Recrutamento e Seleção On-Line



Recrutamento e Seleção On-Line

Resenha da monografia apresentada como um dos requisitos para conclusão do curso de Administração do UniCEUB – Centro Universitário de Brasília, pela autora, Aline Moraes Godinho.

A atual resenha pretende fazer uma abordagem a respeito do Recrutamento e Seleção On-line, dando um panorama geral de suas inúmeras vantagens, importância e limitações dentro das empresas. As tecnologias utilizadas na área de Gestão de Pessoas se tornaram algo além de um simples recurso, mas uma abrangente estratégia na otimização dos lucros.




A abrangente utilização da internet está modernizando o processo de recrutamento nas empresas, possibilitando contratação de profissionais qualificados que agregue valor a organização.

A Tecnologia da Informação, aliada ao Departamento de Recursos Humanos de uma empresa, está se tornando uma ferramenta com utilização mundial na busca de talentos e profissionais qualificados. A Internet se transformou em uma valiosa ferramenta, tanto para o candidato, quanto para a empresa. Por possuir uma abrangência mundial, além da disponibilidade de informação, faz dela o meio principal no processo de Recrutamento e Seleção de Pessoal.

O Processo de Recrutamento e Seleção on-line está se expandindo no mercado, tornando-se um diferencial estratégico das empresas. Ao fazer uma breve comparação, é possível perceber que, o antigo processo era altamente burocrático, trabalhoso e demorado, onde alguns currículos passavam despercebidos e o banco de dados não era atualizado com frequência, o que transformava o processo cansativo e lento.

Com o processo on-line, é possível triar, captar, controlar e avaliar o profissional mais adequado ao preenchimento da vaga de forma eficiente e eficaz, minimizando o tempo, custos e mão-de-obra. Para quem procura um emprego, os benefícios são ainda maiores pois proporcionam  uma total visualização de seus dados em tempo real e global, aumentando as oportunidades e possibilidades de contratação.

Uma empresa que busca abranger e otimizar os processos das áreas organizacionais deve estar apta e atenta às mudanças que o mercado exige. A ferramenta mais utilizada dos setores, em especial de Recursos Humanos, é a informatização, que vem se caracterizando como principal ferramenta estratégica na economia de custo, mão de obra e tempo.




 Vantagens presentes no processo de recrutamento e seleção on-line

Milhares de opções de currículos disponibilizadas as empresas;

Sistemas de triagens modernos;

Possibilidade de implantar os testes virtuais;

Softwares de produtividade;


Segundo MASCARENHAS, 2004, p.30, “Os sistemas de informação seriam uma ferramenta para reformular e reestruturar os processos de gestão de pessoas, na medida em que a sua utilização pode reduzir custos e aumentar a eficiência das respostas nas transações”.

Ao final da resenha é possível chegar a conclusão que a tecnologia vem transformando principalmente a área de Recursos Humanos, tornando-se uma tendência mundial nas empresas. Além de representar uma maior eficiência diante das tarefas desempenhadas, otimizando os processos e diminuindo os custos.




FIQUE ATUALIZADO!

Receba Sacadas de Negócios Diretamente no Seu E-mail!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here