Resenha do Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Faculdade de Tecnologia da Zona Leste, pelo autor, Renan Vieira Lima, no ano de 2011.
O crescimento da Internet e a formação um novo público, surgiu a necessidade de investimentos em estratégias de marketing digital com a finalidade de facilitar o contato permanente e interativo entre a empresa e o cliente. As informações que os consumidores buscam devem estar atualizadas e disponíveis de formas rápidas ao acesso.
O consumidor busca receber respostas satisfatórias mediante a um problema apresentado à empresa. Desta forma é necessário que a organização tenha canais de atendimento e divulgação em massa e de rapidez para o relacionamento com cliente, ferramentas como comunicadores instantâneos, e-mails e redes sociais.
As empresas estão cada vez mais preocupadas com suas ações de marketing digital ainda que tenham poucos recursos, investimentos e profissionais especializados para a orientação sobre as melhores ações que serão realizadas nas redes.
Marketing tem por objetivo, conhecer o comportamento humano e buscar satisfazer as necessidades e desejos identificados deste indivíduo. Com o avanço da Internet e um novo público formado, surgiu a necessidade de investimentos em estratégias de marketing digital com o objetivo de promover um contato permanente e interativo entre consumidor e a organização.
É necessário que a organização possua canais de atendimento e divulgação em massa e com rapidez para o relacionamento com cliente, ferramentas como comunicadores instantâneos, e-mails e redes sociais.
As redes sociais estão presentes na vida das mais diversas pessoas e são instrumento de trabalho de diversas organizações. Segundo Orkut (2011), uma pesquisa foi realizada pela Comscore, que mediu o alcance das redes sociais no Brasil de março de 2010 a março de 2011, o Facebook tem 40,8% de usuários sendo a segunda rede social dos brasileiros e o microblog Twitter tem 21,8% de usuários ativos.
Segundo Torres (2010), “com o crescimento de dispositivos móveis com acesso a internet e até com a facilidade para aquisição de computadores pessoais e notebooks, qualquer pessoa e em qualquer lugar poderá estar conectada com outras pessoas através dos sites de rede social.”
No entanto as redes sociais não são utilizadas apenas para trocar informações entre amigos, compartilhar de fotos e vídeos ou como forma de conhecer novas pessoas e reencontrar velhos amigos, elas são muito mais do que isso. O alcance de uma mensagem pode atingir um público que antes não era conhecido.
Com o crescimento das redes sociais, as empresas dos mais variados setores perceberam a importância dessas ferramentas e foram obrigadas a se inserir neste contexto. Grandes organizações investem em pessoas para cuidar do relacionamento com seus clientes, assim como mantê-los informados sobre lançamentos e novidades de seus produtos e/ou serviços através de seus perfis.
Para Teixeira (2010), “uma micro ou pequena empresa muitas vezes não tem condições de manter um profissional especializado em marketing digital e assim gerenciar essa área que muitas vezes é feita pelo próprio dono da empresa. Atuar nessa área mesmo com um investimento menor que as grandes organizações é um desafio a ser vencido.”
Segundo Tachizawa (2003), “as produções de mídia padronizada estão cada vez mais sendo substituídas pela produção personalizada, sites dirigidos, portais interativos, comércio eletrônico e outros recursos da rede mundial. Com a existência da Internet, as pequenas empresas podem operar junto a clientes, fornecedores e as mais variadas entidades existentes como se fossem grandes organizações.”
Desta forma é possível concluir que, os meios de comunicação e interação on-line farão com que as empresas cada busquem formas de sobressair sobre seus concorrentes. As pequenas empresas, com poucos investimentos em relação as grandes organizações, precisam buscar alternativas para que possam expor sua marca e seus produtos e/ou serviços em um ambiente que possui grande parte do mercado.
Investir em marketing digital e ações nas redes sociais, poderá facilitar o relacionamento com clientes, consumidores e potenciais clientes.
As ferramentas para essa alavancagem da pequena empresa com relação as suas estratégias de marketing digital estão disponíveis nas redes sociais e demais serviços, que unem pessoas e diversas informações em um único lugar, facilitando dessa forma a interatividade entre empresa e seu público.