Veja Perfil da Mulher Empreendedora Brasileira



    Veja Perfil da Mulher Empreendedora BrasileiraUm estudo da Serasa Experian fez um diagnóstico do perfil da mulher empreendedora brasileira. Foram feitos diversos questionamentos sobre gostos, comportamento, local onde vivem, renda, estilo de vida, porte da empresa, entre outros aspectos. Agora, já é possível saber um pouco mais sobre quem são elas que estão no comando das empresas no país.

    Mulher Empreendedora: Brasil Tem 6 Milhões

    Para começar, o país conta com seis milhões de empreendedoras, sendo que o Sudeste e o Sul concentram a maior parte delas, com 53,27% e 19,57%, respectivamente. Em seguida, ficam Nordeste (15,96%), Norte (4,05%) e Centro-Oeste (7,15%).




    O Estado de São Paulo tem a maior concentração de empreendeoras, com 30,91%, ficando Minas Gerais em segundo lugar, com 10,93%, e Rio de Janeiro em terceiro, com 9,51%. Por outro lado, Amapá (0,24%), Acre, (0,20%), e Roraima (0,17%) são as localidades que apresentam a menor porcentagem de mulheres como sócias de empresas ou proprietárias.

     Perfil da mulher empreendedora: jovens e vida mediana

    No quesito idade, também foi possível verificar alguns dados sobre elas. Para se ter uma ideia, a maioria das empreendedoras é microempresária e tem entre 31 e 50 anos, com 27,66% do total. Entre as mulheres sócias de empresas que faturam mais de 1,5 bilhões anuais, mais da metade (57,14%) têm entre 21 e 40 anos; 9,52% têm de 41 a 50 anos e 33,33% têm 51 anos ou mais.

    Segundo a interpretação da Serasa Experian, essas mulheres que configuram na pesquisa estão enquadradas como empreendedoras e comerciantes, sendo microempresárias e têm uma vida financeira média a modesta.

    Muitas delas fazem de sua moradia o seu local de trabalho e colocam as contas pessoais e da empresa lado a lado, informando-se apenas com amigos, sem fazerem cursos ou buscando outras fontes de conhecimento para aprimorarem seus negócios.

    Elas optam pelo estilo de vida tranquilo ao invés de investirem pesado no crescimento vultoso do seu negócio. Não têm luxo no dia a dia, ficam felizes com simples agrados e buscam o próprio prazer na rotina, como por exemplo, na realização de uma obra no seu negócio (ou o que pode ser entendido como sua casa, já que a maior parte delas trabalha na residência), uma reunião familiar alegre, com comida e bebida à vontade, e nada além disso.




    Perfil da mulher empreendedora: maior parte cuida de micro e pequenos negócios

    Aquelas micro e pequenas empresas que têm faturamento conhecido e que têm mulheres como sócias figuram 99,45% do total dos empreendimentos do Brasil. Somente 0,39% do total são sócias de médios negócios e 0,02% de grandes.

    Mas como a Serasa Experian chegou a todas essas conclusões a respeito das mulheres empreendedoras? Ela fez o seu estudo utilizando uma classificação de resultados segundo um método chamado Mosaic Brasil, que é capaz de segmentar a sociedade em renda, dados demográficos, economia, comportamento, estilo de vida, geografia e educação. Para se ter uma ideia de como esse estudo foi uma radiografia da realidade feminina no comando das empresas no Brasil, ainda foi perguntado a elas sobre o signo das empreendedoras e a maior parte é de Leão (8,77%).  Virgem (8,63%), Câncer (8,57%) e Áries (8,57%) vem em seguida respectivamente. A menor parte respondeu que é do signo de Sagitário (7,81%).

    Título: Brasil tem 6 milhões de mulheres sócias de empresa

    Autor: –


    Data: 08/03/2013

    Veículo: www.uol.com.br/canalexecutivo




    FIQUE ATUALIZADO!

    Receba Sacadas de Negócios Diretamente no Seu E-mail!

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here