Plano de cargos e salários



Plano de cargos e saláriosResenha apresentada pela Revista Digital FAPAM, Pará de Minas, n.1, 2009, pelas autoras, Cíntia Ferreira Amaral , Annévia Palhares Vieira Diniz Oliveira.

A resenha em questão vem abordar o período em que as empresas estão vivendo, em meio a um mundo competitivo e globalizado, onde as empresas precisam se empenhar para que valores sejam agregados a empresas sempre que contratados novos funcionários.




Desta forma, para que se realize uma gestão eficaz de pessoas, verifica-se a necessidade de criação de uma estrutura que possibilite a adaptação do funcionário no cargo ao qual será dirigido assim como, a possibilidade de uma remuneração justa.

Conforme dito em Marras (2000), “as primeiras preocupações em relação aos trabalhadores surgiram após 1985, quando se passou a ter uma visão do indivíduo como ser humano”. Desde então, os indivíduos começaram a ser identificados como recursos essenciais para o desenvolvimento das empresas.

É necessário que os recursos humanos sejam administrados com a mesma atenção que os demais recursos de uma empresa. Ao desempenhar uma maior atenção ao departamento, fortalecerá as chances de tornar os indivíduos mais produtivos, de forma a atingir os objetivos da empresa com maior qualidade.

Os indivíduos são seres que trabalham com o processo de ação e reação, uma vez estimulados, irão se esforçar em produzir retorno para os meios que lhe proporcionam satisfação. Desta forma é necessário desenvolver uma maior interação entre cada uma das partes, indivíduos e organização, para que ambas consigam alcançar seus propósitos.

A gestão de pessoas possui características estratégicas no interior das organizações. Sendo que o departamento de recursos humanos irá desenvolver métodos para adaptar os desejos individuais do funcionário com os da empresa, com intuito de criar uma relação reciproca de ganhos.




Algumas práticas e politicas são essenciais para a gestão do trabalho de pessoas, como as citadas por Chiavenato (1999): analisar e descrever cargos bem como administrar cargos e salários. Sendo dessa forma, o Plano de Cargos e Salários uma ferramenta de grande importância para as empresas, uma vez que é através dele que serão ministradas tais práticas.

Funções desempenhadas pelo Plano de Cargos e Salários

As funções que cada indivíduo desempenha dentro da empresa determina seu cargo e a recompensa por sua realização. Através do plano essa definição pode ser feita com maior qualidade.

Sendo bem elaborado o Plano de Cargos e Salários pode se transformar em um diferencial competitivo dentro da organização.

Desenvolve a motivação dos funcionários.


Proporciona à empresa um controle do valor pago a cada colaborador na realização de seu trabalho.

Atualmente ainda existem empresas de médio porte que apesar de possuírem conhecimento da relevância de um Plano de Cargos e Salários não o desempenham pela ausência de profissionais qualificados nessa área ou pela falta de um departamento de RH bem estruturado.

Através da definição da estrutura salarial é possível que a empresa alcance os equilíbrios internos e externos. A estrutura salarial é elaborada de forma a definir salários que sejam equivalentes com as funções desempenhadas em cada cargo e que sejam compatíveis com o mercado externo.

Enfim, é possível concluir que as organizações que passarem a fazer uso contínuo desse planejamento certamente terá uma vantagem competitiva diante do mercado, possibilitando menor chance de obter funcionários insatisfeitos e desmotivados.




FIQUE ATUALIZADO!

Receba Sacadas de Negócios Diretamente no Seu E-mail!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here