As estratégias de marketing tem como foco principal trabalhar os 5 elementos principais do marketing para atingir os objetivos e metas previamente traçadas. Os compostos do marketing que serão trabalhados nas estratégias são 4 (os mais importantes) são o produto, preço, praça e promoção, também conhecidos como os 4 ps do marketing. Quer saber mais sobre as estratégias de marketing? Confira.
O marketing é visto de diversas formas, ainda mais quando as pessoas pensam em ‘marketing digital’, que tem o intuito de aumentar o tráfego de clientes para um site, sendo uma espécie de propaganda. O que ocorre é que o marketing não se confunde com as outras modalidades, tendo o seu princípio e essência muito diferentes.
As estratégias de marketing são formas de trabalhar os compostos do marketing para obter um melhor resultado. O que ocorre é que os compostos do marketing são o princípio de todo negócio bem sucedido, quando estes são bem trabalhados, o índice de possibilidade de sucesso é muito maior.
Quer aprender as estratégias de marketing e trabalhar todos os compostos corretamente para atingir os seus objetivos e metas? Vamos lá.
1. Produto – Estratégia de Marketing
O primeiro passo é entender o que é realmente o produto. Quando se pensa em produto, algumas pessoas podem cometer o erro de achar que é apenas um bem material que pode ser vendido, e não é. Produto é qualquer coisa que pode ser oferecido, o que acaba por englobar também os serviços.
Um produto passa basicamente por 5 fases, desde a sua criação até a sua extinção.
1 Fase do produto:
Nesse momento você estará desenvolvendo o seu produto, ainda não lançou no mercado. Aqui você fez uma pesquisa de mercado e descobriu o que as pessoas necessitam, qual é a sua “dor” e o que você irá oferecer para saná-la.
Lembre-se, as pessoas não buscam as características de um produto, elas buscam algo que resolva o seu problema, a sua “dor”.
Então, nesse momento você desenvolve o seu produto, observando todos os riscos e necessidades para ser algo que as pessoas realmente irão comprar e não se arrependerão. Certa vez ouvi uma frase que faz todo sentido, você precisa querer AJUDAR as pessoas com seu produto, consequentemente elas irão lhe pagar por ele e te ajudar se realmente resolver o problema.
2 Fase do produto:
Esta é uma das fases mais difíceis e que, caso você cometa erros, fará com que seu negócio “quebre”, jogando fora o que você já trabalhou.
Na segunda fase, a estratégia de marketing é introduzir o seu produto no mercado, é o momento em que ele é desconhecido, as vendas ocorrerão lentamente, poucas pessoas comentarão sobre o produto e você terá que organizar muito bem o seu orçamento.
Quando estiver nesse momento, foque em fazer trabalhos de divulgação, propaganda e publicidade, isso será o responsável por fazer com que você passe dessa etapa com sucesso e consiga expandir o seu produto para todos os clientes que deseja.
Simplificando, não poupe na publicidade e propaganda.
3 Fase do produto:
Agora você terá um produto com rápida expansão, a demanda sobe exponencialmente e você é um verdadeiro sucesso. Com isso começam a surgir concorrentes e inúmeras pessoas que percebem que a sua ideia pode dar certo e, consequentemente, acabam a fazer ainda mais concorrência.
Como estratégia de marketing nesse caso a empresa deve trabalhar a fidelização dos seus clientes, relacionamento, manter os melhores fornecedores e, principalmente, manter os seus clientes. Essa fase é complicada devido ao índice de novos concorrentes que começam a surgir, iniciando a tomada de parte do seu mercado.
4 Fase do produto:
Aqui você está em um momento que o mercado está saturado, existem diversos produtos semelhantes ao seu, concorrentes em todas as esquinas, e a parcela de clientes está começando a se dividir entre todos os concorrentes.
Está chegando a hora de se preparar para mudanças no seu produto, seja melhorá-lo em algo novo ou criar outro desde o zero. É um ‘sinal’ de que o fim está próximo.
Nesse momento você deve permanecer focando na fidelização dos seus clientes, bem como incentivar as compras com promoções e programas de fidelidades.
Essa etapa se caracteriza muito por existir concorrentes brigando desesperadamente por parcela do mercado, iniciando práticas de “derrubar preços”, consequentemente, reduzindo o lucro de todos, já que é possível comprar mais barato.
5 Fase do produto:
A última fase é quando o seu produto está sendo substituído por outro que oferece mais benefícios ou uma novidade que o antigo produto não possui.
Não necessariamente precisa ser ruim para você, pois você pode criar o novo produto e substituir o anterior, consequentemente iniciar todo o ciclo do produto antes que os outros.
Esse é o estágio que você precisa reduzir suas despesas. Reduza o que você gasta com marketing e divulgação, já que o mercado está tão saturado e seu produto está sendo substituído, de nada adiantará divulgá-lo.
É importante salientar que não significa que você não terá mais nenhuma venda, mas terá poucas, normalmente ocorrerão em razão da fidelização dos clientes e pelas promoções.
Conhecendo estas fases dos produtos, bem como as estratégias de marketing para aproveitar ao máximo os momentos certos, bem como para gastar e abrir mão quando necessário, você possui uma grande vantagem, e não seja “cabeça dura”, saiba a hora de inovar ou trocar o produto.
2. Preço na estratégia de marketing
O preço parece algo tão simples e não é! Ainda mais quando pensamos nos agregadores de valor, ai começa a complicar.
O conceito de preço é bem simples. Preço é quanto seu produto vale. Mas e qual é o preço ideal para o seu produto, você sabe? O preço ideal é o valor que cobre todos seus custos e lhe fornece o lucro almejado. Ei, mas cuidado, não é o lucro que você “sempre sonhou”, e sim aquele lucro possível que está previsto como meta no seu plano de negócios.
Vamos complicar um pouco? Que tal estudar os fatores que determinam o preço do seu produto?
Podemos citar pelo menos 8 determinadores de preço que são realmente importantes, são eles: localização do negócio, objetivos, preços promocionais, preços por sazonalidade, preços por segmentos diferenciados, preços de novos produtos, preços personalizados e preços com descontos.
- Localização do negócio: um negócio bem localizado por si só já influi valor, as pessoas aceitam pagar mais por um produto de uma loja que está no “centro” da cidade, por exemplo. Além disso, devido a boa localização, você terá um custo maior, consequentemente o seu produto terá que ter um preço maior para cobrir os custos.
- Objetivo: você pode também determinar os preços através do seu objetivo, por exemplo, dependendo a fase do produto, pode ser mais interessante aumentar o preço para conseguir sobreviver no mercado, ainda mais depois de ter a fidelização do cliente.
- Preços promocionais: os preços podem sofrer variações por pequenos períodos para instigar e aumentar as vendas, fazendo as chamadas promoções.
- Preços por sazonalidade: existem produtos que sofrem variações de acordo com os períodos. Isso é bem comum em cidades litorâneas, por exemplo no caso do guarda-sol, bronzeador ou até mesmo pranchas de surfe.
- Preços por segmentos diferenciados: oferecer os produtos por preços diferenciados para determinados segmentos que lhe sejam mais favoráveis. Por exemplo, valor da passagem ou da entrada de cinema mais barato para crianças.
- Preços de novos produtos: quando uma empresa está iniciando no mercado ou deseja fazer algo para chamar a atenção para um novo produto, é comum entrar com um preço mais baixo, assim se expande rapidamente o produto.
- Preços personalizados: alterar o preço de acordo com alguma característica específica. Por exemplo, uma empresa que diminui o preço quando o cliente tem um potencial de compra maior, como é o caso das compras em atacado.
- Preços com descontos: os descontos costumam ocorrer em razão de alguma característica “especial” que torna mais vantajoso para o vendedor do produto. Por exemplo, descontos quando o pagamento for à vista.
Por fim, um fator importante que não chega a ser um determinador de preço na estratégia de marketing é o fato de observar os preços dos concorrentes. Você deve evitar tornar algo muito desproporcional, tanto para baixo quanto para cima, em ambos os casos será prejudicial para o seu negócio.
3. Praça – Estratégia de Marketing
A praça é, na verdade, a automatização do seu negócio. Você precisará tornar tudo “independente”, desde o momento do fornecimento de um produto até o consumidor final.
Assim, pense da seguinte forma: você precisará ter um fornecedor, um estoque, uma forma de distribuir até os varejos ou clientes, um sistema de compra automatizado, um sistema de atendimento ao cliente, e por ai vai. Perceba que se você não conseguir automatizar tudo isso, será impossível administrar a empresa.
4. Promoção – Uma excelente estratégia de Marketing
A promoção é uma estratégia de marketing que tem como intuito incentivar as pessoas a comprar. Quando se trata de fazer promoções, o ponto chave está na correta utilização dos meios de comunicação. O foco é conseguir atrair a atenção dos consumidores, com isso você conseguirá obter uma boa margem de vendas em um curto período de tempo.
Nesse quesito estão as estratégias de marketing para venda, preste atenção.
Embora através da promoção se obtenha um lucro rápido e direto, a mesma não tem apenas esse intuito, pelo contrário, o objetivo é conseguir trazer consumidores para a loja, torná-los clientes e por fim fidelizá-los, para sempre se lembrarem da loja e comprarem lá.
Existem dois tipos básicos de meios de fazer promoção, através da venda pessoal e pela propaganda.
A venda pessoal não costuma ser a forma que traz melhor resultado no tocante a promoção, claro, a taxa de efetivação em vendas é maior, porém, o vendedor estará limitado a um número X de clientes, enquanto a propaganda atinge uma parcela maior.
Essa modalidade consiste em o vendedor oferecer os produtos da promoção diretamente, isso pode ocorrer na própria loja ou através de vendedores externos. É importante para que esta estratégia de marketing funcione que o controle e registro dos vendedores seja impecável.
A propaganda é uma das estratégias de marketing mais utilizadas no mercado, ainda mais quando o objetivo é consolidar uma marca ou empresa. Devido à facilidade de transmitir a propaganda/informação através de dezenas de canais de comunicação, consegue-se fazer com que o público mantenha-se constantemente informado sobre as promoções, sem contar que estarão sempre em contato com o nome da empresa, o que, por si só, já auxilia no aumento de visitas de clientes.
Evite tentar fazer campanhas de propaganda muito baratas, foque na qualidade. Procure por especialistas na área, os preços são bem acessíveis, não é um serviço bem remunerado.