Gestão do conhecimento



Gestão do conhecimentoO conhecimento é o maior ativo das empresas, sendo o maior ativo individual, pois estamos na era do conhecimento. A gestão do conhecimento não é uma tendência de mercado e sim uma oportunidade positiva de mercado e deve ser planejada estrategicamente para compor a empresa, pois só o conhecimento existente é capaz de criar melhorias, inovação, novos produtos e serviços que satisfarão as necessidades dos consumidores.

A gestão do conhecimento além de competitiva é também criativa e sustentável, pois o conhecimento não gera escassez, além de a empresa adquirir outros conhecimentos com a curva de experiência que veremos mais abaixo.




Gestão do conhecimento aplicada ao negócio

Todo conhecimento que a empresa possui sobre o mercado muda constantemente e deve ser aprimorado com novas pesquisas na tentativa de se buscar novo diferencial. É aí que entra o conceito já discutido e bem disseminado no mercado que é a inteligência competitiva que constitui um conjunto de pesquisas, análises e o uso da tecnologia da informação para obter decisões e em consequência disso o posicionamento de mercado.

O conhecimento pode ser tanto interno quanto externo. O conhecimento interno constitui um conjunto de dados, informações que formam o conhecimento que se tem sobre o ramo, o negócio e a própria empresa e o conhecimento externo constitui todo o conhecimento do mercado e do andamento do ramo no aspecto macroeconômico.

Planejamento da gestão do conhecimento

O capital intelectual constitui um processo de identificar e compartilhar a utilização do conhecimento existente na empresa para maior agregação de valor. O único ser capaz de aprender e deter conhecimentos na empresa para utilizá-lo da melhor forma possível é do ser humano.

Para que haja na empresa capital Intelectual suficiente e transformador é necessário que a empresa implante uma eficiente gestão por competências conceito já visto anteriormente.

A gestão por competências busca organizar, orientar, incentivar a busca do conhecimento para que os colaboradores tenham cada vez mais o maior grau de formação, formação de habilidades, competências e outros.




Muitas empresas que formam a gestão por competências de forma estratégica fazem a partir do diagnóstico de todo o conhecimento necessário para que a empresa ocupe o melhor posicionamento de mercado e ainda seja capaz de produzir produtos e serviços com excelência na qualidade e para isso toma iniciativas voltadas para o constante aprendizado de seus colaboradores, uma vez que o conhecimento, habilidades e competências pertencem aos colaboradores que detêm todo o capital intelectual.

O desafio do mercado é tornar o colaborador em colaborador que aprende e que tem a capacidade de exercer todo o aprendizado de que dispõe.

Quando as empresas admitem universitários para compor o quadro funcional de estagiários, trainees e profissionais que serão efetivos na verdade através do processo seletivo estão procurando colaboradores que sejam capazes de aplicar todo o conhecimento obtido nas universidades.

Ambiente de conhecimento

Para que a empresa seja um ambiente organizacional que aprende constantemente e que alinhe conhecimentos e estratégia é preciso que o ambiente esteja voltado para essa realidade, isso é possível quando há uma estrutura e uma cultura. De forma que a haja liderança nas pessoas eficazes que incentivem o aprendizado constante.

A gestão de pessoas do ambiente de conhecimento possui alguns valores:


  • Quanto mais conhecimento é partilhado mais se aprende e se agrega;
  • A generalização e a especialização devem caminhar juntas;
  • O colaborador de base também pensa, retirando do ambiente de trabalho os meros executores de tarefas;
  • A gestão do conhecimento agrega conhecimentos e partilha isso é uma constante.

Antes de estruturar gestão de conhecimentos, é necessário não perder o foco e para isso se faz necessário responder á questões: o que é conhecimento? O conhecimento envolve todo aprendizado formal e informal, estruturado ou não com os meios que são a observação, a documentação de observações, a informação em diversos meios de comunicação ou recursos didáticos que foram estruturados através da formalização de teorias que eram antes apenas experiências.

O ser humano aprende de forma tácita, explícita e implícita.

Como a empresa forma conhecimento

Para que o conhecimento não se perca, a organização deve estruturá-lo, administrá-lo, documentá-lo e encontrar formas de disseminá-los para que todos saibam quais são os valores, a missão, visão de futuro e os objetivos da organização a qual pertence.

Já vimos que o capital intelectual é um ativo intangível pertencente ao indivíduo que possui também habilidades, competências e experiência.

Então o grande desafio das empresas é conseguir reunir capital intelectual atraindo e retendo talentos.

A organização retém capital intelectual quando promove um ambiente de trabalho propício ao aprendizado constante, como também ao desenvolvimento de forma a estimular a participação e o envolvimento em um ambiente capaz de reconhecer o colaborador que busca aprendizado e melhoria constante.

O desenvolvimento do capital intelectual surge de medidas como os fóruns de discussões, os blogs em intranets, oficinas e outras ações que buscam desenvolver e integrar todo o conhecimento possível.




Os trabalhadores da era do conhecimento têm necessidades distintas provocadas pelo próprio conhecimento que são: o equilíbrio da vida pessoal e profissional, o acesso de vários aplicativos e o trabalho em qualquer local com possibilidades de poupar tempo evitando tarefas desnecessárias.

O trabalhador do conhecimento é aquele que busca informação, aprendizado e melhores formas de trabalhar com um excesso de informações e responsabilidades sempre empenhado a fazer o melhor em prol da empresa e de sua própria carreira.

Inteligência empresarial

A inteligência empresarial compõe um conjunto de empreendedorismo constante, praticado pela empresa e que incentive a organização como um todo, além disso, a inovação e conhecimento constituindo assim um tripé.

De forma prática a empresa poderá trabalhar com seus colaboradores alguns projetos de aprendizagem.

Os projetos de gestão de conhecimentos são aqueles que buscam diagnosticar a deficiência de aprendizagem da empresa para que se crie um ambiente de constante aprendizado e inovação.

Depois dessa etapa a outra etapa é a constituição do ambiente de aprendizado com cursos, palestras e incentivos á continuidade da formação acadêmica, de forma que haja treinamento constante, discussão, erros e acertos, análise e planos de ação.

A organização que aprende não pune erros de execução, analisa os erros, é uma organização que tem memória, documenta e dissemina toda a sua curva de experiência.

A curva de experiência busca demonstrar para os colaboradores onde a empresa estava e  seus erros que impulsionaram nova visão e atitudes e o presente o que ela conquistou errando e acertando e onde pretende chegar a longo e a curtíssimo prazo.

A organização que aprende

A organização que aprende implanta em seu ambiente, atitudes como:

  • O mapeamento de conhecimentos adquiridos e os conhecimentos necessários;
  • Alinhamento do conhecimento com a estratégia da empresa.

Outra característica da organização que aprende é que a organização com capacidade de aprender faz mais uso de meios de comunicação e de informação, possuindo maior transparência e valores organizacionais como a valorização de competências comportamentais, colaboração, cooperação constante e pensamento sistêmico. Além de um ambiente voltado para o plano de carreira.

A gestão de conhecimentos requer projetos que trabalhem os fatores críticos de sucesso para sua implantação, fatores como a cultura e clima organizacional, apoio da alta administração, infraestrutura técnica e de tecnologia da informação disponível.

Os projetos de gestão de conhecimento são aqueles que envolvem: governança e melhores práticas, gestão de qualidade total, gestão de competências e curva de aprendizagem e experiência com lições aprendidas e benchmarking.




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