Empreendedorismo Feminino



Empreendedorismo Feminino

Trabalho de [wpfilebase tag=fileurl id=11 linktext=monografia /] apresentado a Universidade 7 de setembro como pré-requisito para obtenção do título de Bacharel em Administração, na cidade de Fortaleza, no ano de 2010, pela autora Luiza Debora Jucá Damasceno.

Empreendedorismo. Assunto que envolve muitos pesquisadores e que através da analise feita ao trabalho citado a cima, vamos tentar compreender um pouco mais sobre esse processo, assim como o empreendedorismo feminino.




Através de pesquisas realizadas em diversos seguimentos, podemos observar o aumento no índice de mulheres que surgem no mercado empreendedor. Pesquisa realizada pela internacional GEM – Global Entrepreneurship Monitor em 2008 apontava um índice onde as mulheres representavam 46% do total de 14,6milhões de empreendedores, já em 2009, os números ultrapassaram os 53% para as mulheres e 47% para os homens.

Características que proporcionam sucesso ao empreendedor

Conhecimento é a base para o sucesso de seu empreendimento. Com as novas características que o modelo empreendedor está ganhando, empreendedores e empresários de empresas de pequeno e grande porte, passaram a compreender a importância do conhecimento. Uma vez que quanto mais informação sua empresa possui mais competitiva esta será.

Outro fator importante que está determinando o cenário empreendedor é o fato de que as mulheres superam os homens com empreendimentos por oportunidade, o que intensifica o nível de responsabilidade e capacitação.

Geralmente o empreendedor possui características além do seu comportamento, possui atributos pessoais que somados com as características sociais acabam por inovar.




Características do empreendedorismo feminino

Uma das principais características do empreendedor está na capacidade de prever o futuro da empresa assim como para própria vida, sendo esta conhecida como capacidade visionaria.

Outra característica importante é o fato de saberem tomar decisões, sendo essas rápidas e objetivas, além de expressarem segurança quanto às decisões tomadas.

Saber explorar ao máximo as oportunidades que surgem no caminho também é característica forte do empreendedor. Estão sempre atentos, o que auxilia ao identificar a oportunidade na hora exata, aproveitando assim as chances de adquirir conhecimento.

Além das características do empreendedor, possui  o espirito de liderança, o que proporciona facilidade ao formar equipes de sucesso, trazendo dessa forma para perto de si profissionais competentes. Possivelmente serão pessoas adoradas pelos seus colaboradores.


Organização. Essa também esta incluída na lista de características de um empreendedor, como essas pessoas são racionais, se organizam para gerenciar os recursos da melhor forma.

E como já dito, estão sempre em busca do conhecimento, pois sabem da importância que este desempenha diante do crescimento. Desta forma estão buscando conhecimento a todo o momento, desde estudos como também através de experiências anteriores.

Enfim, diversas são as características que um empreendedor possui. Porém, um fator determinante é o empenho e dedicação que as mulheres possuem, desde que sintam prazer naquilo que faz, as mulheres vão além e se dedicam ao máximo no empreendimento.

Após a analise chegamos à conclusão de que o mercado cresceu muito para as mulheres, possibilitando a elas a inserção em diversos seguimentos. Desde que haja força de vontade e seja visualizada a oportunidade, as mulheres estarão sempre se empenhando para ganhar cada vez mais espaço no mercado.

 

[wpfilebase tag=fileurl id=11 linktext=’Seguir trabalho na integra‘ /]




FIQUE ATUALIZADO!

Receba Sacadas de Negócios Diretamente no Seu E-mail!

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here