Assumir um novo cargo depende do colaborador e da empresa, dependendo da gestão de desenvolvimento da carreira exercida pela organização e outros imperativos como a capacidade de criar um ambiente corporativo voltado para o constante aprendizado.
Muito se discute sobre gestão de conhecimentos que é a capacidade da empresa em reter conhecimentos e educar os colaboradores.
Alguns programas acompanham a capacidade da empresa criar méritos que são programas como a avaliação de desempenho, que deve ser um procedimento para ações enriquecedoras do ambiente corporativo, encaminhando os colaboradores para propósitos de desempenho e aprendizado.
Não só a avaliação de desempenho como também um programa efetivo de gestão por competências faz com que os colaboradores desenvolvam essa capacidade de aprender e reaprender.
O processo de meritocracia existe nas empresas que estão em ramos altamente competitivos e em ambientes que as margens de erros devem ser zero e, ainda onde os talentos devem ser retidos não indo para a concorrência.
A meritocracia gera uma maior competitividade no ambiente de trabalho, mas apesar dos conflitos e problemas que pode gerar, a meritocracia deve estabelecer uma concorrência saudável, além de incentivar o desempenho e a competência.
As empresas que já adotaram o sistema de meritocracia sentiram que o resultado deve surgir de uma cultura de mérito e comprometimento com pessoas empenhadas.
Meritocracia é um programa de resultados voltados para remuneração e ascensão na carreira, mas só é exercida por colaboradores que querem mudanças efetivas tanto na carreira quanto na empresa e, que sabem da importância de sua contribuição e também saírem da zona de conforto para crescer na carreira e colaborar com a empresa de forma mais efetiva.
O caminho para meritocracia envolve esforços da empresa e dos colaboradores, para isso é necessário à implantação de programas como a gestão por competências.
A gestão por competências consiste em um conjunto de medidas para que a empresa alinhe gestão de conhecimento e estratégia empresarial para que os colaboradores sejam beneficiados com o desenvolvimento de suas habilidades técnicas e comportamentais.
Empresas para obterem um bom resultado no mercado, possuem diferentes tipos de gestão estratégica e por isso a gestão por competências difere de empresa para empresa.
Cada empresa deve implantar seu próprio sistema de competências, com competências que são estratégicas para sua realidade e assim alinhar competências e objetivos.
A gestão por competências têm tido sucesso na maioria das empresas em que é empregada e deve ser implantada de forma coerente e responsável sem amadorismo.
Gestão por Competências requer para sua implantação um ambiente de aprendizado e voltado para gestão de conhecimentos, mas para isso se faz necessário que a empresa tenha uma cultura voltada para os sistemas de informação, análise e obtenção de dados e disseminação de dados e conhecimentos.
A gestão por competências necessita de uma base sólida e para isso muitas empresas implantam sistemas de universidades corporativas, serviços terceirizados de ensino para colaboradores, certificações em qualidade, projetos, matemática financeira e outras disciplinas necessárias no mercado de trabalho. Mas antes de tudo o primeiro passo é a conscientização de toda empresa para a gestão por competências no caminho de comprometimento e trabalho e claro o departamento que terá mais atenção é o de Recursos Humanos que deverá receber treinamentos.
Para implantar um programa eficiente de gestão por competências é necessário que a empresa esteja envolvida no mesmo propósito e, que tenha a adesão de colaboradores e principalmente o apoio da alta direção, e ainda conte com gestores preparados que farão tudo para gerir o programa da melhor forma possível.
Lembrando que a avaliação de desempenho, treinamentos, programas de aprendizagem, implantação de remuneração por desempenho e outros mecanismos são apenas subsistemas da gestão por competências que agregará todos esses fatores para que tenha um bom resultado.
Para implantação da gestão por competências é necessário que a primeira etapa seja o entendimento, esclarecimento e planejamento.
O segundo passo é definir quais as competências essenciais para uma gestão por competências. As competências essenciais são aquelas que têm ligação direta com o negócio exercido pela organização, e por isso são competências que devem ser coletivas e são estratégicas. As competências essenciais têm aspecto estratégico e dão á empresa vantagem competitiva. As competências essenciais são aquelas voltadas para o diferencial competitivo da empresa e que toda a equipe deve dominar.
A disseminação das competências essenciais depende da disseminação de informação e conhecimentos, mas a disseminação por si só não resolve os problemas de gestão por competências, pois o importante é o uso das informações e dados.
Na empresa tem diversos departamentos de atuação como o Recursos Humanos, compras, tecnologia e outros. Todos os departamentos devem estar alinhados aos objetivos diferenciados da gestão por competências dependendo das necessidades de cada departamento.
Para implantar a gestão por competências, a mesma deve ser transparente, confiável e entre outros fatores.
As competências a serem desenvolvidas coletivamente são as competências técnicas, essas competências são de conhecimentos específicos e desenvolvidos por cursos técnicos, treinamento e nas atividades operacionais. Outras competências são intelectuais e comportamentais.
As competências gerenciais são aquelas voltadas para a criatividade, pensamento sistêmico, analítico, capacidade de liderança e delegação. As competências gerenciais podem ser desenvolvidas através da conscientização que os valores gerenciais terão para os colaboradores, valores como a criatividade, visão de negócios, resultados e podem ser desenvolvidas não só através da conscientização, mas também de esforços corporativos como palestras, workshoppings, eventos de endomarketing e outros.
Já as competências comportamentais também devem ser encorajadas e constituem uma das competências também competitivas e estratégicas para a empresa. As competências comportamentais constituem habilidades e hábitos de comportamento positivos para o enriquecimento das atividades exercidas na empresa e ainda para o desenvolvimento profissional dos colaboradores.
As características das competências comportamentais constituem em automotivação, entusiasmo, criatividade, capacidade de aceitar desafios, capacidade de autoavaliação e aprendizagem.
A equação desejada na gestão por competências é aquela que trabalha as competências, o desempenho das competências e os resultados alcançados.
O potencial humano nunca foi tão disputado e desenvolvido, por isso para ter competitividade às empresas devem cada vez mais valorizar o seu capital humano com iniciativas voltadas para o aprendizado e crescimento profissional que ao mesmo tempo é estratégico para a empresa.
Gestão por Competências é um dos melhores mecanismos que a gestão de pessoas encontrou para desenvolver os seus Recursos Humanos de forma que os colaboradores sejam mais bem qualificados e possuam as competências estratégicas para o desenvolvimento da empresa e, que ao mesmo represente para esses colaboradores desenvolvimento profissional e maior satisfação no ambiente de trabalho.