Empresa de Marketing: Dicas, Como Funciona e Como Montar

Empresa de Marketing: Dicas, Como Funciona e Como Montar
Conheça tudo sobre a empresa de marketing, como montar e dicas para ter uma agência de marketing de sucesso

Montar uma empresa de marketing é uma excelente opção de negócio para quem quer trabalhar no setor de comunicação voltado para empresas. O marketing se tornou um braço fundamental do mundo dos negócios, sendo responsável por promover a divulgação da marca, produtos e serviços.

O sucesso de uma empresa de marketing está diretamente ligado ao modo como ela se comunica e atrai o seu público-alvo, o que a faz depender continuamente das estratégias de marketing para obter bons resultados.

A necessidade e a grande procura dos empreendimentos pelos serviços de marketing  faz com que abrir uma empresa neste segmento seja uma boa oportunidade de negócio, mas para entrar neste mercado é necessário seguir alguns passos para que o investimento seja bem sucedido. Veja mais sobre a empresa de marketing, seu funcionamento, faturamento e como montar:

Como Funciona Uma Empresa de Marketing

Também conhecida como agência de marketing, a empresa tem como objetivo desenvolver atividades e aplicar estratégias de comunicação para cuidar da imagem de uma empresa, desenvolvendo campanhas para divulgar e vender os produtos e serviços do cliente.

A empresa de marketing é contratada para tornar o cliente mais visível no mercado, fazendo com que ele seja reconhecido de maneira positiva, atraindo novos clientes e, consequentemente, aumentando os seus lucros.

A empresa de marketing pode trabalhar de forma segmentada ou diversificada, ou seja, desenvolver as suas atividades de comunicação voltadas para um veículo como a internet ou em todos os veículos como jornais, revista, televisão e rádio.

Entre as principais atividades que podem ser realizadas pela agência de marketing estão criar propagandas de ofertas, ações em lojas, promoções, lançamentos de produtos, fidelização dos clientes, entre outras ações.

Como Escolher o Segmento da Empresa de Marketing

Empresa de Marketing: Dicas, Como Funciona e Como Montar
Qual segmento escolher para se especializar na empresa de marketing?

Normalmente, os profissionais contratados por uma empresa de marketing estão capacitados para atuar em todos os veículos de comunicação, pois estudam todos os métodos e estratégias de marketing específicas de cada meio, mas para aumentar as chances do seu negócio ser bem sucedido é recomendado escolher o seu segmento de atuação, selecionando um filão de mercado.

Nesse caso, a sua empresa de marketing pode ser especializada em marketing digital, de jornal, revista, televisão, rádio, etc.

Se você optar por uma empresa de marketing diversificada, ou seja, sem um segmento específico, é preciso que o empreendimento tenha toda a estrutura necessária para desenvolver as campanhas de marketing em todos os veículos de comunicação e, acima disso, com excelência e maestria.

Perceba, a sua empresa precisará ganhar mercado de agências de marketing especializadas, o que torna mais difícil a tarefa, por isso o ideal é focar em um único segmento. Lembre-se, especializar-se em um único segmento torna mais fácil ser referência.

A agência não necessariamente precisa dispor de estúdios e locações para gravar as campanhas de publicidade, pois é possível alugar estes espaços, saindo mais em conta, pelo menos no início.

Faturamento da Empresa de Marketing

O faturamento da empresa de marketing costuma ser alto, o que se deve à grande procura dos empreendimentos pelos seus serviços, basta oferecer um trabalho de qualidade.

Geralmente, os contratos de uma agência de marketing são de valores expressivos, porém, os custos de manutenção do negócio também são, sendo necessário reservar uma quantia em dinheiro para bancá-los.

O custo mais alto de uma agência de marketing costuma ser com a mão de obra, ou seja, funcionários. Além disso, a contratação de pessoas para realizar as campanhas, dependendo o tipo de campanha a ser realizada, como anúncios em televisão, costuma representar parte significativa do orçamento.

Além disso, também é importante ressaltar que a empresa de marketing costuma ter “altos e baixos”, pois os contratos podem ser temporários e ocorrem com maior frequência em determinadas temporadas do ano, quando as empresas precisam intensificar a sua comunicação com o público como, por exemplo, no Natal.

Por isso, é preciso que a agência de marketing tenha um planejamento financeiro, reservando parte da sua economia para suportar os períodos de escassez de clientes. Para combater esta oscilação, muitas empresas de marketing reduzem os custos em planos anuais ou semestrais, mantendo uma renda fixa mensal.

Qual é o Investimento e o Retorno da Empresa de Marketing

Empresa de Marketing: Dicas, Como Funciona e Como Montar
Conheça o investimento para abrir uma empresa de marketing

A maior parte do investimento inicial de uma empresa de marketing é consumido pela montagem da estrutura, o que compreende a aquisição dos equipamentos, móveis, e do espaço.

O valor total do investimento para abrir uma agência de marketing depende do porte do negócio, quanto maior ele for, consequentemente, mais alto será o valor investido. O ideal é fazer um planejamento financeiro com todas as despesas que serão necessárias para abrir as portas do empreendimento.

Em média, o investimento inicial para abrir esta empresa pode ir de R$ 20.000 reais a R$ 50.000 reais.

O retorno do investimento feito para montar uma empresa de marketing pode acontecer entre um e dois anos de atuação no mercado, pois a concorrência neste setor é grande e é preciso encontrar um diferencial para conquistar o seu espaço e se destacar em relação à concorrência.

Tudo dependerá de conseguir ou não clientes, empresas com um bom fluxo de clientes costumam ter ótimo faturamento. Vale destacar que ter cases de sucesso pode ser um bom incentivo para novos clientes trabalharem com sua empresa.

Os lucros obtidos por uma empresa de marketing variam de acordo com os contratos fechados, sendo de aproximadamente R$ 30.000 reais a R$ 300.000 reais.

Além do investimento em dinheiro, também é preciso que o dono da empresa de marketing invista no seu conhecimento intelectual, o que lhe permite não correr riscos se enfrentar possíveis problemas relacionados a diretos de imagem e assinatura de peças.

Recomenda-se estudar por meio de livros e artigos, além de buscar auxílio com advogados de Direito da Propriedade Intelectual e Trabalhista para contratar os funcionários.

Equipe Para Montar a Empresa de Marketing

Para garantir um leque amplo de contratos e obter lucros altos é necessário que a empresa conte com uma equipe qualificada. Os profissionais da agência devem ser formados em marketing, comunicação, design e de preferência possuírem experiência no setor.

A empresa de marketing precisa de profissionais para realizar o atendimento, criação, desenvolvimento de campanhas, design, redação e mídias digitais.

Também é recomendado que o próprio dono da empresa de marketing faça cursos de capacitação para aprender a gerenciar o seu negócio, o que lhe permite aprender os fundamentos básicos da administração, bem como se firmar no mercado sem gastar de forma excessiva.

Exigências Legais Para a Empresa de Marketing

As exigências legais para abrir uma empresa de marketing são as mesmas solicitadas pra os empreendimentos das demais áreas. Entre as principais exigências estão a abertura de firma, cadastro na associação comercial do município.

Todas estas ações podem ser realizadas por um contador, que levará até você o contrato pronto e atendendo os padrões jurídicos para montar um negócio. Em média, os custos para abrir a empresa de marketing são de R$ 1.500 reais para arcar com as taxas de abertura.

O que acha de montar uma empresa de marketing? Comente!

FIQUE ATUALIZADO!

Receba Sacadas de Negócios Diretamente no Seu E-mail!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here