RH estratégico

RH estratégicoMuito se tem falado sobre Recursos Humanos estratégicos, mas qual a diferença da gestão de Recursos Humanos tradicional? A questão é que o RH estratégico tem princípios que tornam os Recursos Humanos um departamento mais abrangente e competitivo fazendo do ambiente de trabalho mais propício ao desenvolvimento e os colaboradores aptos para competir no mercado com suas competências e habilidades.

Planejamento no RH estratégico

Para toda gestão estratégica é necessário planejamento, seja um planejamento a curto ou longo prazo.

O RH estratégico percebe a sua importância como fator crítico de sucesso para desenvolvimento e com vantagem competitiva. O RH tem se tornado um fator estratégico, mas para que isso se torne realidade é necessário que haja mudanças no departamento.

Mas como tornar o RH estratégico?

A primeira etapa é deslocar as funções rotineiras para o departamento pessoal e deixar a cargo do RH a administração de funções técnicas, administrativas e estratégicas.

Antes o RH era responsável pelas tarefas administrativas como: a folha de pagamento, relações trabalhistas, medicina do trabalho, treinamento e outros.

Atualmente o RH é responsável por comunicação interna, coaching e mentoring da liderança, desenvolvimento conjunto dos colaboradores, atração de talentos e medidas para retenção de talentos.

O RH deve ser participante da estratégia da empresa como um todo, por exemplo:

  • Perspectiva do cliente- a perspectiva do cliente é um critério estratégico do BSC e descreve como a empresa está na visão do cliente, é com certeza um dos critérios mais importantes. O RH deve no que lhe cabe promover desempenho externo desenvolvendo a melhor equipe de atendimento e negociação.
  • Perspectiva interna – essa perspectiva visa à melhoria dos processos internos para o desenvolvimento da empresa, mais uma vez é responsabilidade também do RH em conjunto com outros departamentos para solução da melhoria de processos.
  • Perspectivas do aprendizado e do crescimento – esse critério é voltado para solução interna das empresas quanto ao desenvolvimento da capacidade de se enxergar o futuro que deve haver nos colaboradores.

Sob essa perspectiva a empresa deve estabelecer quais as oportunidades que terão para desenvolver seus colaboradores e criar uma cultura de aprendizagem contínua.

Antes de esclarecermos uma estratégia de Rh é necessário esclarecer como funciona a geral gestão estratégica da empresa.

Primeiro passo para planejamento estratégico é o diagnóstico da situação atual que revela como está a estratégia competitiva atual e qual o posicionamento no mercado e quais as opções para um direcionamento estratégico.

Para envolver os RH na estratégia geral da empresa é preciso repensar o escopo atual do Recursos Humanos da empresa, as oportunidades e barreiras encontradas pela empresa.

É preciso rever também com a visão do Rh para o sucesso da organização e quais os planos de ação necessários.


Fatores para estruturação do RH estratégico

Para que o RH seja estratégico é necessário que haja um ambiente para isso, um ambiente propício para a implantação de um RH estratégico é aquele em que exista uma visão de processos no departamento de RH.

O departamento de RH tem a missão de conhecer todos os departamentos, afinal a empresa é um todo que precisa funcionar da melhor forma possível, além de tudo, todos os departamentos tem suas próprias necessidades de RH.

A empresa é formada por dois braços, um funcional que comanda a parte técnica e outro de análise.

O RH deve fazer parte do poder de análise não esquecendo as necessidades do poder funcional.

  • Liderança

É verdadeira a máxima que diz que no mundo empresarial as pessoas são sim substituíveis, por isso é tarefa da empresa formar, desenvolver, atrair talentos e fazer com que esses talentos se tornem os futuros líderes.

A liderança é importante em todas as organizações, o líder tem capacidade interpessoal para dirigir situações através das habilidades de comunicação e integração. A liderança  independe do cargo exercido e é exercida por quem pode dar exemplos de desempenho e atuação e não por aqueles que dão ordens. A liderança não é imposta, se torna líder aqueles que conseguem a confiança da equipe e geralmente isso é conseguindo pela simpatia e não pela autoridade.

O líder só se torna líder porque todo ambiente espera uma liderança, sendo que os seres humanos se organizam em grupos e esperam ao mesmo tempo determinar um líder, mas só conseguem liderar aqueles que trazem ideias de desenvolvimento, de engajamento, de soluções. A liderança só funciona com eficiência quando inspira movimento, pois incentivar, propor mudanças é uma das maiores funções da liderança.

O líder é como um comandante que deve saber a direção para saber onde guiar seus liderados.

A liderança é mais crítica e precisa de maior cuidado na gerência, pois a gerência é responsável por necessidades e objetivos gerais da empresa.

Por isso liderança na gerência seria estratégico, para comunicar requisitos de esforços necessários, motivar, integrar e recompensar.

Muitos confundem liderança com politicagem e perdem toda a beleza da real liderança, além disso, o aspecto ético, a liderança é um processo natural decorrente das habilidades que os profissionais possuem.

A liderança tem como papel fundamental a motivação dos colaboradores e os requisitos essenciais para a empresa e não interesses de departamentos.

Uma liderança mal estruturada e antiética é tão nociva que a empresa poderá levar anos e custos para modificar esse quadro.

  • Tecnologia

A tecnologia é um importante fator para o desenvolvimento de um RH estratégico que delegue para os sistemas gerenciais as funções operacionais do Rh deixando para o Rh apenas os requisitos estratégicos.

  • Comunicação

A empresa tem a sua disposição canais de comunicação e para implantação de um RH estratégico nada melhor do que o bom uso desses canais de comunicação.

A comunicação é essencial para informar sobre as estratégias e necessidades da empresa e também para requisitos de comunicação visando assim melhoria contínua.

Ações de comunicação são estratégicas quando conseguem informar, comunicar e interagir de forma que as necessidades da empresa e dos colaboradores em um mesmo objetivo. Para isso promova ações que dão credibilidade ás ações da empresa como espaços para debates internos, blogs na intranet para vários assuntos, eventos que esclarecem projetos, programas e políticas da empresa, códigos de ética, programas de reconhecimentos e outros projetos para comunicar as necessidades, estratégias e objetivos da empresa serão bem vindos.

Execução do RH estratégico

Para executar o RH estratégico é preciso que o departamento de RH esteja envolvido nas propostas de estratégia da empresa e provoque discussões e ações com soluções direcionadas para a área de RH.

O RH estratégico acompanha toda a evolução competitiva da empresa o qual relaciona os RH que são atração, retenção e desenvolvimento do capital humano.

Monitorar o desempenho competitivo da empresa é outra responsabilidade do Rh, além do clima organizacional.

Todas essas ações do RH estratégico exigem iniciativas como estruturação para uma comunicação eficiente, programas de desenvolvimento e marketing interno.

Retenção de talentos

Um dos fatores mais importantes para que o RH se torne estratégico é alinhar o desenvolvimento das pessoas com as necessidades mercadológicas da empresa. Para isso a empresa deverá obter sucesso na atração e retenção de talentos, atraindo colaboradores estrategicamente necessários e ainda retendo esses talentos com um ambiente de trabalho propício ao desenvolvimento da carreira para conseguir tudo isso é preciso:

  • Ter um plano de carreira;
  • Investir no constante aprendizado dos seus colaboradores;
  • Criar um ambiente de trabalho propício á gestão de conhecimentos;
  • Focar nas alternativas para reter talentos que sejam transparentes e eficazes, como programas de recompensas.

O RH estratégico trabalha diversas possibilidades de crescimento, desenvolvimento e integração, mas para tornar a empresa competitiva, é preciso partir do seu ativo mais importante: Humano.

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