Pequenas Franquias



Pequenas Franquias
Pequenas Franquias

Investir em uma pequena franquia pode representar uma solução para profissionais que pretendem deixar o emprego e ter um negócio próprio ou para empreendedores que querem uma opção de investimento com valor bem em conta. Seja qual for o motivo o objetivo é o mesmo: conquistar a independência financeira.

O que esperar das pequenas franquias?

As pequenas franquias podem ser uma oportunidade de alta lucratividade e  entre as características principais das pequenas franquias são:




Muito trabalho e dedicação para entrar no mercado e formar uma clientela. Todo início não é fácil, pois se posicionar no mercado e ainda conquistar a clientela é um trabalho e que depende de competências e pontos fortes no ambiente interno da empresa e variáveis externas como:

Desafios do setor no qual a franquia está inserida como: custos, marketing, distribuição e outros.

Limitação de escala- produzir em grande escala para revender é um desafio para as pequenas franquias, isso porque grande escala depende de custos, estoque e processos.

E como as responsabilidades das pequenas franquias estão concentradas na figura do empreendedor que sente dificuldade quanto ao crescimento econômico e demanda da empresa.

O importante é que para investidores em pequenas franquias o sucesso vem com trabalho e dedicação, sem deixar de lado o fator estratégico, por isso confira algumas dicas.




 Como obter sucesso com pequenas franquias

Começar um negócio não é fácil, pois exigirá do empreendedor um esforço para se dedicar e aprender.

No inicio do negócio a busca por soluções será tímida, mas de acordo com que haja ganho de  experiência a capacidade de lidar com problemas e buscar soluções se tornará mais afinada.

Para isso, o empreendedor pode contar com algumas dicas:

Profissionalismo – ser profissional é a base para que a empresa de micro ou pequeno passe credibilidade para os clientes, por isso, seja profissional ao atender o cliente, ao lidar com fornecedores, ao atender ao telefone e etc.

Para manter o profissionalismo muitas franquias utilizam uniformes, o que transmite segurança para o cliente.


Esteja preparado – o planejamento é importante para o negócio, mas não é capaz de prever tudo.

Por isso, imprevistos ocorrerão e é necessário estar preparado para não haver aumento de custos ou perda na qualidade.

Erros ocorrerão – os erros são inevitáveis na vida do empreendedor, por isso, assim que surgirem erros aprenda com eles.

Não existe uma gestão com risco zero, e todo início de negócio passa pela fase de testes.

Invista em treinamento – o treinamento é essencial para ter uma equipe coesa e sincronizada com as demandas e objetivos da empresa.

Cuidado com empréstimos e financiamentos – os empréstimos e financiamentos podem ser uma boa alternativa em curto prazo, mas em longo prazo pode representar dívidas, por isso, é aconselhável que o empreendedor reinvista o lucro ou conte com sistemas que sejam mais seguros em termos econômicos e financeiros.

Concorrência – a dica sobre concorrência é reagir; reagir á concorrência faz com que a empresa aperfeiçoe seu atendimento e suas operações.




Público alvo – se a empresa vende para crianças, e no comportamento desse consumidor que a empresa deve concentrar sua atenção.

Família é família, negócio é negócio- não misture negócio com família; não escolha um sócio somente porque ele ou ela é da família, além de não ser profissional, isso pode gerar problemas para a empresa problemas familiares.

Tipos de pequenas franquias

Pequenas franquias online – As franquias online possuem a vantagem de manter a escalabidade, ou seja, tem capacidade de atrair a mão de obra, uma vez que para participar do empreendimento basta qualificação para exercer as operações e um computador com internet.

Os interessados em franquias online devem prestar atenção, pois no mercado existem franquias que prometem lucro fácil em curto prazo e sabemos que isso não é realidade.

Mesmo nas franquias online é necessário trabalho e paciência antes dos bons resultados.

Então atenção ás franquias que prometem mais do que podem oferecer.

Pequenas franquias para representantes comerciais – esta é outra opção de franquias que alinham o formato franquia e representação comercial.

Apresentar um produto e demonstrar o quanto esse produto ou serviço é bom pode se tornar um bom negócio.

Quem trabalha com franquias dessa área deve lembrar que é imprescindível ser um bom vendedor.

Para ser um bom franqueado de franquias para representação comercial é conhecer a fundo o produto ou serviço e para isso se faz necessário a realização de pesquisas, cursos, palestras ou feiras de empreendedor.

Na escolha de pequenas franquias daremos algumas dicas sobre franquias confiáveis e com baixo investimento, confira:

No setor de limpeza a dica é a franquia Maria Brasileira – A franquia consiste em uma rede de limpeza e serviços gerais e que trabalha com serviços de faxineira, diarista, mensalista, cozinheira, babá, motorista, passadeira e outros.

Para investir na franquia o valor médio é de 40 mil reais para uma operação com três funcionários para administração do negócio e um faturamento de 25 mil reais.

O prazo para o retorno do investimento é de um ano.

Ainda no ramo de limpeza residencial outra opção é a Franquia Zelo.

A franquia possui um investimento inicial de 60 mil reais, com prazo de retorno entre 12 a 18 meses.

No ramo de limpeza pós-obra a franquia Mr. Limp já conta com 180 unidades em todo o país e um investimento inicial de 70 mil reais.

Franquia de produtos ecológicos – franquias de produtos ecológicos estão em expansão e destacam uma tendência de consumo crescente.

A franquia Ama Terra é uma franquia especializada em produtos ecológicos e começou o sistema de franquias a partir de 2012.

Para se tornar franqueado o empreendedor contará com um investimento inicial de 30 mil reais, com retorno do investimento entre 6 a 12 meses.

Uma das vantagens da franquia Ama Terra é que a franquia não cobra taxa de publicidade e os royalties custam apenas um salário mínimo.

Franquia de locação – no setor de locação, o empreendedor tem a opção de investir na franquia Container Segurança.

A franquia é especializada em banheiros portáteis e módulos habitáveis; entre a principal clientela para a franquia está o canteiro de obras.

Para investimento inicial será necessário um valor de 33 mil reais e com um prazo de retorno de 18 a 24 meses.

Franquias de quiosques- vender em quiosques se tornou um segmento cada vez mais profissional e com isso, e em consequência disso também se tornou um segmento lucrativo.

As franquias de quiosques se concentram em alimentação, beleza, moda e outros.

Açaí Beat – esta franquia especializada na venda de açaí possui um investimento inicial de 60 mil reais.

Para quem já atua no ramo da beleza a opção é a franquia Esmalteria Nacional, a franquia pode ser aberta com um investimento inicial de 40 mil reais e retorno do investimento em até seis meses.

O ramo de cursos profissionalizantes é outra tendência lucrativa no mercado de franquias.

Neste mercado de cursos existem diversas opções uma delas é a Sigbol Fashion.

A franquia oferece cursos profissionalizantes de moda e para investimento inicial será preciso o desembolso de 50 mil reais.

O faturamento mensal é de 18 mil reais.

No ramo da consultoria profissionais experientes e que possuem bons conhecimentos previdenciários podem investir na DiPrevi.

A DiPrevi é uma franquia de consultoria previdenciária e para investir na franquia será necessário um investimento inicial de 60 mil reais.

Com retorno do investimento em 24 meses.

A recolocação no mercado de trabalho também oferece opções de franquias.

Uma opção é a franquia Método CARMA.

A franquia oferece orientação para profissionais interessados em adquirir uma oportunidade no mercado de trabalho.

Para abrir a franquia o investimento inicial é de 25 mil reais e a franquia deverão contar com profissionais como: educadores, pedagogos e psicólogos.

No ramo de estética os empreendedores têm a opção de investir na clínica Emagrecentro.

A Emagrecentro é uma opção de franquia com investimento inicial de 40 mil reais, com faturamento mensal de 30 mil.

São várias as opções de franquias pequenas e baratas, basta pesquisar.

Uma dica é pesquisar franquias por setores de atuação: beleza, alimentação, limpeza, consultoria, ensino e assim escolher qual setor o empreendedor se identifica.

Cuidados ao investir em uma franquia

Uma pequena franquia pode representar um baixo investimento e lucratividade.

Mas, antes de investir em uma franquia são necessários alguns cuidados:

A franquia deve oferecer a COF – circular de oferta de franquia que consiste em um documento que rege as obrigações e direitos dos franqueados.

Cada franquia deve ter sua própria COF.

Conheça alguns franqueados- procure se informar com outros franqueados da rede e obtenha informações sobre as vantagens, os desafios e o funcionamento do negócio.

Conheça todos os investimentos- conheça todos os investimentos necessários para as franquias: royalties, taxas de publicidade e de franquia e outros.

O investimento inicial é apenas um dos gastos para os empreendedores, sendo que podem surgir outros investimentos e por isso, é necessário fazer as contas antes de assinar o contrato.

Interessado em investir em uma pequena franquia? Deixe seu comentário.




FIQUE ATUALIZADO!

Receba Sacadas de Negócios Diretamente no Seu E-mail!

3 COMENTÁRIOS

  1. Estou interessado em uma franquia mas não sei como obter informações da franqueadora sobre, idoneidade, saber se tem problemas com franqueados entre outros.

    :
  2. Excelente alternativa.
    Entrei numa franquia agora pouco e estou em busca de todas as informações possíveis pra levar ela pra em frente!
    Obrigado.

    :
  3. Sempre fui empreendedora desde cedo e a franquia sempre foi o meu foco. Adoro conteúdo deste tipo muito obrigada!

    Vou compartilhar com meus amigos!

    :

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here