Empreendedorismo chega às universidades



    Empreendedorismo chega às universidadesAgora empreendedorismo aumenta sua presença nas salas de aula: mais 14 universidades vão dar aulas sobre o assunto, resultado de um convênio entre o Sebrae as instituições de ensino superior. Se em 2010 apenas seis escolas estiveram nesta parceira, a iniciativa encontra um espaço maior devido ao sucesso iniciado naquele ano e agora serão 20 instituições de ensino falando sobre empreendedorismo para os seus alunos. Mais de 16 mil estudantes serão contemplados.

    Entenda mais o que os universitários vão ter

    O empreendedorismo chega às universidades por quatro meios: uma disciplina de empreendedorismo que seja uma constante na grade; o uso de um instrumento virtual com nome BizGame Campus que possibilita aos estudantes aprenderem a saber lidar com situações recorrentes do mundo empresarial; fomento às pesquisas que tenham ligação com empreendedorismo e licenciamento para unidades de ensino usarem o método Sebrae de capacitação empresarial, o Empretec, que é uma metodologia criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) utilizada exclusivamente por ele no Brasil.




    De acordo com o presidente do Sebrae, o objetivo de o empreendedorismo chegar ao ensino superior é fazer com que tais instituições de ensino tenham também papel significativo nos desenvolvimentos regional e nacional de micro e pequenas empresas. Ainda segundo ele, atualmente, é essencial colocar a educação empreendedora em prática, especialmente quando há jovens se formando para ingressar no mercado de trabalho.

    Instituições de ensino escolhem quais tarefas vão realizar

    As instituições de ensino têm total autonomia para decidirem quais daqueles quatro meios vão colocar em prática nas salas de aula, mas se, por exemplo, forem optar por usar o BizGame Campus, que é quando o professor inventa um jogo virtual em que os seus alunos deverão tomar decisões que simulam o dia a dia de um emprendedor, será preciso que tais estudantes tenham recebido aulas sobre o assunto antes de tudo. As aulas de empreendedorismo serão dadas por profissionais do Sebrae.

    Instituições que estão no rol do empreendedorismo

    As instituições de ensino que estão na parceria com o Sebrae estão distribuídas por todas as regiões, exceto a norte. No Sudeste, os estados contemplados são o Rio de Janeiro, com a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ) e Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); São Paulo, com a Escola de Administração de Empresas de São Paulo (FGV) e Universidade de Taubaté (Unitau) e Minas Gerais, com a Fundação Theodomiro Santiago da Universidade Federal de Itajubá (Unifei). No Centro-Oeste, está a Faculdade La Salle de Lucas do Rio Verde, que fica em Mato Grosso. No Sul, a Instituto Superior Tupy da Sociedade Educacional de Santa Catarina (Sociesc) , de Santa Catarina, vai levar aulas de empreendedorismo aos alunos e no Nordeste, estão na parceria com o Sebrae a Faculdade São Camilo, na Bahia; o Centro Universitário Estácio do Ceará e Faculdade Ateneu, ambos no Ceará; a Faculdade Nova Roma, Faculdade Boa Viagem de Recife e Faculdade Marista de Pernambuco, todas em Pernambuco e a Universidade Tiradentes (Unit) em Sergipe.

    As que já tratam do tema desde 2010

    As parcerias com as instituições de ensino superior tiveram início no ano de 2010, quando seis escolas entraram para o rol do ensino ligado ao empreendedorismo: a Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) em São Paulo; a Universidade Católica de Brasília (UCB), a Universidade de Brasília (UnB) e Centro de Ensino Unificado de Brasília (UniCeub), todos no Distrito Federal; a Fundação Dom Cabral (FDC) no estado de Minas e a Faculdade Social da Bahia (FSB), na Bahia.

    Segundo o Sebrae, os resultados desta primeira experiência foram muito bons e por isso as parceiras com as escolas está tomando maiores proporções.




    Título: Empreendedorismo ganha espaço nas universidades

    Veículo: Agência Sebrae de Notícias

    Autor: Mariana Ramos

    Data: 03/03/2013




    FIQUE ATUALIZADO!

    Receba Sacadas de Negócios Diretamente no Seu E-mail!

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here