você precisa estar sempre atento e analisando, fazendo testes, descobrindo o que funciona ou não no seu site, então, acostume-se à mudanças!

Técnicas para melhorar o SEO do site

Vamos agora para algumas técnicas para melhorar o SEO do site, o que, na prática, é o que funciona.

Para poder trabalhar o SEO você precisa compreender o que são palavras chaves e descobrir quais são as suas palavras chaves, sem isso será impossível.

Confira como elaborar um plano de marketing.

As palavras chaves são aquelas que são o foco do seu negócio, que resumem a sua atividade, por exemplo, loja de roupas (palavra chave é roupas e derivados). Para encontrar as palavras chaves faça a seguinte pergunta: Quem deseja meu produto, como ele pesquisa no Google?

Exemplo: Você tem uma loja de materiais de construção online, como as pessoas buscam no Google? Materiais para construção, tijolos, como construir, orçamento de materiais de construção e por ai vai. Essas seriam palavras chaves.

Sabendo quais são as palavras chaves do seu negócio, você precisa introduzi-las corretamente no seu site.

O Google e motores de busca em geral levam em consideração os seguintes pontos para escalonar os sites:

  • Títulos;
  • Subtítulos;
  • Imagens;
  • Existência ou não de vídeos;
  • URL;
  • Links externos;
  • Links internos;
  • Tamanho dos textos;

A princípio esses são os pontos que mais pesam levados pelos motores de busca.

Os títulos, subtítulos, imagens (atributo alt – legenda), vídeos (legenda) e a URL devem conter palavras chaves. Tente introduzir de forma natural as palavras chaves que mais correspondem ao seu negócio.

Aprenda sobre marketing de relacionamento e fidelize seus clientes.

Os links externos correspondem aos links de terceiros que direcionam para o seu site, quanto maior o page rank do terceiro maior será a consideração pelos motores de busca. Isso ocorre porque os motores de busca analisam da seguinte forma: se existem diversos links para o site X é porque o site X é de qualidade, senão não lincavam. Simples assim!

Já os links internos têm como objetivo acelerar as indexações das páginas, isso ocorre porque os “robôs” dos motores de busca ao escanear uma página que tenha um link para outra página irão segui-lo e, consequentemente, indexá-lo também.

Caso você tenha um blog vinculado ao seu site ou até mesmo escreva posts em seu site, procure fazer sempre conteúdos com mais de 600 palavras, abaixo dessa quantidade os motores de busca costumam “dar pouca importância”, ainda impera o conceito de “quanto mais melhor”.

3. Redes Sociais e o impacto na publicidade na internet

Na publicidade digital as redes sociais estão cada vez ganhando mais espaço. Não é “atoa” que as redes sociais estão sendo utilizadas por profissionais de marketing como um dos veículos de divulgação mais comuns. Afinal, o preço é acessível e as campanhas são simples e práticas de serem feitas.

Está interessado em aprender a fazer marketing digital em redes sociais?

A campanha na rede social tem como objetivo fazer da publicidade digital um efeito viral, ou seja, de compartilhamento entre os usuários, com isso você atingirá um público de forma exponencial e praticamente ilimitado.

Claro que para isso será preciso criar uma campanha de qualidade, utilizando imagens e frases que consigam influir na emoção da pessoa, quando você conseguir instigar o lado emocional fará com que a pessoa compartilhe.

Outra forma é criar campanhas que a pessoa “olhe” e diga: identifico-me, essa frase ou imagem é perfeita para mim!

4. PTC – Compra de Cliques

O PTC não é uma das modalidades de publicidade na internet mais bem vistas e utilizadas, isso porque o tráfego gerado não é duradouro e de qualidade. Porém, há quem goste de utilizar esse meio.

O interessante do PTC é que o custo é baixo, pois você pagará muito pouco por click.

Melhore o seu poder de negociação, veja nosso texto sobre negociação e sucesso.

Através do PTC você irá fazer anúncio na internet, pois as empresas “obrigam” que seus usuários cliquem no anúncio e sejam redirecionados até o site “pagador”.

5. Links patrocinados como forma de publicidade na internet

Os links patrocinados podem ser de duas formas: compra de palavras chaves em motores de buscas ou links patrocinados no sistema de banners em outros sites.

As compras de palavras chaves ocorrem através do Google Adwords e tem uma taxa de retorno excelente. A vantagem é que você pagará por click e também saberá que o tráfego é de qualidade, já que as pessoas que forem direcionadas pelo seu link patrocinado buscaram por palavras chaves relacionadas a sua empresa.

O sistema de links patrocinados em outros sites não costuma ser muito vantajoso, nele você paga um valor mensal (normalmente) para que seu banner seja exibido em algum local do site. Essa modalidade costuma ser atraente se você for “trocar” banner, contudo, o resultado não é tão interessante a ponto de se pagar para fazer a publicidade na internet.

Lembre-se que um negócio online exige noções administrativas tanto quanto uma empresa física. Veja aqui a teoria da administração.

6. Ambientes de conteúdos para divulgar o produto

Essa modalidade de publicidade na internet consiste em montar um ambiente que você trabalhará conteúdos relacionados ao seu produto, assim, as pessoas que tiverem dúvidas irão frequentar o ambiente, obter as respostas e, consequentemente, conhecer a sua empresa e negócio.

O mais interessante da publicidade na internet focada em ambientes de conteúdo é que o tráfego direcionado para o site é de extrema qualidade, já que são pessoas que tiveram dificuldades em algo relacionado ao seu produto, o qual, muitas vezes, é a solução para os problemas.

Também, podemos destacar o fato de a pessoa começar a sentir maior credibilidade e confiança no site, pois, quando possui dúvidas, prontamente consegue resolvê-las no ambiente de conteúdo, tudo de forma gratuita.

7. Publicidade na internet através de vídeos no Youtube

O Youtube é considerado uma rede social, mas gostamos de trabalhá-lo separadamente porque possui algumas particularidades.

A vantagem do Youtube é que você pode criar um vídeo falando tudo que você precisa sobre o produto em questão de minutos, utilizando aspectos como linguagem corporal, marketing pessoal, entre outros.

Para conseguir que um vídeo no Youtube seja compartilhado e bastante visualizado, a grande dica é inovar, procure criar vídeos divertidos e que, além de promover o seu produto, também acrescentem em algo para as pessoas.

Agora é sua vez de fazer publicidade na internet!

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3 COMENTÁRIOS

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  2. Ótimo artigo, estou a começar agora a usar a plataforma internet para publicidade
    e espero escrever artigos tao bons como este no futuro. Obrigado por compartilhar toda esta informação.

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