As franquias têm aumentado a cada em todo o Brasil, mais e mais pessoas estão percebendo o potencial desse tipo de negócio, sua rentabilidade, independência e outros benefícios. Em poucas palavras uma franquia é quando o empreendedor representa uma determinada marca, tem a concessão do direito de usar a marca para venda, compra e distribuição de produtos e serviços relacionados com a mesma. Tudo isso de acordo com contrato e seguindo os procedimentos e cultura da marca representada.
Antes de obter uma franquia é recomendável fazer um estudo e análise dos produtos e serviços da marca que pretender tornar parte. Como o franqueado irá lidar com a reputação do produto e/ou serviço, o sucesso ou o fracasso será conseqüência da popularidade da mesma.
Conhecido também por “franchising”, suas operações facilita a distribuição do produto e/ou serviço. Uma indústria de bebida, por exemplo, pode conceder franquias do seu produto para que lojas e/ou outros estabelecimentos patrocinados divulguem e comercializem o seu produto de acordo com condições decididas em contrato.
O empreendedor que administra a franquia é conhecido por franqueado e a marca que cede seus produtos e serviços para distribuição, vendas e outras operações é conhecida como franqueadora.
PRODUTOS PRÓPRIOS E FRANQUEADOS
Há diferenças entre os negócios independentes e as franquias. Essa diferença deve ser avaliada pelo empreendedor para achar a que mais atende as suas necessidades e objetivos. A franquia tem características que atraem diversos empreendedores, tem suas vantagens e desvantagens como todo negócio. O negócio independente também não é diferente, tem suas vantagens e desvantagens. A decisão de qual seria melhor para o empreendimento cabe somente ao empreendedor, que mais do que ninguém sabe qual será melhor.
Os produtos de uma franquia geralmente já estão no mercado e a aceitação por parte do consumidor já existe. Os gastos com publicidade, propaganda, testes com os produtos e outras questões são muito pequenos, facilitando a divulgação do produto por parte do franqueado. Dependendo da marca da franquia obtida o produto praticamente se vende sozinho e o fluxo de compra do produto e serviços é excelente.
A desvantagem é que quanto ao produto nada se muda, nada se altera, simplesmente o franqueado gerencia o produto e faz com que ele seja rentável. Quantos á serviços, em algumas franquias são exigidos um padrão de atuação e de procedimento, mas nem sempre em todas é exigida, confira tudo isso antes entrar na franquia.
Os produtos próprios exigem mais conhecimentos para moldar ele de acordo com o mercado, a concorrência, exige mais criatividade, livre escolha do produto e flexibilidade para evoluir ele e desenvolvê-lo. O produto próprio também exige tempo para conquistar o mercado e divulga suas qualidades e conquistar consumidores.
DIFERENÇAS DE MERCADO
O produto da franquia já é conhecido pelo consumidor e o mercado já tem o conhecimento dela e conseqüentemente sua popularidade já está estabelecida. A franquia também oferece consultoria para o franqueado lidar com o mercado e ter um desempenho melhor, por exemplo, ao concorrer com franquias de marcas concorrente da franqueadora.
O produto próprio exige um esforço maior para ser aceito no mercado e concorrer com marca, produtos e serviços já estabelecidos no mercado. Uma consultoria empresarial para um negócio independente, diferente da franquia, tem algum custo para o empreendedor que quer conhecer o mercado e atuar nele de acordo com o que obtêm na consultoria.
RECURSOS HUMANOS
O franqueado mesmo que nunca tenha lidado com contratações de funcionários e questões relacionadas á recursos humanos, em parceria com a consultoria do franqueador consegue desenvolver a administração de pessoal. Aspectos legais, suporte e custos de funcionários, dependendo da franquia, podem até serem patrocinados pelo franqueador.
Custos com materiais de publicidade, uniformes, equipamentos, ferramentas e outros itens podem ser patrocinados pela franqueadora. Quanto a procedimentos, metodologias de trabalhos, padrões e questões similares podem ter suporte junto com a franqueadora. Dependendo da franqueadora, diversos treinamentos e soluções podem ser oferecidos para a franqueada e seus recursos humanos
No negócio próprio é necessário que o empreendedor entenda e faça funcionar a área de recursos humanos para o melhor desempenho da empresa, em relação a franquias o custo é maior. Deve ter um suporte jurídico para lidar com questões relativas á leis e práticas relativas aos recursos humanos, custos com pessoal e outros investimentos em administração de pessoal. Toda a operação do negócio, insumos, materiais e outros são responsabilidade e parte do orçamento do investimento do negócio.
ANALISANDO UMA FRANQUIA
Escolher entre uma franquia e um negócio próprio pode ser um dilema. Não se deve considerar apenas aspectos financeiros nessa questão, outras questões também influem nisso, uma franquia é diferente de outra franquia, os ramos de atuação pode ser diferentes e as condições de ação também.
Avaliar se o empreendedor irá se relacionar bem com o ramo onde vai atuar é fundamental, gostar do que se faz é a diferença entre o sucesso e o fracasso. Muitos têm vontade de entrar em determinado ramo de franquia ou negócio próprio, mas, por um motivo ou por outro não possui o perfil de empreendedor adequado. Avalie se o seu perfil de empreendedor é compatível com o negócio franqueado ou próprio que pretende atuar.
Avalie também as metas e objetivos que pretende traçar para sua carreira como empreendedor. A franquia ou o negócio próprio tem características diferentes que atenderá ou não as suas metas e objetivos, para um tipo de empreendedor as franquias são mais do que suficientes para atingir suas metas, enquanto que para outros o negócio próprio atende suas metas da mesma maneira.
Avalie as condições de implantação do seu negócio, seja como franquia ou como negócio próprio. Consulte ou pesquise os contratos de franquias, procure saber com franqueado que atuam na área as vantagens e desvantagens de determinada franquia ou negócio próprio. Importante também se for possível ter em mãos uma cópia de contrato de concessão da franquia, entre em contato com a marca da franquia e tire todas as suas dúvidas.
FRANQUIA OU NEGÓCIO PRÓPRIO?
Comparar as duas opções não é nada fácil, mas é importante conhecer os dois tipos de negócios e decidir com convicção do qual prefere. Ninguém melhor do que o próprio empreendedor para saber suas necessidades e expectativas que tem do seu negócio.
As duas opções são ótimas, escolha uma que sirva para o seu caso!
E você já decidiu? Vai abrir uma franquia ou um negócio próprio? Deixe um comentário!
PARABÉNS ESSAS INFORMAÇÕES FORAM ÚTEIS PARA ESCLARECER MINHAS DÚVIDAS SOBRE FRANQUIA E NEGÓCIOS PROPRIO.