Qualidades profissionais

Qualidades profissionaisPara ingressar no mercado de trabalho ou conseguir uma recolocação de sucesso, os profissionais devem estar atentos ás mudanças e tendências do mercado de trabalho e as qualidades profissionais requeridas. Por isso, o primeiro passo para quem busca uma vaga é se informar sobre os requisitos profissionais, qualidade e competências necessárias.

Sabe-se que as empresas revolucionaram a gestão e com isso também procuram qualidades nos profissionais que antes não era uma preocupação das empresas tradicionais.

O fato é que com a evolução das empresas pode-se notar os seguintes fenômenos:

-Mudanças na estrutura empresarial: as empresas mudaram sobre isto não restam dúvidas, e por isso, requerem novas qualidades profissionais que acompanhem o fato de que as empresas atualmente praticam uma gestão mais moderna, com estrutura mais enxuta, mais horizontalização e assim, buscam profissionais que saibam trabalhar em equipe e que saibam repartir conhecimentos.

-Mercado dinâmico: o mercado está cada vez mais dinâmico, por isso, são requeridos profissionais que atendam e acompanham o dinamismo do mercado e que saibam tornar a empresa competitiva através do seu trabalho.

Por isso, o mercado procura não só profissionais competentes, mas aqueles profissionais que sejam comprometidos com o sucesso da empresa e que entregam resultados.

-Competitividade com qualidade: a competitividade sempre esteve presente na realidade empresarial, a diferença atual é que para serem competitivas as empresas estão investindo no conhecimento, em inovação, em qualidade de vida oferecida aos colaboradores e em benefícios capazes de reter talentos.

Em contrapartida, as empresas estão em busca de profissionais que querem crescer profissionalmente, que buscam aprender, que têm facilidade de ouvir, de se comunicar, de dar feedback e de liderar. Ou seja, profissionais que não conseguirem evoluir e acompanhar as mudanças do mercado dificilmente conseguirá uma boa colocação no mercado de trabalho.

-Cultura organizacional: muitos profissionais que são competentes e possuem um currículo invejável, possui a dificuldade de inserção no mercado de trabalho, isso porque esses profissionais não se encaixam na cultura organizacional das empresas na qual estão se candidatando.

Portanto, qualidade profissional eficaz é aquela que combina com a cultura organizacional. Considerando as mudanças ocorridas nas empresas, vejamos mais sobre algumas qualidades profissionais que devem fazer parte do perfil de todo profissional, seja qual for a área de atuação:

-Prontidão: o mercado de trabalho traduz a prontidão como qualidade para o profissional que está pronto e preparado para atuar o mais breve possível, disposto a cumprir a jornada de trabalho, disposto a se mudar de cidade, se necessário, todos esses requisitos são cada vez mais importantes para as empresas.

-Flexibilidade: como falamos acima, as empresas procuram colaboradores que estejam dispostos a se comprometer e a entregar seu tempo, talentos e força de vontade. Por isso, são contratados colaboradores que possuem a capacidade de realizar diversas atividades e que possuem talentos para atuar em diversos departamentos e realizar o que for necessário. Profissionais que se fecham em seus departamentos e que não têm capacidade de auxiliar outras áreas são profissionais que deixam a desejar, e as empresas não querem mais esse tipo de colaborador em suas organizações.

-Comunicação: saber se comunicar no mercado de trabalho de forma eficaz, é saber ouvir, saber dar feedback e saber ter posicionamento. Ou seja, a comunicação estruturada possui dados, informações, conhecimentos e possui valor, pois os profissionais não comunicam somente ideias, mas pontos de vistas que podem se tornar opiniões relevantes para a organização.

-Visão sistêmica: com os avanços no mercado de trabalho devido ao ambiente de competitividade encontrado pelas empresas, cada vez mais se exige que os profissionais tenham uma visão sistêmica que possibilite acompanhar todas as expectativas da empresa quanto á estratégia.

-Liderança: muito se fala na mídia sobre ser líder, mas o que significa realmente liderar? Liderança não é algo imposto, não está relacionada ao sucesso profissional, sendo que os líderes são aqueles profissionais que conseguiram de certa maneira uma posição de destaque. Ou seja, liderar não está relacionado aos status ou a conquista de ser finalmente ouvido, liderar é mais do que isso.

Podem existir colaboradores líderes em qualquer posição dentro das empresas, os líderes são aqueles profissionais que conseguem:

  • Ser um exemplo;
  • Realizando tarefas;
  • Delegando;
  • Iniciando projetos;
  • Dando oportunidades;
  • Motivando a equipe;
  • E repartindo o sucesso.

-Aprender sempre: a estagnação já fez parte do dia a dia das empresas durante anos, sendo agora o momento de profissionais que buscam constante aprendizado e melhora em suas performances, a partir dos anos 90 muitos profissionais começaram a fazer aulas noturnas para terminar os estudos, um dos motivos para esse fenômeno é que o mercado de trabalho começou a exigir maior nível de formação escolar como requisito para admissão ou promoção.

Atualmente, a reciclagem profissional vai, além disso, sendo que, a realização constante de cursos e a vontade de aprender para melhorar o desempenho tem marcado o cotidiano profissional. Em decorrência disso, os profissionais que não têm sede de aprender não conseguem acompanhar o mercado de trabalho.

É verificado, portanto, nos processos seletivos se existe nos colaboradores essas qualidades profissionais, com certeza essas qualidades se tornaram pré-requisito para admissão nas empresas.

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