A sua empresa faz uso da mídia digital para se comunicar com o público consumidor? Com a constante evolução da tecnologia se tornou praticamente inviável ignorar o uso das ferramentas digitais para se comunicar e fazer a divulgação de serviços e produtos no meio empresarial, já que as pessoas estão cada vez mais presentes nas plataformas online, inclusive para negociar e comprar.
Pode ser definido como mídia digital todo o conteúdo produzido por veículos eletrônicos, que vão desde banners de publicidade e propaganda até o envio de mensagens promocionais em mídias específicas.
A mídia digital se tornou um recurso muito eficiente para as empresas que almejam se aproximar dos seus consumidores, construir uma imagem forte e elevar os seus lucros. Quer saber mais sobre mídias digitais? Confira:
O Que é Mídia Digital
Para os profissionais da área de marketing, a mídia digital pode ser definida como todo o conteúdo que é produzido e controlado por um elemento tecnológico como, por exemplo, o computador ou smartphone, utilizando principalmente a internet.
A mídia digital ampliou as maneiras de as marcas chegarem até os consumidores, visto que é possível utilizar anúncios em games, celulares, outdoors eletrônicos, sites, TV digital, entre outros meios interativos e que usam base de dados.
A mídia digital surgiu como uma excelente oportunidade de as empresas ampliarem a sua comunicação, uma vez oferece novas ferramentas midiáticas que alcançam o público em maior escala, pois ao usar um site ou rede social para se comunicar, o negócio deixa de ser apenas local e ganha visibilidade internacional, pois os internautas de qualquer lugar do mundo podem conhecer a sua marca.
Importância da Mídia Digital Para as Empresas
A mídia digital é importante para as empresas independente do tamanho ou segmento de atuação, pois aumenta as possibilidades de comunicação e marketing, mas é necessário que o empreendimento saiba usá-las corretamente para atrair a atenção do público, visto que ao contrário das mídias tradicionais, nas mídias digitais são as pessoas que decidem ver ou aceitar a mensagem promocional de uma marca ou não.
Além disso, as mídias digitais também permitem que as empresas tenham mais facilidade ao segmentar os seus clientes, utilize uma linguagem mais interativa e próxima deles, o que aumenta a empatia e a identificação dos consumidores com a marca.
A mídia digital permite uma comunicação mais ampla, rápida e fácil de mensurar, pois os resultados podem ser medidos em tempo real. Sem falar, que os meios digitais são mais democráticos e baratos do que anúncios nos veículos tradicionais.
Principais Mídias Digitais Para o Mundo dos Negócios
As mídias digitais oferecem diversas ferramentas para a comunicação das empresas, mas existem as principais plataformas e estratégias de marketing que são indispensáveis para qualquer empreendimento. Veja a seguir quais são as principais mídias digitais para o mundo dos negócios:
1- Redes Sociais
As redes sociais estão entre as principais e mais eficientes mídias digitais que as empresas “devem” usar para se comunicar e fazer marketing. Estas plataformas são ótimas ferramentas para dar visibilidade para o negócio, mostrando o que ele tem de melhor, chegando a um número maior de clientes, além de serem baratas.
Para colher resultados positivos é necessário que as redes sociais sejam usadas de acordo com o perfil da empresa e do seu público-alvo. Entre as melhores redes sociais para os empreendimentos estão o Twitter, Instagram e Facebook, que devem ser alimentadas com conteúdo relevantes para os seguidores e com uma frequência ativa.
2- Blog e Site
Criar um blog ou site é indispensável para que as empresas se aproximem e sejam encontradas pelos clientes. Estas plataformas devem ser usadas para apresentar uma imagem positiva da marca, funcionando como canais que aumentam a visibilidade da marca e se comunicam constantemente com o público-alvo.
As mídias digitais de blog ou site devem apresentar a história da empresa, evidenciar os produtos, valores e benefícios que podem agregar aos consumidores.
Estas plataformas precisam conter conteúdos de qualidade, sem necessariamente falar somente dos produtos que comercializam, mas os materiais informativos precisam estar relacionados aos produtos/serviços, o que ajuda a coletar um tráfego maior e orgânico para o site. Recomenda-se usar uma linguagem informal para criar uma conexão mais forte com o consumidor.
3- E-mail Marketing
O e-mail marketing nada mais é do que o uso do e-mail para divulgar de forma direta os produtos e serviços para os clientes. Essa ferramenta é muito eficaz e utilizada como estratégia de marketing. A partir do e-mail marketing é possível desenvolver um padrão de mensagem a ser enviada para os clientes e consumidores em potencial.
O uso do e-mail marketing não serve apenas para vender os produtos de uma empresa, mas também para firmar a marca na mente e preferência do público-alvo. Algumas das ferramentas que ajudam a criar o e-mail marketing, controlando e gerenciando as listas de e-mails para várias segmentos são o MailChimp e Mail2Easy.
4- Links Patrocinados
Os links patrocinados compõem a estratégia de marketing online indicada para as empresas que visam anunciar de maneira direta para os clientes que usam a web, pois quando alguém procura em um site de busca por um produto semelhante ao que a sua marca oferece, o seu link patrocinado aparecerá em primeiro lugar nos resultados da pesquisa.
O uso dos links patrocinados como mídia digital é interessante para os negócios ganharem maior visibilidade em meio a outros tantos links disponíveis na internet. Por meio do pagamento dessa mídia, a empresa garante que os seus produtos sejam vistos por aqueles que realmente se interessam pela sua marca.
5- Aplicativos
Os aplicativos são excelentes mídias digitais e a sua utilização está crescendo significativamente.
Hoje, com a utilização frequente de dispositivos móveis, como iphones, tablets, smartphones e etc, os aplicativos se tornaram verdadeiras ferramentas práticas.
Os aplicativos permitem às empresas oferecer os serviços de forma criativa e eficiente. O aplicativo deve ser programado para atender as necessidades do negócio, sendo usado nas redes sociais ou nos smartphones, levando em consideração os conteúdos, apresentação de preços e localizações.
Dicas para Trabalhar com Mídia Digital
Relacionamos algumas dicas para trabalhar com mídia digital que irão aumentar o seu sucesso nas campanhas publicitárias e trazer excelentes resultados.
O planejamento da campanha deve ser o foco número 1 de quem está pensando em trabalhar com a mídia digital, pois você irá organizar o orçamento, público-alvo, estimativa de resultado e até mesmo um cronograma.
Isso permitirá ter uma campanha organizada e funcional.
Outro ponto que diferencia uma campanha na mídia social de sucesso ou não é a utilização de padrões neurolinguisticos e gatilhos mentais, além de trabalhar as campanhas nos hemisférios cerebrais reptiliano (sobrevivência) e mamífero (afetivo/emocional).
Estudos já comprovaram que a intenção de compra acontece inconscientemente, sendo que a parte consciente apenas encontra uma maneira de “justificar” a compra.
Lembre-se: boas imagens podem fazer toda a diferença, então, escolha com cuidado.
Pronto para iniciar boas campanhas na mídia digital e aumentar seus resultados? Comente!