Errar a mão no volume de investimento inicial é algo muito comum ao abrir uma empresa. Entenda agora o porquê e saia na frente com seu negócio.Alguns acabam investindo menos do que deveriam, outros injetam mais recursos do que o necessário ao começar uma empresa, e esses dois cenários são ruins (sim, muito dinheiro pode ser um grande problema para abrir uma empresa e logo explicaremos o porquê).
É extremamente importante tirar um bom tempo para planejar as finanças na fase pré-operacional da empresa, pois assim é possível evitar surpresas como:
“Ainda estamos conquistando os primeiros clientes, o fluxo de caixa está começando a crescer, porém nossas reversas terminaram.”
“Como tínhamos muitos recursos disponíveis, investimos pesado em marketing para começar a empresa e atraímos uma infinidade de potenciais clientes. Porém como a empresa estava iniciando, não possuíamos estrutura para atender essa demanda, e acabamos queimando nossas reservas e passando uma imagem negativa ao mercado”. Esse cenário acontece frequentemente e é um exemplo de que muito dinheiro para abrir uma empresa pode ser algo ruim.
Para ajudar você a escapar dessas duas armadilhas e planejar exatamente quanto deve investir para abrir uma empresa, trouxemos as 3 dicas apresentadas abaixo:
Liste Os 4 Maiores Custos Para Abrir Uma Empresa (E Elimine Os Não Essenciais)
Quando um novo empreendedor começa a listar os custos essenciais para começar uma empresa, é comum alocar altas quantias para duas áreas: marketing e vendas. Na maioria dos casos isso é um grande erro. Ao começar uma empresa e apresentá-la ao mercado, você deve focar em atingir inicialmente uma parcela de influenciadores daquele mercado, pessoas com autoridade que irão ajudar você a espalhar a notícia da sua empresa.
O conceito de atacar primeiro uma fatia específica de influenciadores do mercado foi difundido através do livro Crossing the Chasm, de Geoffrey Moore, e está representado abaixo por sua famosa curva de adoção de um novo produto pelo mercado.
Assim, se você está pensando em acelerar os gastos em marketing e vendas, tire o pé do acelerador. A melhor estratégia é criar um produto fantástico, e depois apresenta-lo pessoalmente para um pequeno número de pessoas que tem a influência necessária para te ajudar a conquistar todo o mercado. Uma vez que chegou nesse ponto, comece a investir em alternativas de marketing viral para espalhar ainda mais a notícia sobre seu produto.
Uma Vez Que Listou Seus Custos, Cumpra o Planejado
Parece óbvio, certo? Mas um cenário muito comum é que os empreendedores ao abrir uma empresa não cumpram o planejamento financeiro para poupar ao máximo. Fazendo isso você vai conseguir somente uma coisa: falir lentamente.
Se você definiu que é essencial investir dinheiro numa ação para conseguir seus Innovators e Early Adopters, faça. Para começar a empresa é imprescindível contratar uma consultoria para definir seu produto inicial (ou construir um protótipo), não deixe de realizar essa ação.
Meias medidas trazem resultados medíocres. Não comprometa o sucesso ao abrir a empresa, pela ideia de um caixa mais recheado. Arriscar-se é seu dia-a-dia, portanto assim que começar uma empresa trate seu dinheiro como um modo de atingir suas metas.
A Regra Dos 18 Meses
Essa regra é muito simples: para começar a empresa, faça seu plano de gastos como se nos primeiros 18 meses de operação sua empresa não fosse faturar nada, sendo sustentada apenas pelos recursos aportados no capital social. Dessa forma, você terá tranquilidade para começar a empresa e trabalhar os primeiros meses sem a corda no pescoço.
Algumas Variações Da Regra Para Começar Uma Empresa:
Quando começar a empresa e seu produto estiver pronto para ser lançado em um mercado que você conhece bem e dentro do qual já possui uma rede de contatos e potenciais clientes em vista, então pode reduzir esse prazo de sustento da empresa pelo capital social para 12 meses.
Agora se ao começar a empresa ela irá focar no desenvolvimento de soluções de alta tecnologia para a área de saúde, esse prazo pode aumentar para 36 ou 48 meses facilmente.
O importante aqui é imaginar a curva de adoção que seu produto terá dentro de um nicho específico do mercado alvo, e com base nessa informação estimar o número de meses que você terá que sustentar a operação da empresa até transformar esse nicho em clientes pagantes. A estimativa de 18 meses é adequada para uma alta parcela de pequenas empresas em diversos segmentos.
Para você que vai abrir uma empresa nesse momento, recomendamos a leitura de um ótimo post sobre como administrar uma empresa.
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Sou empresária e gosto muito dos artigos que vocês publicam. Me ajudam bastante nas minhas dúvidas diárias.