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Encontrar um bom curso de seo é fundamental para iniciar as atividades de otimização de sites, seja próprio ou de terceiros.

Com a vasta quantidade de “lançamentos” de novos cursos de seo ficou difícil decidir pelas melhores opções. São dezenas de “gurus” que prometem conhecimento avançado e que, ao mesmo, deixam a desejar.




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Conheça as opções de cursos SEO e o que esperar

Então surge a grande pergunta: como escolher um curso de seo? O que é preciso ter no conteúdo programático? Quais são as opções disponíveis? Acompanhe:

O que deve ter em um curso de SEO

Se você está pensando em fazer um curso SEO a sua dúvida deve ser: o que deve conter em um curso de seo de qualidade? Quão completo ele pode ser? Como descobrir se é de qualidade mesmo sem ter cursado?

A resposta está no conteúdo programático, tempo de curso e, se possível, nas aulas “experimentais”.  Colher informações de terceiros para ver a qualificação do curso também pode ser uma boa ideia.

Então, vamos pensar em um “conteúdo programático” de SEO com tudo que você precisa:

SEO ONPAGE:




No SEO onpage, ou seja, otimização das páginas internas, como é o caso das linkagens, escolha de palavra chave, descrição da meta, utilização de atributo alt em imagens, title e etc.

Conteúdo mínimo que, segundo o nosso ponto de vista, é fundamental para ter um bom desempenho do site no seo onpage:

  • Otimização de URLs amigáveis;
  • Escolha de palavras chaves (tags);
  • Otimização de heading (títulos – h1, h2, h3 e h4);
  • Carregamento de página (torna-la mais rápida);
  • Textos âncoras de linkagem;
  • Nuvem semântica (fator que tem ganhado cada vez mais relevância nos motores de busca);
  • Estrutura de conteúdo;
  • Estrutura do site;
  • Experiência do usuário;
  • Arquitetura de informações;

Esses são os fatores “básicos” que devem conter em um curso de SEO no tocante a SEO onpage. Claro, existindo outros pontos no conteúdo programático, melhor, contudo, tome cuidado se for escolher um curso que não possua no mínimo estes tópicos.

SEO OFFPAGE:

Nesta “categoria” você irá avaliar fatores externos que repercutem no seu site diretamente, como é o caso da autoridade criada através de link bulding (links externos que apontam para o seu site), redirecionamentos, textos âncoras e etc.


Normalmente, cursos de baixa qualidade apenas trazem o SEO OFFPAGE como links externos para o seu site. De fato, é um fator importante, mas não é o único ponto a ser trabalhado.

Alguns pontos importantes:

  • HTML 5;
  • Erro 404;
  • Link bulding;
  • Redirecionamento permanente 301;
  • Links ruins;
  • Bloqueios de links;
  • Envio de sitemap;
  • Utilização de ferramentas como console search, keywordtools, web máster tools e etc;

SEO para e-commerce:

Otimizar um e-commerce x blog é bem diferente. Blogs trabalham principalmente conteúdo, o foco está em conseguir fazer uma redistribuição do juice (autoridade das páginas) e ao mesmo tempo, um excelente SEO onpage, conseguindo captar leads para trabalhar com e-mail marketing e etc.

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É importante ter um módulo do curso SEO aplicado ao e-commerce

Já um e-commerce, a estrutura das informações é o diferencial, como é o caso da distribuição setores > categorias > produtos.

Manter um e-commerce organizado, descrição de produtos correta e um trabalho onpage será o responsável direto pelo sucesso.

Claro, fazer marketing de conteúdo também será importante, já que aumentará a relevância/autoridade do e-commerce e ainda conseguirá aumentar as visitas qualificadas para o seu site.




Então, prefira por cursos que tenha uma categoria de SEO para e-commerce.

Conhecimento prático: O que esperar do curso SEO

Você deve ser capaz de conseguir aplicar todo o conteúdo obtido de forma prática e, embora possa parecer simples, não é!

É comum encontrar cursos SEO teóricos e sem aplicações práticas com assessoria. Nestes casos, por melhor que seja o conteúdo programático, provavelmente você sentirá dificuldades posteriormente. Então, o que fazer?

O curso deve, no mínimo, oferecer a análise de casos práticos  e, de preferência, a construção do SEO de um site pelos alunos.

Neste ponto, destaco o curso avançado de SEO da Agência Mestre presencial. Embora tenha um valor considerado alto por iniciantes e aqueles que buscam cursos SEO EAD, oferece a análise de 10 casos práticos e posteriormente, a construção de 10 sites pelos alunos.

Fica o link de acesso para quem tiver interesse: Agência Mestre – Curso SEO (http://www.agenciamestre.com/curso-seo-avancado/)

No final de um curso SEO, espera-se que o aluno esteja apto a desenvolver a estratégia para cada site, focando em captar um bom tráfego e ao mesmo tempo obter taxa de conversão satisfativa.

Vale ressaltar que tem de ter todas as ferramentas e conhecimento para ranquear uma determinada palavra chave, por mais difícil que ela seja. Fazendo um trabalho correto de seo onpage e offpage para obter o resultado almejado.

Cursos SEO disponíveis

Relacionamos alguns cursos que, a partir da credibilidade, conteúdo programático e opiniões, aparentam ser boas opções, confira:

Curso SEO – Academia do Marketing

O curso é online, traz 60 dias de acesso liberado e carga horária estimada de 30 horas. Aborda pontos como fatores de indexação, arquitetura do site, palavras chaves, otimização onpage, otimização offpage, conteúdo como forma de ranqueamento, otimização de vídeos, SEO para buscas locais e regionais, monitoramento, sitemap, entre outros pontos importantes.

O acesso pode ser pelo site Academia do Marketing.

Agência Mestre – Curso SEO

Ministrado de forma presencial e talvez um dos cursos disponíveis com maior foco em prática dos alunos. O curso de SEO da Agência Mestre é um dos mais famosos e aparenta ser de boa qualidade.

Veja mais no site da Agência Mestre.

Treina Web

Embora tenha poucas referências sobre o curso, o conteúdo programático aparenta ser de ótima qualidade, trazendo aos alunos todos os aspectos necessários para desenvolver uma boa estratégia de SEO.

Veja mais no link do curso Treina Web.

Curso SEO online x presencial: Qual escolher?

É comum ter dúvidas quanto a fazer um curso online com todas as comodidades ou focar em um curso presencial, normalmente mais trabalhoso. Então, no seu caso, qual é a melhor opção?

Tanto o curso online quanto presencial pode ser bom, inclusive, abordar o mesmo conteúdo e trazer conhecimento semelhante. O que acontece é que, no curso presencial, você provavelmente estará mais focado e irá concluir todo o curso, sem “pular” partes. Já quando se trata de curso online, você tem um período de acesso maior e, ao mesmo tempo, pode passar determinadas aulas que julgar “pouco importante”.

Caso você seja uma pessoa didática, organizada e realmente assista aula por aula, o curso online pode ser a melhor opção, até porque ficará disponível para você assistir novamente a aula, o que torna mais fácil gravar, aplicar e ter bons resultados.

Já se você tem a possibilidade de fazer o curso presencial sem se deslocar longas distâncias, o aproveitamento tende a ser maior, principalmente por poder tirar as dúvidas na hora e ter uma dinâmica de interatividade maior.

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