Dia Do Funcionário Público: Fique Por Dentro Desta Data



Dia Do Funcionário Público: Fique Por Dentro Desta DataSabe qual é o dia do funcionário público? Veja aqui, e aproveite para aprender como se tornar um funcionário público.

Você ou alguém do seu circulo de amigos ou conhecidos já pensou em se tornar uma funcionário público? Essa é uma vontade que muitos brasileiros possuem, afinal de contas, trabalhar em uma repartição pública traz inúmeras vantagens como a estabilidade, uma vez que as pessoas concursadas não podem ser demitidas, salvo por processo administrativo (e não são todos os cargos), além de contarem com um salário razoável e trabalharem apenas de segunda a sexta-feira.




Para se tornar um funcionário público, é necessário trabalhar em uma organização do governo, sendo possível conquistar uma vaga nos setores municipais, estaduais e federais. Devido ao fato de muitas pessoas almejarem um cargo público e da competitividade que isso gera, entrar nesta área pode ser bastante difícil dependendo da sua profissão.

Além de não trabalhar no final de semana, nos feriados, ter direito às férias, os funcionários públicos também possuem um dia exclusivo para eles, que é considerado feriado. Para você, que deseja trabalhar em um órgão do governo, não pode ficar sem saber o seu dia exclusivo, concorda? Por isso, reunimos aqui mais informações sobre o dia do funcionário público. Confira!

Qual o Dia Do Funcionário Público?

Se você é um funcionário público, o seu dia deve ser comemorado em 28 de outubro. Porém, é importante ressaltar que este é considerado um feriado facultativo, ou seja, são os estados e cidades que escolhem se irão fechar as repartições públicas ou não. Por isso, para saber se você poderá aproveitar este dia para descansar é necessário consultar o site oficial da prefeitura/governo e checar o calendário de feriados.

Origem Do Dia Do Funcionário Público

Atualmente, estima-se que o Brasil conta com aproximadamente 2.039.499 funcionários públicos. Você faz ou pretende fazer parte deste grupo e sabe qual é a origem do dia do funcionário público? Pois bem, tudo começou em 1808, quando a Família Real Portuguesa chegou ao Brasil, o que culminou no primeiro setor público do Estado, uma vez que os parentes e agregados do Rei passaram a ocupar os cargos administrativos.

Sendo assim, podemos afirmar que o país conta o funcionalismo público há mais de 200 anos, possuindo cargos em diversas áreas. Vale lembrar, que o setor público sempre foi mantido no Brasil, desde a transição do império para a república, no regime militar e na atualidade na democracia, que inclusive ampliou o número de vagas de empregos públicos.




Como Ser Um Funcionário Público?

Se você ainda não ingressou no setor público, saiba que garantir a sua vaga, definitivamente, não é algo fácil, pois há muita concorrência. Porém, também não se trata de uma tarefa impossível, basta se qualificar para o cargo desejado e estudar muito. Veja abaixo como se tornar um funcionário público.

1 – Se Qualifique

Em primeiro lugar, é necessário dizer que há cargos públicos que não necessitam de formação escolar superior como, por exemplo, o setor de limpeza, de motoristas, entre outros, possibilitando que qualquer pessoa possa ser um funcionário público, desde que, preencha os requisitos, muitas vezes o ensino médio completo.

Mas, mesmo que você queira se inscrever para uma vaga que não exija graduação, o ideal é manter-se qualificado, procurando conhecer todas as questões que envolvem as atividades realizadas.

Agora, caso você esteja buscando um cargo público em uma área que necessita de curso superior como de educação, justiça e saúde (normalmente), é recomendado se qualificar ainda mais para enfrentar a sua concorrência, pois quanto mais conhecimento obtiver, maiores serão as suas chances de se sobressair entre os demais. Portanto, faça cursos relacionados à sua profissão.

Cabe frisar que, caso você preste concurso para profissões que exijam graduação, é obrigatório o diploma. Aí vem uma questão realmente importante, que todos os dias pessoas vão a advogados para perguntar.


“Eu vou me formar X dia, posso assumir?”

Bom, o primeiro ponto a sempre se analisar é o EDITAL, o que consta nele? É preciso estar graduado no momento da inscrição ou não?

Caso não seja no momento da inscrição (o que normalmente não é mesmo), significa que você precisa estar graduado no ato de “assumir”, ou seja, existirá um momento, após a aprovação, que você será chamado, terá de assinar um “caderninho/livro”, para assim tomar posse do cargo público, neste momento terá de apresentar os documentos e, consequentemente, o seu diploma de graduação.

2 – Fique Atento Aos Concursos Públicos

Aquele seu colega de empresa se tornou um funcionário público e está tendo uma vida bem mais confortável, enquanto você nem sabia que aconteceria um concurso público na sua cidade? Esta situação é bastante comum, por isso, para não ser uma destas pessoas “perdidas”, é preciso ficar atento aos concursos públicos que estão por vir.

É sempre indicado monitorar os concursos públicos municipais e outros em geral, para isto, basta acessar o site da prefeitura ou sites de concursos, ficando de olho nos editais lançados recentemente. O mesmo procedimento pode ser adotado para acompanhar os concursos estaduais e federais. É possível morar em uma cidade e ser servidor público em outra? Depende.

Existem concursos (exceções) que não exigem que o funcionário público resida no local em que irá trabalhar, porém, friso, são as exceções. A maior parte exige que o servidor more no local em que prestará serviços. Claro, caso você passe em um concurso em uma cidade vizinha, não terá problema se deslocar todos os dias, porém, caso seja mais longe, infelizmente terá de se mudar.

3 – Inscreva-se Nos Concursos Públicos

Bom, de nada adianta ficar atento em todos os concursos públicos que estão abertos se você não se inscrever, não é mesmo? A primeira coisa a fazer é tentar. Portanto, inscreva-se no maior número possível de concursos públicos. Porém, antes de começar a fazer a sua inscrição, é preciso verificar se estão sendo oferecidas vagas para a sua área de atuação profissional, para isso basta acessar o edital que foi divulgado pelo órgão público.




Mas afinal, porque se inscrever em vários concursos? Já deve ter ouvido esse conselho de outras pessoas. Acontece que as aprovações em concursos públicos exigem muito conhecimento e “sangue frio” para fazer a prova, além de a pessoa estar acostumada com provas de concursos. Três pontos que podem ser desenvolvidos na prática.

Por isso, lembre-se dessa passagem: “concurso é sorte e persistência, não faça um concurso para passar, mas faça concurso ATÉ passar”. Acredite, funciona!

Você achou uma vaga que é do seu interesse? Pois bem, então, é necessário selecioná-la e posteriormente efetuar a sua inscrição, fornecendo todos os seus dados pessoais como, por exemplo, nome, CPF, endereço e contatos. Feito isso, tem-se que imprimir o boleto e pagar a taxa, guarde-o, porque servirá como documento para ser apresentado no dia da prova. Lembre-se que só é possível participar de um concurso público a partir dos 18 anos de idade.

4- Estude Muito Para Ser Aprovado

Ok, você se inscreveu para o concurso público, mas e agora? Depois de efetivar a sua inscrição, vem a parte mais trabalhosa, que é justamente se preparar para ser aprovado. Para conseguir esta façanha, não tem outra solução, é só estudar muito. Neste caso, você pode começar estudando por conta própria, buscando se informar e se atualizar sobre a profissão que será exercida, conteúdos cobrados e questões/assuntos que costumam cair com maior frequência.

Quem se inscreveu para vagas mais concorridas como, por exemplo, no setor de saúde ou judiciário, deve realizar um estudo mais focado, podendo fazer cursinhos voltados exclusivamente para a aprovação em concursos públicos na sua profissão. Uma boa dica para incrementar os seus estudos é relembrar os exames aplicados em concursos anteriores. Dessa maneira, pode-se ter uma noção dos conteúdos e a forma que eles são cobrados, o que, com certeza, irá te deixar mais bem preparado.

5- Consulte a Relação De Aprovados No Concurso Público

Um erro muito comum entre as pessoas é prestar o exame de concurso público e esquecer-se de conferir os resultados. Em se tratando da sua vida profissional, não dá para ser tão esquecido assim, concorda? Portanto, aguarde o prazo de divulgação do resultado e entre no mesmo portal em que foi feita a inscrição para conferir a relação de aprovados no concurso público.

Supondo que você seja aprovado, não se empolgue demais, porque ainda existem os recursos e, mesmo depois disso, não significa que será chamado imediatamente, a não ser que tenha ficado nas primeiras colocações, o ideal é continuar consultando a relação de aprovados para acompanhar as novidades e analisar se estão surgindo oportunidades de ser convocado.

6- Faça o Maior Número Possível De Concursos Públicos

Você fez um concurso, não foi aprovado e já desistiu? Essa, definitivamente, não deve ser a atitude de uma pessoa que quer ser um funcionário público. Muitas das pessoas que estão ocupando os cargos públicos não foram aprovados de primeira, mas alcançaram os seus objetivos porque tentaram novamente.

Para ter uma noção da concorrência, a “média” de concursos públicos tem, por exemplo, 100 mil inscritos para 800 vagas, é realmente difícil.

Sendo assim, faça o maior número possível de concursos públicos, assim irá aumentar as suas chances de conquistar a tão sonhada vaga no setor público, mas claro, ESTUDE. Tente estipular como meta tirar uma nota maior no próximo exame, seja rigoroso e disciplinado com os estudos.  Dessa forma, mais cedo ou mais tarde você será aprovado.

Apenas para lembrar que o dia do funcionário público municipal é o mesmo, já que estamos falando do dia do funcionário público 2014 geral.

Pronto Para Ser Um Funcionário Público e Ter Seu Dia Do Funcionário Público? 




FIQUE ATUALIZADO!

Receba Sacadas de Negócios Diretamente no Seu E-mail!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here