Consultoria Em Marketing: O que faz um consultor?

Consultoria Em MarketingA consultoria em marketing é um serviço muito solicitado por empresas de todos os setores, desde alimentação até manutenção de equipamentos.

Você é especialista em marketing? Já pensou em oferecer os seus conhecimentos para ajudar os empreendimentos do mercado a alavancar os seus rendimentos financeiros?

Ser um consultor de marketing é uma boa oportunidade profissional devido à grande demanda existente por esta atividade.

Para trabalhar com a consultoria em marketing é preciso entender como funciona este trabalho, como montar uma boa cartela de serviços e como oferecê-los para o seu público-alvo, visto que, apesar de haver muita demanda, também há bastante concorrência, sendo necessário buscar diferenciais de mercado. Acompanhe abaixo mais informações sobre consultoria em marketing:

O Que é Consultoria em Marketing

A consultoria em marketing se caracteriza por ser um serviço oferecido por profissionais formados e especializados em marketing para empresas que desejam aumentar a sua visibilidade no mercado, atrair novos clientes, fidelizar os consumidores atuais, vender mais e aumentar os seus lucros/faturamento.

Basicamente, pode-se dizer que a consultoria em marketing desempenha o papel de divulgar a marca de uma empresa e os seus respectivos serviços ou produtos, tendo como objetivo estabelecer uma relação e comunicação direta com o público-alvo.

O consultor de marketing pode trabalhar com todos os tipos de marketing como, por exemplo, direto e indireto, além de usar diversas ferramentas que vão desde as plataformas digitais até os meios tradicionais de comunicação.

O Que Faz o Consultor de Marketing

O consultor de marketing geralmente é contratado quando a empresa está iniciando as suas atividades no mercado ou não dispõe de uma equipe interna de comunicação, tendo como missão desenvolver e fortalecer a relação da marca com os seus clientes. Veja o que faz o consultor de marketing:

1- Conhece a Empresa

Ao ser contratado, a primeira missão do consultor de marketing é conhecer todos os setores da empresa e como funcionam.

Esta etapa é de fundamental importância para que o profissional descubra se existem questões nestes processos que possam influenciar negativamente ou positivamente os planos de marketing da empresa. Afinal, não basta se comunicar bem se o serviço ou produto oferecido não é de boa qualidade.

Nesta etapa, além de conhecer o funcionamento interno e externo da empresa, fara um estudo da persona, ou também conhecida como público-alvo. Assim, poderá desenvolver as melhores formas de atingir o seu público consumidor e os canais com maior poder de influência.

2- Identifica os Problemas na Comunicação da Empresa

O segundo passo da consultoria em marketing é fazer a identificação dos problemas de comunicação da empresa como, por exemplo, não estar presente nas redes sociais ou não usar uma linguagem adaptada ao seu público-alvo.

A partir daí, deve trabalhar para acertar os pontos falhos no marketing da empresa e encontrar soluções para mudar esta situação.

Estas ações corretivas podem ser em diversas áreas do marketing, como é o caso das promoções, preço, distribuição, campanhas, programas de fidelização e até mesmo o atendimento ao cliente.

3- Cria Um Plano de Marketing Para a Empresa

Consultoria Em Marketing: O que faz um consultor?
O consultor de marketing irá desenvolver um plano de marketing e ação

Após identificar os erros da empresa, a consultoria de marketing se encarrega de criar um plano de marketing para a contratante, desenvolvendo campanhas de comunicação para promover a divulgação da marca e dos seus respectivos produtos ou serviços, além de escolher os melhores meios de comunicação para se aproximar do público-alvo e estabelecer a comunicação.

O plano de marketing elaborado deve conter também um cronograma das atividades que serão realizadas, inclusive, informando o responsável por cada execução.

4- Controle da Campanha de Marketing

Feita a criação do plano de marketing, o consultor de marketing tem como função controlar o desenvolvimento e aplicação das campanhas de comunicação, visando garantir que todas as ações sejam aplicadas de acordo com o planejado, além de contornar possíveis ruídos e erros.

Por fim, o consultor também analisa os resultados alcançados em cada campanha, identificando o que deu certo ou errado para aprimorar as próximas ações.

Estes resultados podem ser analisados tanto por pesquisas de números como vendas, novos clientes, faturamento, métricas (online) quanto por questionários aos clientes e funcionários.

O Que Oferecer na Consultoria de Marketing

Para se destacar no mercado, o consultor de marketing deve oferecer um serviço completo para atrair a preferência das empresas que precisam melhorar a sua comunicação. Descubra abaixo o que oferecer na consultoria de marketing para conquistar os clientes:

1- Identificação do Público-alvo

Muitas empresas entram no mercado despreparadas ou mudam as suas atividades ao longo do tempo, o que faz com que haja dificuldade para identificar quem é o público consumidor.

Por isso, a consultoria de marketing deve oferecer a identificação do público-alvo da empresa, além da análise dos produtos e serviços, tendo como objetivo identificar eventuais ameaças e oportunidades do mercado para alavancar a marca.

Esta analise deve ser realizada não apenas nos produtos da empresa, mas também dos concorrentes. A avaliação da concorrência é um dos pontos chaves para ter sucesso nas campanhas de marketing.

2- Estabelecimento de Metas

A consultoria de marketing deve estabelecer metas para as empresas contratantes, pois muitas delas têm dificuldade para determinar metas que estejam de acordo com a sua realidade, o que interfere negativamente nos resultados alcançados ao se comunicar com os clientes.

O consultor de marketing está preparado para determinar metas que realmente possam ser atendidas com as campanhas de marketing, ajudando a empresa a aplicar ações mais funcionais.

Alguns dos objetivos estipulados durante a consultoria podem ser aumentar a popularidade da marca nas plataformas virtuais e o número de vendas nos próximos meses.

Vale frisar que, hoje, muitas empresas estão exigindo metas dos consultores de marketing e atribuindo “bônus” ou parte do pagamento ao atingir os números.

Ou seja, oferecer uma meta e receber parte do valor apenas se atingi-la, pode ser a opção perfeita para convencer um cliente.

4- Posicionar a Empresa no Mercado

Uma das principais funções da consultoria de marketing é desenvolver campanhas que posicionem a empresa contratante no mercado.

Um erro muito comum entre as empresas de pequeno porte é não saber se posicionar, desperdiçando a oportunidade de atrair uma fatia específica de clientes e de fidelizá-los.

A consultoria de marketing pode ajudar a posicionar a empresa no mercado através da determinação de preços e distribuições condizentes com as características do público-alvo.

5- Criar Um Conceito Para a Empresa

Toda e qualquer empresa carece de um conceito para trabalhar no mercado, logo, este serviço deve ser obrigatoriamente oferecido pela consultoria em marketing.

O conceito da marca deve ser definido de acordo com as características do seu público consumidor como, por exemplo, vender produtos modernos para clientes jovens da classe econômica média.

Após a definição do conceito, a consultoria de marketing cria campanhas em diferentes meios de comunicação para implementá-lo no mercado e persuadir o público.

Pensando em trabalhar com consultoria em marketing? Espero que este conteúdo tenha ajudado!

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