A gestão em tecnologia da informação pode ser caracterizada como o modelo capaz de definir comportamentos e responsabilidades alinhados à eficiência em TI.
Esta gestão em tecnologia da informação envolve também decisões sobre investimentos em curto ou longo prazo, resultados e estudo, sobre a capacidade e desenvolvimento organizacional em TI.
Na capacidade organizacional exercida pelo departamento de TI, busca viabilizar a gerência de negócios, controle, formulação de estratégias e alinhamento empresarial a TI.
Para isso, a alta administração tem um papel fundamental para estruturar liderança, estruturas organizacionais, processos e objetivos.
Decisões de tecnologia da informação
Para que a empresa tenha uma gestão em tecnologia da informação competitiva e eficiente, as empresas devem ter a seu dispor decisões quanto:
-Aos princípios: quanto aos princípios de TI deve haver declarações sobre como a TI é utilizada para que a estrutura de TI suporte o negócio desenvolvido pela organização.
Arquitetura de tecnologia da informação
As decisões na área de arquitetura de TI são aquelas que exigem políticas, diretrizes, a padronização de dados e como se aplica aos negócios.
Estratégia de infraestrutura compreende serviços de TI que será prioridade para estratégias ligadas, que é a contratação.
Funções compartilhadas para a gestão de TI
-Comitês executivos: os comitês executivos têm visão holística exercida pela alta direção sobre o negócio e sobre a estratégia de TI.
-Gerentes de relacionamento: estes devem possuir compreensão, comunicação para gerir um relacionamento entre TI e os negócios realizados pela empresa.
-Equipes operacionais: responsável por prestar efetivos e suporte em TI aos processos e negócios.
Fatores críticos de sucesso
Os fatores críticos de sucesso para a gestão em tecnologia da informação envolvem:
- Trabalhar com transparência e definições.
- Trabalhar a comunicação e conscientização de gerentes.
A governança de TI se baseia em escolhas para tratamento de processos e exceções, definição de responsabilidades, indicadores, metas e projetos.
Governança de tecnologia da informação
É o processo em que são necessárias decisões sobre investimentos e retorno. Para isso, a governança em TI requer estrutura e, para ter-se uma estrutura de TI é preciso trabalhar com:
- Orçamento de TI,
- Apoio de CIO,
- Identificação e tratamento constante de riscos.
A governança em TI pode ter as seguintes estruturas:
- Estrutura centralizada e descentralizada.
A diferença é que na estrutura descentralizada às áreas de negócio tem tendência na fragmentação de processos de governança.
- Com decisões sobre investimentos em nível local e sem visão de corporação.
A tendência é duplicar esforços para soluções regionais.
Estrutura em projetos
Nas organizações de estrutura híbrida, a gestão em tecnologia da informação é centralizada e necessita de flexibilidade no atendimento ás necessidades.
Nessa estrutura federativa são utilizadas soluções locais com equipes próprias e independência na gestão de negócios. O grande desafio na estrutura federativa é o equilíbrio entre a padronização para ganhos de escala e manutenção da flexibilidade.
Na estrutura por projetos, a divisão em equipes é imprescindível com centros de competências e custos para provisão de recursos. A seleção de projetos é também imprescindível na estrutura por projetos com gestão de operações eficiente e com consultoria adequada.
Os desafios da estrutura por projetos de TI envolvem processos e sua melhoria.
Gestão e governança
A governança é a maturidade da gestão em tecnologia da informação, pois a governança requer o atendimento de demandas atuais e futuras com a oferta de produtos e serviços alinhados devido ao controle de operações. O alinhamento deverá ser entre desenvolvimento de negócios e TI.
É necessário que a subdivisão de áreas de TI e negócios com escopo e estratégia.
Sobre escopos tem-se que um alinhamento eficiente requer escopo do negócio e tecnologia, infraestrutura administrativa e processos.
Para isso é necessário que as seguintes áreas se interajam:
-Ajuste estratégico: toda organização ajusta a sua estratégia em TI de acordo com a realidade externa e a estrutura interna, o que requer a integração funcional entre o nível estratégico e operacional.
O ajuste estratégico é um processo determinado pela execução estratégica. A transformação tecnológica requer formulação estratégica e a organização de processos de acordo com os negócios e, ainda uma avaliação do desenho organizacional.
A inovação da tecnologia da informação
A inovação da tecnologia da informação requer competitividade e nível de serviço.
No que tange o potencial competitivo da inovação em TI é que a estrutura requer uma redefinição de produtos e serviços a fim de se criar vantagens competitivas.
Para ter-se um nível de serviço ideal, a infraestrutura de negócios deve estar relacionada à estratégia e a organização de TI deverá ser aplicada aos produtos e serviços. Para contar com uma estratégia eficaz o gerenciamento de TI depende dos aspectos:
- A comunicação, que deve integrar os vários departamentos em busca de soluções;
- As metas que são mensuráveis e devem estar alinhadas ao orçamento;
- Desafios de tecnologia da informação;
Um dos maiores desafios da TI é exatamente alinhar e construir uma capacidade de TI para práticas de negócios.
Os custos de tecnologia da informação devem ser menores do que o valor das informações e dados para a organização.
Já os gerenciamentos de riscos, devem considerar a capacidade de controle e níveis de impacto, evitando-se falhas.
Gerentes de TI
É responsabilidade dos gerentes de gestão em tecnologia da informação a integração de metas e estratégias na formação de políticas em TI, e outra responsabilidade também são de prover a estruturação organizacional que suporte as estratégias de TI e desenvolver uma equipe com competências gerenciais para a tecnologia da informação com foco e valor agregado.