Marketing Digital para Empreendedores



Marketing Digital para Empreendedores
Marketing Digital

Uma das formas mais eficazes de marketing moderno é o marketing digital. O marketing digital pode ser conceituado tem como característica o baixo investimento com ações efetivas.

A proposta do marketing digital é transformar usuários de um site em clientes. Ou seja, o marketing digital é um recurso a mais que os empreendedores podem se valer para alavancar vendas. Então vamos detalhar mais sobre esta ferramenta valiosa de marketing: o Marketing Digital.




Benefícios do Marketing Digital

É um canal sustentável e escalável – todo canal de mídia apresenta algumas limitações quanto ao tempo, distância atingida e cobertura populacional. Mas, o marketing digital é capaz de atingir um público bem abrangente e ilimitado, que são os internautas. Mesmo em início de campanha é possível que os empreendedores consigam uma boa margem de audiência.

Custo-benefício – mesmo que o empreendedor gaste alguns “trocados” para elaborar um site ou blog o resultado com certeza será a visita de pelo menos 100 usuários. Quando o empresário consegue aperfeiçoar seu site o número de visitantes cresce progressivamente.

E ainda com a vantagem do Google constituir uma poderosa ferramenta de marketing, pois contar com o auxílio do Google significa aumentar o trafego do site, gerando buscas. Se a empresa fizer um esforço mensal para o marketing digital a empresa poderá prever qual a contribuição do marketing digital, pois existem ferramentas estatísticas que analisam o aumento ou diminuição de visitas ao site.

Competitividade  – O marketing digital é competitivo, pois é um canal que permite que a empresa tenha uma audiência própria e permanente e ainda conte com canal de comunicação direto. Empresas que já se consolidaram nos canais representam verdadeiras barreiras para os novos entrantes. Essa é mais uma vantagem do marketing digital. Sendo que produtos ou similares todos os dias são lançados no mercado, mas se tornar audiência nos canais de marketing digital coloca a empresa no topo.

Como elaborar um marketing digital de sucesso

Para implantar um marketing digital de sucesso o empreendedor necessitará das seguintes ferramentas:




Obter Conhecimento – aqui vale aquela máxima que diz que quem vende é que deve ser o especialista em seus produtos ou serviços. É necessário considerar que os visitantes do site também possuem informações sobre o setor e área de atuação, por isso, a empresa deve ir além e possuir mais conhecimentos do que os seus usuários.

É necessário considerar que o canal deve estar preparado para atrair visitantes que são qualificados e que entendem sobre o ramo em que a empresa atua e assim o canal será uma referencia. Se a empresa deve ter conhecimentos sobre seu ramo de atuação, é importante também possuir conhecimentos sobre marketing digital. Os empreendedores que pretendem lançar mídia no meio digital devem possui conhecimentos pelo menos básicos sobre Blogs, SEO, E-mail Marketing e outros.

Tecnologia – a tecnologia é um recurso essencial para que as ações de marketing alcancem potencial. A tecnologia é importante para o marketing digital, pois:

Quando se utiliza de forma correta os recursos técnicos o impacto é garantido, o domínio da tecnologia também torna o marketing digital mais produtivo e ainda quando se conta com a tecnologia é mais provável que a empresa obtenha informações uteis para elaboração de um marketing eficiente.

Exemplificando a tecnologia é capaz de auxiliar nos procedimentos do marketing digital de várias formas:


A entregabilidade do e-mail marketing é maior e identificação dos melhores horários para publicação de mídias.

Empresas que têm conhecimento sobre recursos como as Landing Pages – páginas de captação podem ser úteis para captação de dados e informações para posteriores contatos com clientes, dentre outros. A empresa pode ainda optar por ter um recurso que integre todas essas funções em uma plataforma única.

Dedicação – é necessário investir tempo para que o marketing digital ofereça os resultados pretendidos.

É necessário investir tempo para:

Produzir um conteúdo capaz de atrair visitantes e desenvolver um relacionamento. Para isso, a empresa precisará de profissionais que se disponham a desenvolver um conteúdo consistente e ainda acompanhem os resultados.

Caso a empresa decida investir em marketing digital é necessário avaliação constante dos resultados, mudança de tecnologia ou de estratégias sempre que necessário e outras providencias. É importante que a empresa reúna os responsáveis constantemente para dedicação e avaliação de resultados.

Perseverança – o marketing digital pode não oferecer resultados imediatos, alguns resultados demoram mais tempo para surgir.




Resultados como audiência, retorno financeiro do marketing e outros. Mesmo as grandes empresas têm dificuldades para conquistar audiência. É por isso, que diversos aspectos devem ser monitorados constantemente como: Conteúdo de qualidade e outros. Por isso, o marketing digital passa por tantas desistências.

Tarefas do Marketing Digital

O Marketing Digital propõe cinco tarefas principais:

Atração de visitantes – a tarefa primordial do marketing digital é atrair visitantes, um tráfego de qualidade é a primeira meta e talvez a mais difícil. As outras tarefas só existem para que o canal obtenha visitantes, a produção de conteúdo, otimização e compra de mídia.

Produção do conteúdo – o conteúdo deve ser relevante e atraente e focar em algum público. Não adianta produzir um conteúdo sem foco e que não atraia os maiores interessados. Um conteúdo interessante atrairá até mesmo a audiência de outros públicos. Um conteúdo relevante é aquele que ensina.

Que seja disponível – ou seja, não adianta ter um conteúdo sólido se o site vive em manutenção.

Atualização – renove o conteúdo constantemente e atualize o conteúdo com novidades do mercado e assuntos que estejam em alta.

Otimização de Conteúdo – o SEO é uma ferramenta de otimização de conteúdo que consiste em garantir que o conteúdo alcance as pessoas e que realmente atraia um publico numeroso. Por isso, o SEO é uma ferramenta que conta com o auxílio do Google e das mídias sociais. O SEO é formado por um conjunto de técnicas que têm como objetivo destacar o site nos buscadores:

Palavras-chave – é a técnica de utilizar conteúdo com palavras-chave para que o usuário encontre o site com mais rapidez.

Ainda sobre palavras – chave seria ideal se o site tivesse o nome das palavras-chave que atrairão visitantes. Conhecer mais sobre os usuários- essa técnica é importante para entender como as pessoas utilizam os buscadores. Exemplo: se os usuários procuram por roupas, então não utilize a palavra vestuário. Crie parcerias com outros sites e tenha links em outros sites.

Dicas Essenciais para o Marketing Digital

Defina objetivos e avaliação de resultados – é necessário levar a sério o processo de desenvolvimento de marketing digital, isso significa que a empresa deverá lidar com planejamento, prazos e estabelecer metas.

Pesquise e adquira conhecimento – o marketing digital é um novo modo de realizar marketing e por isso, a empresa deverá saber onde “está pisando” e qual o potencial de erros e acertos, para isso é necessário algumas pesquisas: Qual o público-alvo? Qual o comportamento dos usuários? Qual horário de acesso? Nível de escolaridade e etc.

Planejamento – o planejamento é essencial para que a empresa obtenha sucesso. Planejar meios e recursos para implantação do marketing digital é essencial.

Planejar significa avaliar o que será necessário para iniciar no mundo do marketing digital:

Será necessário contratar uma agência? Treinar funcionários, definir tecnologia e logística.

Inicie o trabalho de marketing – empresas podem criar um perfil no facebook denominada fan Page. O próximo passo é fazer integração entre a fan Page, o site e as mídias sociais.

Marketing Digital como Ferramenta Empreendedora

Uma das maiores vantagens do marketing digital é que os empreendedores sabem bem “onde estão pisando”, isso porque, no marketing digital todas as ações podem ser monitoradas quanto ao seu retorno.

Uma das ações de monitoramento é o ROI – Retorno do Investimento. Para monitorar as ações de marketing existem programas próprios como o Google Analytics. O Google Analytics é um recurso que tem a função de mostrar para o cliente como o usuário consegue encontrar seu site, blog, mídia social.

Pelo Google Analytics o empreendedor pode avaliar quais ações são mais benéficas para atrair usuários: o conteúdo, conteúdo interativo e outros. É uma ferramenta útil para analisar o comportamento do usuário e assim o empreendedor poderá traçar novas estratégias. O importante é que o empreendedor esteja sempre bem informado sobre as técnicas do marketing digital e consiga realizar um planejamento.

E então Empreendedor pronto para trabalhar com Marketing Digital? Deixe Seu Comentário.




FIQUE ATUALIZADO!

Receba Sacadas de Negócios Diretamente no Seu E-mail!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here