O marketing na internet se tornou uma ferramenta indispensável para as empresas que querem se aproximar do seu público-alvo. A constante evolução dos meios de comunicação fez com que a internet se tornasse um ambiente de inúmeras possibilidades para o mundo dos negócios. O marketing na internet tem baixo custo e é muito abrangente, podendo elevar consideravelmente a popularidade e os lucros das marcas.
Devido à grande variedade de plataformas virtuais, nem sempre as empresas sabem aproveitar os benefícios de todas elas para potencializar a sua marca no mercado. Afinal de contas, o marketing na internet é muito mais do que construir perfis online, trata-se de estratégias específicas para divulgação e comunicação de produtos e serviços.
Definição de Marketing Na Internet
O marketing na internet também é conhecido como web marketing, i-marketing ou marketing digital e pode ser definido como a comunicação e divulgação de uma marca e dos seus respectivos produtos ou serviços por meio das plataformas disponíveis na internet. Algumas das principais ferramentas utilizadas no marketing na internet são os sites e blogs, redes sociais, e-mail e aplicativos.
O uso do marketing na internet se tornou indispensável para o meio empresarial devido à grande concentração de pessoas utilizando esta ferramenta no dia a dia para trabalhar, conversar com os amigos e também para pesquisar e comprar, consequentemente, é interessante para as empresas estarem em contato com seu público-alvo (internet), estabelecer uma relação proveitosa, oferecer os seus produtos e converter em vendas.
Vantagens do Marketing Na Internet
O marketing na internet tem se firmado como uma das principais modalidades de comunicação para as empresas porque oferece diversos benefícios.
O primeiro é a abrangência do marketing online, pois rompe as fronteiras geográficas, umas vez que os conteúdos disponibilizados na internet pelas empresas ficam disponíveis para os internautas do mundo inteiro, o que, consequentemente, aumenta visibilidade da marca e as suas chances de realizar vendas para novos públicos.
Através do marketing na internet as empresas também podem estabelecer e fortalecer relações com os seus clientes, uma vez que as plataformas virtuais são interativas e instantâneas, permitindo a troca de experiências entre a marca e os clientes, contribui para gerar identificação e fidelização.
O marketing digital permite que a empresa e o público tenham acesso rápido à publicação e divulgação de conteúdos, possibilitando eventuais correções caso ocorram falhas de comunicação.
Talvez um dos motivos de maior utilização do marketing online seja o fato de ser barato e ter métricas mais precisas para administrar e mensurar os resultados obtidos em cada campanha, permitindo avaliar o que está dando errado ou certo para aperfeiçoar ainda mais as estratégias da empresa.
Como Fazer Marketing na Internet
O marketing na internet é muito mais do que construir um site ou entrar nas redes sociais, para ser bem sucedido na esfera online é necessário adotar estratégias que impactam o seu público-alvo. Veja a seguir como fazer marketing na internet e alavancar a popularidade e os lucros da sua empresa:
1- Produza Conteúdo Relevante
Há muitos dados e conteúdos disponíveis na internet, gerando falta de atenção e dificuldades para que as empresas consigam reter a atenção da sua audiência. Por isso, o marketing na internet exige que o conteúdo produzido seja relevante, pois de nada adianta se comunicar de maneira informal se as postagens não tiverem nenhuma relevância na hierarquia de interesses do público-alvo.
Para descobrir quais são os assuntos de interesse do público da empresa é recomendado realizar pesquisas em fóruns de discussões, blogs, planejador de palavras chaves do Google e demais plataformas de opinião.
Uma das formas de produzir conteúdos relevantes é dar dicas de usabilidades dos produtos ou serviços divulgados pela empresa, falar sobre novas tendências na área e compartilhar experiências para aumentar a rede de contatos e atrair seguidores.
2- Cumpra o Que Promete
A princípio, toda e qualquer empresa deveria cumprir com aquilo que promete, mas nem todas levam isso a sério.
Ao se propor a fazer marketing na internet, as empresas devem, obrigatoriamente, cumprir com o que prometem, pois os ruídos na internet podem ser enormes e manchar a imagem da marca, visto que as plataformas virtuais são interativas e dão voz para as pessoas, inclusive se elas estiverem insatisfeitas com o seu produto e serviço.
Portanto, antes de fazer ofertas espetaculares é recomendado analisar se a empresa realmente vai conseguir cumprir com elas. O empreendimento não deve elevar as expectativas do seu potencial cliente, pois a satisfação é uma consequência das expectativas criadas.
Também, é essencial resolver eventuais problemas e se colocar à disposição para esclarecer as dúvidas dos clientes. Cuidado com as reclamações em sites públicos como Reclame Aqui, podem, rapidamente, denegrir a imagem da marca.
3- Tenha Planejamento
As ações de marketing executadas na internet e nas redes sociais não devem ser feitas ao mero acaso, elas precisam ter objetivos e serem planejadas com antecedência. Antes de lançar uma nova campanha, o ideal é que a empresa determine métricas e estabeleça recursos para alcançá-las, além de fazer testes de conteúdos, formatos, horários e dias da semana.
Também é importante ressaltar que as ações de marketing na internet têm início, meio, mas não necessariamente um final. Sendo assim, ao fazer o planejamento de marketing de internet é indicado não dar intervalos muito longos entre as publicações, uma vez que depois que a empresa abre o seu canal de comunicação na internet ele nunca deve ser fechado.
4 – Cuidado nos Períodos de Crise com o Marketing na Internet
Qualquer empresa está suscetível a passar por crises e, quando ela está na internet, se este momento não foi contornado na hora certa pode tomar proporções gigantes, acarretando prejuízos financeiros.
Nos períodos de crise é recomendado ter cautela e inteligência emocional para reverter os erros e transformá-los em acertos. O ideal é ter profissionais preparados para fazer o gerenciamento das ações de marketing e estarem a postos para atuar em crises.
5- Seja Original
Na internet a originalidade dos conteúdos fala muito sobre a empresa. Apresentar transparência, sinceridade e idoneidade são condições esperadas nas plataformas virtuais tanto por pessoas quanto por empresas.
Portanto, mesmo que você aproveite os assuntos do momento para fazer a divulgação dos seus produtos e serviços é preciso fazer isso de forma legítima e original. Usar conteúdos e citações de terceiros podem desmoralizar a imagem da marca.
6- Amplie a Atuação da Empresa na Internet
Para entender melhor o que o seu público-alvo quer e produzir campanhas de marketing mais eficientes é indicado que a empresa amplie a sua atuação na internet. É possível usar informações de blogs, fóruns de discussão, podcasts, comunidades online para atrair e captar dados dos clientes para dar suporte para as outras mídias.
- Marketing na Internet com Redes Sociais
Redes sociais como Facebook, Twitter e Youtube são fontes de marketing na internet de alto poder de influência, tornar-se referência em um segmento e ter redes sociais com muitos fãs e seguidores pode aumentar sua influência, não apenas sobre aqueles que estão lhe seguindo, mas terceiros a eles ligados.
Perceba, quando muitas pessoas seguem uma determinada marca, ela passa a ter autoridade e credibilidade, mesmo que de forma inconsciente. Lembre-se disso!
O que acha de começar agora mesmo o marketing na internet da sua empresa? Comente!