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Fidelização de clientes: 5 dicas fundamentais para cativar o consumidor

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Para ganhar confiança, confie. De acordo com Guy Kawasaki autor de Enchantment – the art of modifying hearts, minds and deeds, empresas que mantém o foco na fidelização de clientes asseguram um cliente assíduo e satisfeito, sendo um porta-voz da sua marca. Consumidores com essa aptidão de envolvimento atuam como base para motivar novos compradores e propagar a boa imagem da marca.

Manter um consumidor leal e comprando os produtos da empresa pode ser até cinco vezes mais barato que atrair um novo, sendo que eles chegam a responder por ate 65% de todas as vendas/faturamento de uma companhia. Mas, como fidelizar clientes?

Criamos este conteúdo exclusivo com 5 dicas para aumentar a sua taxa de fidelização de clientes e garantir o sucesso da sua empresa. Está pronto? Confira!

Como funciona o processo de fidelização de clientes

Os clientes estão cada vez mais exigentes e para atender as suas necessidades e exigências, a presença da empresa não é a única solução: é necessário que exista uma relação sólida para que haja uma percepção de troca de valores. Dessa maneira, a proximidade com os clientes é fundamental para que vínculos sejam estabelecidos e que os detalhes e as necessidades de cada operação estejam bem esclarecidos, por isso, para o bom desempenho da empresa é fundamental que mantenham os clientes fiéis e satisfeitos.

Isso não significa, no entanto, que a prospecção de novos negócios deva ser abandonada, afinal, isto é fundamental para todas as empresas. Ao contrário, um negócio que tem uma boa estratégia de como fidelizar clientes mantém estável sua carteira, agrega valor à marca, tornando-se mais forte, bem posicionada e mais preparada ainda para a prospecção. Isto significa, então, que um cliente satisfeito traz outros.

Dicas para fidelizar os seus clientes rapidamente

  1. Conheça bem o seu cliente

 Busque entender os hábitos, medos, anseios e o que o cliente valoriza. Compreenda o que é de valor para ele e principalmente como o seu produto/serviço completa ou resolve no quesito necessidades, bem como qual é a expectativa frente ao seu produto.

Funciona quase como um ciclo: Quanto mais você conhece seu cliente, melhor você atende as suas expectativas. Pode prever melhorias que fariam aumentar ainda mais as vendas do seu produto. Caso seu negócio consiga oferecer benefícios cada vez mais específicos para o tipo de consumidor que tem, aumentam suas chances de fidelidade.

  1. Foco no atendimento de qualidade

Comece encarando o atendimento como um diferencial, pois “quase” todos os produtos e serviços podem ser reproduzidos pela concorrência, por isso manter um suporte de qualidade é um passo importante para encantar os clientes.

O atendimento diferenciado começa quando a sua equipe de vendas se coloca no lugar do consumidor, entendendo os sinais dados pelo futuro cliente e embarca nas suas preferências e necessidades. Até mesmo o tipo de abordagem (mais ou menos agressiva) é captado de acordo com a reação do cliente, além disso, a equipe precisa de muita sensibilidade e saber como “calar” seus pensamentos, ouvir e se colocar no lugar de quem está comprando.

  1. Crie uma experiência única

Muitas pessoas acreditam que seu negócio necessita de gente (educada, proativa, atenciosa e etc.). Não acredite!

A maioria dos negócios é dependente de processos, pois eles permitem que pessoas normais realizem atividades complexas. Companhias grandes sempre têm um diferencial marcante, um palhaço sorridente ou a experiência de comer como um rei, esse experimento permite um fluxo de atendimento único que leva à experiência e entregas completas.

Não importa se sua empresa é uma barraca de refresco ou uma Indústria de turbina para naves espaciais, mostrar para o seu cliente que ele é único e especial, que esta feliz em atendê-lo, preocupando-se com cada passo do atendimento e se preparando para fazê-lo com cuidado e zelo demonstra o quão interessada sua empresa está na solução de problemas do consumidor.


Perceba, o objetivo é trazer não apenas um atendimento bom, mas sim que será bom em todas as vezes que o cliente precisar, isso sim proporciona uma excelente fidelização de clientes.

  1. Monitoramento

Toda ação que seja voltada à fidelização de clientes deve ser monitorada pra que a empresa tenha retorno de suas ações. O empreendedor que avalia resultados vai saber aperfeiçoar a sua estratégia e reunir cada vez mais informações valiosas para o sucesso da marca e, consequentemente, fidelizar o consumidor, pois um depende do outro.

  1. Seja transparente

Ser transparente é estar próximo, ser ético e confiável.

Estudos apontam que a falta de transparência causa incongruências, principalmente corporais, as quais são captadas e recebidas inconscientemente pelas outras pessoas, ocasionando em uma quebra de confiança e dificuldade nas vendas. Cuidado!

Honestidade é essencial no comércio competitivo atual. Acredite ou não, os clientes compensam negócios transparentes, até quando o que essa transparência revela não é positivo.

Não significa que você deve divulgar cada passo em falso ou erro do seu negócio, mas, de vez em quando, considere abrir as portas e deixar às claras alguns pontos do produto/serviço. Seus clientes vão te valorizar por isso.

Como estruturar o seu planejamento estratégico de fidelização de clientes

Passo 1: Criação de estratégias

  • Determine um público alvo.
  • Cative desde o inicio
  • Satisfaça seu cliente
  • Compartilhe os resultados
  • Aposte na comunicação
  • Invista no pós venda

Passo 2: Utilização de um software organizacional CRM

CRM é um programa que auxilia a empresa a reunir dados e tomar conhecimento dos clientes que possui, colocando-o num lugar em que possa ser aproveitado por todos os funcionários por meio do uso de um conjunto variado de ferramentas, as quais integrarão os setores e trarão informações organizadas em tempo real.

Com ele, a empresa consegue entender melhor os clientes, oferecer-lhes mais apoio, servi-los melhor, manter um bom relacionamento com o cliente e, em última análise, ganhar novos compradores.

Principais Benefícios do CRM

– Integra o cliente, auxiliando a empresa como um participante do processo de desenvolvimento com a finalidade de melhorar produtos e serviços, inovando o processo de evolução com mais facilidade.

– Permite à empresa gerir o negócio com menos custo e ao mesmo tempo atender individualmente, de forma personalizada, a perspectiva de cada consumidor.

– Mantém um meio de comunicação com o cliente frequente, para um melhor relacionamento afetivo com seus clientes, fornecedores e funcionários.

– Transforma produtos em serviços e serviços em produtos, conquistando o cliente e mantendo sua empresa com posição competitiva favorável.

Com estas dicas de fidelização de clientes e a utilização de um software de integração será possível melhorar a sua taxa de retenção de consumidores que compram no seu negócio e, ao mesmo tempo, estudar novas estratégias para conseguir aumentar o seu faturamento.

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Matheus Amaral

Advogado com formação em PNL, apaixonado por viagens e em suas horas vagas adora escrever sobre marketing digital, negócios e empreendedorismo.

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Matheus Amaral