Por esta visão, adequar o setor de comunicação da sua empresa a reais necessidades dela. Torna-se fator primordial para a fase mantedora da sua empresa no mundo dos negócios.
Abaixo, passos estratégicos que esclarecem:
Identificar os públicos que geram a consolidação da empresa no mercado consumidor. Em abrangência tem-se: Público Interno, externo e misto.
Público Interno – é aquele que atua no dia a dia da empresa de forma direta, como: empregados contratados, terceirizados, aposentados e família de funcionários. Também conhecido como colaboradores.
Público Externo – todo aquele que desperta a atenção e interesse pelos serviços da empresa. São: os consumidores, concorrentes, imprensa, governo e comunidade.
Público Misto – aquele que está ligado de alguma forma à empresa. São: Acionistas, distribuidores, fornecedores, revendedores.
Realizar pesquisas qualitativas nos públicos contribuintes da empresa, depois levantar as respostas de cenários destes públicos, como seus pontos fortes, fracos e ameaças.
Abaixo apresento uma “simulação” de um resultado de pesquisas com os públicos Interno, Externo e Misto.
Simulação: no cenário do público interno
Pontos fortes avaliados:
Pontos fracos:
Ameaças: estão relativamente ligadas aos pontos fracos. Dentre estas, suponhamos situações:
Simulação: no cenário do público externo
Pontos fortes
Pontos fracos
Ameaças
Simulação: no cenário do público misto
A pesquisa é feita da mesma forma dos públicos interno e externo, levantando pontos fortes, fracos e ameaças, só que dos acionistas, fornecedores, revendedores. Salvo que, antes da formulação da pesquisa:
Nesse estágio, já se tem os resultados da pesquisa de todos os públicos contribuintes. Agora, caberá buscar as melhorias dos pontos fracos e aniquilar pela raiz as ameaças. Para isto, utiliza-se de ferramentas ou veículos de comunicação cabíveis a cada situação envolvida.
Abaixo exemplifico a importância desta ação, expondo o fator de risco junto à aplicação dos veículos comunicacionais mais cabíveis, direcionando a conversão dos prejuízos em melhorias:
Ex:
IMPORTANTE: Fica claro então que cada empresa possui sua missão e sua cultura organizacional. Para tanto, chega a ser amadorismo querer copiar as estratégias comunicacionais de empresa X, a qual se encontra em fase de sucesso no mercado. Saiba que agir com sabedoria é buscar as melhorias das fragilidades da sua empresa que não são as mesmas da empresa X.
De continuidade ao terceiro passo. Entende-se então que, para cada conjunto de usos de veículos comunicacionais, tem-se o foco do público a ser atingido e aleatoriamente o tipo de comunicação adequada a esse público. Ex:
É uma estratégia de comunicação que aborda a compatibilização dos interesses entre empregados e empresas, busca o estímulo ao diálogo, à troca de informações e experiências. Sua principal meta é viabilizar toda interação possível entre a organização e seus empregados.
Na prática, junto a veículos comunicacionais trabalha a:
*Avaliação constante;
*Valoriza o funcionário, respeitando sua personalidade e individualidade;
*Considera os avanços tecnológicos como aliados da comunicação, não esquecendo o aspecto humano dos funcionários.
Permite que cada funcionário seja convenientemente instruído quanto às atividades da empresa e saiba situar-se no seu interior.
Na prática, junto a veículos comunicacionais, trabalha:
* Segue as normas da organização;
* Expressa a filosofia e as diretrizes da empresa;
* É processada no âmbito interno das corporações;
* Utiliza fluxos de redes comunicacionais;
* É descendente ou vertical, ou seja, a voz de decisão e informações vem da chefia a subordin;
* É padronizada;
* Utiliza de uma linguagem formal (oficial).
Estas abordam um mix de estratégias e ações comunicacionais adequadas a cada objetivo da gestão. As ações vão desde:
Site, intranet, anúncios publicitários, Teases, pesquisas qualitativas, Press-kit, Relatório Público Anual, brindes, promoções, inserção a mídias sociais, revista da empresa, webmarketing, ouvidoria, políticas sociais, jornal da empresa e outros que venha a necessidade.
OBS: É válido, caso sua empresa possua vários setores de comunicação desde Marketing, Publicidade, Jornalismo e Relações Públicas, tentar unificar a gestão das mesmas. Assim, obterá mais coerência e sucessivamente mais praticidade, agindo pelas diretrizes de uma Comunicação Integrada.
Envolve também a busca da imagem positiva da empresa, porém, visa mais a identificação do produto e qualificação do mesmo na inserção do mercado. Incrementa pesquisas focadas nos hábitos do consumidor, a utilização do database marketing, a globalização dos mercados e o acirramento da concorrência e introdução de alternativas disponibilizadas pela adoção das novas mídias. Veículos utilizados: aplicação de pesquisas, Internet, Webmarketing, e-commerce e outras.
Aqui, finalizo a ideia de estrutura de como é feito uma consultoria de comunicação nas empresas. Contudo, saiba que, de posse a um serviço de consultoria, sua empresa tende a se fortalecer e obter o sucesso.
ATENÇÃO: a função deste artigo é esclarecer a importância em inserir estratégias de comunicação a gestão de sua empresa. Contudo, por se tratar de um trabalho complexo com detalhes particulares, não convém copiar estratégias de comunicação da empresa vizinha, pois isso acarreta em amadorismo e é jogar no “achismo”. Desde então, a realização de uma consultoria em comunicação cabe somente a um profissional qualificado, cujo mesmo é Relações Públicas. Caso contrário, haverá uma reversão de expectativas.
* Intranet– é um tipo de site visitado apenas por funcionários e parceiros. Lá são disponibilizadas informações sobre a empresa e de cunho administrativo, como de RH, normas, manual, informativos, etc. Pode ser também um espaço de integração com publicação de aniversariantes, fotos de eventos de confraternização e outros.
* house organs– São publicações internas da empresa com a finalidade de integrar melhor os seus públicos e combater o desconhecimento a respeito da empresa.
*Manual de Integração- Também chamado de manual do funcionário, escrito em linguagem sucinta, apresentando de modo bem claro e inteligente, as principais informações de interesse do funcionário sobre a instituição, desde: dados sobre a instituição (história, atividades, produtos, nomes de diretores e chefes), regulamento da empresa, horários, salários, localização do setor de reclamação e queixas, previdência social, sugestões, treinamento, saúde no trabalho, férias e feriados, recreação.
Por: Syelida Luna