Mídias Sociais: O Uso Do Blog Como Vantagem Competitiva

Mídias Sociais: O Uso Do Blog Como Vantagem Competitiva

Resenha do trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Curso de Bacharelado em Moda – Habilitação Estilismo do Centro de Artes da UDESC, como requisito parcial para a obtenção do grau de Bacharel em Moda, pela autora, Iana Coelho Vilela Souza, no ano de 2010.

A presente resenha pretende analisar as vantagens e riscos que a utilização do blog corporativo pode oferecer as empresas. Dos diversos meios de comunicação que a tecnologia nos proporciona, a internet está sendo uma das principais formas de manter contado com sua rede de amigos (durante a utilização pessoal), como também, nos proporcionar maior proximidade com os seus clientes (quando utilizada como ferramenta de trabalho).

Este meio que vem se tornando cada vez mais presente na vida das pessoas, permite a comunicação inovadora, colaboração em massa, além de possibilitar a livre expressão. Um dos mecanismos mais utilizados pelas empresas que pretendem investir numa comunicação mais próxima com seus clientes são os chamados blogs corporativos.

As opções que a tecnologia está a todo o momento nos oferecendo, transforma cada vez mais a vida das pessoas. As mídias alternativas estão mudando a forma como as pessoas se socializam e fazem negócios, de forma que, as empresas que estão ligadas a essas mudanças estão aproveitando a oportunidade para garantir seu espaço e fidelização diante dos clientes.

Os blogs possibilitam a utilização de diversos posts, que podem incluir desde textos, artigos, links, fotografias e vídeos. Sendo o blog uma ferramenta de fácil utilização, pode ser utilizado para publicar conteúdos diversos, cada um direcionado a determinado público.

Ao despertar para as possibilidades proporcionadas através do uso do blog corporativo, as empresas encontram um canal de comunicação mais direto com os clientes, onde seus produtos e serviços ganham maior visibilidade. Com a comunicação direta, a empresa terá uma atenção maior voltada para ela, oque de certa forma se caracteriza como vantagem no mercado, que se encontra a cada dia mais competitivo.

Os blogs diferentemente de outros websites, proporcionam um canal direto de feedback por  proporcionar as pessoas que acessam o site a oportunidade de deixar seu comentário sobre o que leu ou viu. Esse canal aberto e direto com o público pode gerar tanto comentários positivos como também, transmitir as insatisfações dos clientes, sendo que a empresa deve está preparada para receber e trabalhar as críticas.

De que maneira os blogs podem oferecer uma vantagem competitiva para as empresas?

A internet se caracteriza como um meio de fácil acesso. Grande parte da população que detém de um poder aquisitivo maior, está a todo o momento ligado à internet, seja para atualizar seu perfil na rede social ou fazer uma pesquisa. Ao utiliza-la como ferramenta de marketing, sua empresa ganhará maior visibilidade, sendo que a presença da marca onde ele está, ou seja, na Internet, ajudará a construir relações fortes.

O consumidor possui voz ativa tanto nas redes sociais quanto fora delas, ou seja, possuem o poder de promover ou denegrir a imagem de determinada marca. Todo comentário feito através dessas novas mídias, possuem extraordinário poder de se propagar com rapidez, o que exige das empresas qualidades no trabalho desempenhado.

Diante desse contexto, o melhor a se fazer é manter a presença nesses meios, para que seja possível manter uma relação ativa e direta com os clientes. Ao manter a presença da empresa nesses meios, é possível preservar uma imagem transparente e autentica, mediando as conversas, sendo dessa forma, possível alcançar os benefícios que as redes sociais proporcionam.

Outro ponto importante é como o contato direto das empresas com o consumidor ajuda na obtenção de informações relevantes sobre o perfil do consumidor. Desta forma, nos permite acesso a informações ricas sobre suas preferências, interesses e opiniões. Estes dados, sendo trabalhados junto com as tendências do mercado ajudam a oferecer produtos e serviços que o consumidor realmente deseja.

Portanto, conclui-se que, os blogs corporativos nos proporcionam um marketing gratuito e eficiente. Desde que bem utilizado pelas empresas, se transformam em um meio de fidelização de clientes, proximidade e até mesmo qualidade nos serviços prestados uma vez que utiliza de uma comunicação direta com o consumidor, é possível identificar suas necessidades e satisfaze-las de forma eficiente e satisfatória.

FIQUE ATUALIZADO!

Receba Sacadas de Negócios Diretamente no Seu E-mail!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here