Controle de gestão nas unidades de saúde



Controle de gestão nas unidades de saúdeAs unidades de saúde precisam gerir as suas atividades num ambiente em que se deve cumprir metas e objetivos em uma situação de restrições orçamentárias e diante das despesas pontuais e necessárias que envolvem hospitais públicos e particulares e é por isso que deve haver um controle de gestão nas unidades de saúde.

O atual contexto das unidades de saúde preveem que para as unidades encontrarem um ambiente de maior solidez e desenvolvimento é necessário que haja mecanismos efetivos de gestão num processo de gerencialismo.




O ambiente de gestão de saúde encontra como desafios o desenvolvimento de uma gestão mais profissional e atual e que acompanha as necessidades das organizações de saúde.

Neste aspecto, o grande desafio das empresas de saúde é a adoção de instrumentos de gestão,instrumentos que meçam os resultados e capazes de gerir os recursos das organizações.

No ambiente hospitalar, as organizações tem diversos custos e despesas e investimentos pontuais com atualização de tecnologias para tratamentos e outros investimentos também necessários ,nessa situação os departamentos de gestão encontram desafios como a existência de orçamento para decisões administrativas e estratégicas.

Se adotadas essas providências para a gestão dos setores de saúde com certeza encontrarão os resultados de eficiência e para resposta dos desafios constantes no ambiente hospitalar muitas empresas estão fazendo uso de métodos,metodologias e técnicas de gestão.

Um desses métodos é o Balanced Scorecard (BSC),o BSC é uma metodologia de gestão que busca alinhar perspectivas financeiras e não –financeiras das empresas,do ponto de vista dos setores financeiros ,operacionais,recursos humanos e estratégicos.




O BSC evita que a organização esteja fragmentada e proporciona a integração dos departamentos nos mesmos objetivos sob perspectivas diversas.

Uma das maiores missões do BSC é alinhar a organização como um todo ás estratégias da empresa.

O BSC tem a função de implantar nas empresas uma visão holística como ferramenta de controle da excelência e desempenho.

Como o BSC se torna estratégico no controle de gestão nas unidades de saúde

O BSC tem como função esclarecer e traduzir a estratégia para toda a organização,de forma geral o BSC tem as funções:comunicação e relacionamento dos objetivos estratégicos com as medidas adotadas e dentro do ciclo de BSC ainda estão as medidas de planejar e definir  as metas alinhando-as com as estratégias e ainda o incentivo ao retorno de informação e da aprendizagem.

O BSC inicialmente foi utilizado apenas para avaliação do desempenho organizacional baseados num conjunto de indicadores chaves, e depois evolui como sendo um instrumento de controle de gestão estratégica.


Ao implantar a metodologia BSC os empresários devem estabelecer tornando clara e compreensível a missão, visão e objetivos da organização.

Os funcionários devem ter bem claro qual o caminho trilhar e onde se deve chegar.

A proposta do BSC é que os indicadores de gestão devem alinhar objetivos financeiros e não financeiros ,objetivos de longo e de curto prazo considerando o ambiente interno e externo.

Perspectivas do Balanced Scorecard

Para que a metologia BSC tenha resultados práticos e tangíveis a gestão deve se desenvolver sob a perspectiva financeira, perspectiva dos clientes, perspectivas de processos e ainda perspectivas de aprendizagem e crescimento.

Para cada perspectiva as empresas devem estabelecer qual a dimensão de objetivos, indicadores, metas e iniciativas.

Perspectiva dos agentes (stakeholders) – essa perspectiva busca solucionar conflitos entre o nível de satisfação dos  stakeholders e o que a empresa oferece para os stakeholders que é o grupo de interesse no sucesso da empresa,que são os clientes, acionistas, sócios, comunidade e outros.

Neste aspecto, os indicadores que a empresa poderá fazer uso são os indicadores que medem a participação de mercado da empresa e da gestão de relacionamento com os clientes.




Perspectiva financeira – essa perspectiva deve ser encarada não só pela teoria,sendo que a empresa deve organizar indicadores que sejam capazes de medir o quanto a receita cresce em relação aos custos.

A implantação do BSc é um bom momento para a empresa avaliar  como  empresa é vista pelos acionistas se a empresa for de capital aberto, se não se este é o momento de abrir o capital.

Perspectiva dos processos internos – qual o grau de excelência dos serviços prestados pela unidade de saúde,como a empresa pode implantar um programa de melhoria de processos que seja capaz de reduzir desperdícios,melhorar o atendimento e ainda se tornar uma referência em saúde.

O BSC é uma metodologia largamente difundida em unidades de saúide,pois para prestar um serviço de qualidade para o consumidor final que é paciente,se faz necessário que as organizações estejam organizadas para o sucesso e isso só acontece quando os departamentos e perscpectivas encontrem sinergia e alinhamento estratégico.

Perspectiva do aprendizado e crescimento – para alcançarmos nosso objetivo quanto estamos investindo na capacitação ,formação e motivação dos funcionários e como essa características se espelhará nas outras perspectivas de gestão.

Lembrando que o BSC é um ciclo de gestão em que as perpectivas são integradas ,isso reflete como as organizações precisam encontrar sinergia entre os departamentos para resolver seus problemas e como os setores que enfretam dificuldade acabam influenciando os outros departamentos.

Gestão de serviços nas unidades de saúde

A produção em unidades de saúde se caracteriza por ser uma produção voltada á prestação de serviços e nesse aspecto os serviços prestados são estreitamente fundamentados em relacionamentos interpessoais e diretamente relacionados ao bem –estar de pessoas,de forma empresarial isso significa que os consumidores dos serviços de saúde são participantes e cooperadores dos serviços prestados ,para a empresa isso significa que deve existir maior sensibilidade, intensidade, eficiência e eficácia em um serviço que possui tanta peculiaridade como o serviço de serviço.

Os serviços de saúde além de estarem centrados nos atos e procedimentos, técnicas e rotinas deve também  se centrar nos pacientes como indivíduos singulares que precisam restaurar sua condição física e psicológica e passar a ter uma vida melhor.

Para que os serviços prestados e toda a gestão das organizações de saúde encontre sucesso é necessário que se foque no consumidor final que é o paciente.

Valores no controle de gestão nas unidades de saúde

O Acolhimento – o acolhimento é o primeiro procedimento no serviço de saúde,esse procedimento é mais do que uma atividade ,é um critério operacional com algumas regras.

Regras do Acolhimento:

  • Atender de forma positiva todos que procurarem os serviços de saúde,deixando os assuntos burocráticos para outras instâncias,

  • Escutar com atenção os que procurarem os serviços da unidade de saúde,

  • Praticar o acolhimento de forma geral,organizada e como política de humanização.

A necessidade de existir  o acolhimento nas unidades de saúde faz com que as unidades de saúde se organizem a fim de que haja rearranjo e melhoria  nos processos , conscientização das equipes e uma maior integração e comprometimento sobre os objetivos dos serviços de saúde e objetivos organizacionais.

Gestão por valores

As unidades de saúde devem se pautar em valores que orientarão as diretrizes de controle de gestão nas suas unidades de saúde.

A direção gerida por valores deve se estruturar em valores estratégicos que são as dimensões: missão,visão e objetivos da organização.

Os valores econômicos são aqueles que dizem respeito à rentabilidade e lucratividade,sendo que os valores sociais são aqueles que dizem respeito a cura,o tratamento,a geração de empregos e outros.

Os valores aplicados ao ambiente operacional são aqueles que encontram meios táticos e devem se pautar em princípios de qualidade, produtividade, criatividade, eficiência e flexibilidade no controle de gestão nas unidades de saúde.




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