Marketing Social: Entenda tudo sobre o assunto e aprenda a fazer
O marketing social está cada vez mais presente nas mídias das empresas, seja de grande ou pequeno porte. Com o aumento da conscientização das pessoas frente a sociedade, seja meio ambiente, inclusão social, segurança, entre outros fatores, passou-se a ver o marketing social como uma excelente maneira de obter bons resultados de divulgação da marca, credibilidade e ao mesmo tempo trazer benefícios para a sociedade.
Como esta forma de marketing funciona? Quais seus benefícios para a empresa? De que maneira a sociedade responde a uma campanha de marketing social? Como fazer? Estas são questões importantes, por isso, acompanhe e entenda!
O que é Marketing Social
O marketing social tem como objetivo principal reduzir os problemas sociais, em qualquer esfera, higiene, saúde pública, educação, transporte, trabalho, habitação e etc. Visa promover uma causa social observando preceitos éticos e sociais, mas, ao mesmo tempo, divulgar ou fazer o branding de uma marca.
Pode-se dizer que o marketing social é um conjunto de estratégias ou processos de inovação social voltado para criar mudanças de comportamentos, atitudes, tanto de um público específico quanto coletivo, fundamentado em direitos humanos, éticos e trazendo desenvolvimento social.
Vantagens do marketing social para a empresa
Está se perguntando como a empresa obtém vantagens a partir do marketing social? Muitos empreendedores iniciantes não conseguem observar os benefícios de fazer o marketing social para a sua empresa, e não é para menos, afinal, o objetivo é mudança comportamental em prol da sociedade, correto?
Acontece que o marketing social desenvolvido corretamente acaba por fazer o branding da empresa, fortalecer a marca, criar valores e torna-la “especial” frente aos consumidores.
E vale lembrar, hoje, muitos consumidores estão dando maior importância para as empresas que possuem valores sociais, inclusive a questão de poluição ambiental.
Podemos citar marcas de grande porte que fazem, frequentemente, marketing social: Mac Donalds (venda reverte em auxílio social), bancos como Bradesco, entre outras tantas empresas.
A própria campanha de marketing social tende a ser viral, justamente pelo fato de atingir partes inconscientes do cérebro, como o mamífero e reptiliano.
De maneira prática, os resultados costumam ser os seguintes:
- Aumento da credibilidade da marca;
- Associação a projetos sociais;
- Maior rentabilidade;
- Valorização do serviço e produto;
- Reconhecimento social;
- Aumento de vendas;
- Branding;
- Fortalecimento da marca;
- Alta exposição publicitária;
Essas são apenas algumas das vantagens que se observa em empresas adeptas ao marketing social.
Por que o marketing social funciona?
Esta é uma pergunta bastante comum, afinal, qual é o motivo de todo este sucesso?
O marketing social funciona devido a comoção e justamente ao fato de ter como objetivo a melhoria da sociedade. Perceba, quantas pessoas se preocupam com a melhora da sociedade? Muitas, não é? Estas pessoas passam a dar maior credibilidade para a marca.
Outro fator que contribui para o sucesso do marketing social é a comoção global. Por se tratar de assuntos que envolvem alto grau de comoção, tem-se uma ‘explosão’ de sentimentos, ocasionando em uma vasta divulgação e, ao mesmo tempo, fixando-se na mente das pessoas.
Podemos citar como exemplo de temas sociais: abandono de crianças, campanha de saúde pública, falta de alimentos, crianças desaparecidas, meio ambiente, inclusão social, entre tantos outros.
Estes temas, todos são de comoção global, pense você, quando observa uma propaganda de abandono de crianças, imediatamente pensa nos seus filhos, sobrinhos, afilhados, fazendo uma associação positiva da marca que está ajudando na campanha.
Como fazer o marketing social
Fazer uma boa campanha publicitária de marketing social é uma tarefa complexa, pois exige uma série de estudos e planejamento. Por isso montamos um “passo a passos” para você conseguir ter bons resultados com o marketing social da sua empresa.
- Definição de objetivo
O primeiro passo é decidir o que você almeja atingir com o marketing social para a sua empresa? O objetivo é branding? Aumento de credibilidade? Maior conversão de clientes? Valorização do serviço? Maior exposição da marca?
Enfim, são diversos os objetivos que podem ser atingidos através do marketing social, por isso é fundamental defini-los previamente, até para conseguir desenvolver a campanha corretamente.
- Estudo prévio de nicho (clientes)
Sabendo o objetivo, qual é o tipo de nicho que deseja atingir? Quem é o público-alvo? Mais importante do que o objetivo definido é saber quem precisa ser atingido por esta propaganda.
Por exemplo, uma conscientização que busca atingir o abandono de filhos recém nascidos, precisa ter como alvo mulheres, entre faixa etária X a Y, provavelmente grávidas ou dentro de uma faixa etária comum à gravidez. Caso contrário, a efetividade da campanha será muito baixa.
- Escolha de assunto
Faça um estudo sobre os assuntos sociais que tem gerado polêmica e precisam ser trabalhados para fins de conscientização social. Quando se encontra um assunto com polêmica, tende-se a ter um resultado de campanha melhor, já que muitas pessoas se identificam.
- Problemas sociais envolvidos
Qual é o problema em si daquele assunto? O que faz com que as aquela atitude ocorra? Você deve encontrar o cerne da questão, descobrir exatamente o problema dentro daquele assunto social que tem gerado tantos problemas.
Por exemplo, em um caso de problemas no meio ambiente, deve-se encontrar o problema específico para a campanha de marketing social, como é o caso de liberação de esgotos com lixo tóxicos em rios.
- Solução
Qual é a solução para este problema? A solução deve ser apresentada na campanha de marketing, senão de nada adiantará. No caso acima, podemos destacar como solução: Ajude você também a fiscalizar, entre em contato pela central 0800 – xxx e denuncie.
Perceba que a solução é a fiscalização e, se todas as pessoas ajudarem a fiscalizar, os órgãos poderão exercer um maior controle e penalizar as empresas.
- Mídias veiculadas
Então, onde você irá veicular esta campanha de marketing social? Televisão? Rádio? Internet? Cartazes? Todas?
As mídias que serão utilizadas precisam ser pensadas de acordo com a seguinte pergunta:
- Quais mídias o público alvo utiliza?
Vale lembrar do seu orçamento para a campanha, de nada adianta pensar em anunciar na televisão se o valor para investir for irrisório e não comportar poucos minutos de mídia televisiva, que via de regra, é cara.
- Expectativa de resultados e cronograma
Trace uma expectativa de resultados, juntamente com um cronograma. Os resultados devem ser divididos em dois grupos: positivos para a empresa, positivos para a sociedade.
O cronograma irá auxiliar para que você realmente consiga concluir a campanha no tempo almejado e até mesmo para reduzir custos desnecessários.
- Pessoas envolvidas
Quem serão os responsáveis para cada parte/etapa do marketing social da sua empresa? É preciso definir as funções de cada colaborador, somente assim conseguirá cumprir o cronograma.
- Plano de campanha e criação da propaganda
Agora é o momento de criar o plano de campanha, no qual conterá todas as informações relevantes, desde o público alvo, atribuições, orçamento até o cronograma.
Também, você iniciará a propaganda em si, contratará pessoas para fazer os papéis, escolherá empresa para criar a campanha, entre outros fatores.
Lembre-se de levar em consideração o seu orçamento e manter uma margem de 30% para custos extras.
Comece agora mesmo a fazer marketing social na sua empresa e conte-nos o resultado!
Gostei das informações que li neste site. Gostaria que me a ajudassem a montar na prática uma campanha de marketing social. Será que a estrutura é a mesma ao plano de Marketing? Se for por exemplo de uma empresa de prestação de serviços, como será ? Por favor, ajudem-me.